Relatório de Atividades

_Catarse7

Incrível como os últimos dois meses se arrastaram e voaram ao mesmo tempo por aqui. Acredito que muitos colegas estejam bastante sedentos por novidades, portanto vamos direto ao nosso relatório de atividades. Qualquer dúvida, é só mandar para pxborges@gmail.com.

Estrutura Editorial: Um dos grandes problemas de alguns livros de RPG está na parte de distribuição das informações, onde regras sobre determinados assuntos ficam espalhados em diferentes partes, obrigando o leitor a ficar pra cá e para lá até encontrar o que está procurando. Para evitar esse problema, dividi o nosso livro em três capítulos: Narrativa, Personagens e Desafios. Regras de XP? Você encontra no segundo capítulo tudo o que precisa saber. Informações sobre a Ficha de Crônica? Só no primeiro capítulo. Regras de Combate? Terceiro capítulo. Como no Crônicas de Avalon, ao final de cada capítulo apresentaremos um resumo do que é mais importante para facilitar ainda mais a leitura.

Desenvolvimento de Textos e Regras: Meu trabalho está separado em três partes: 1) Desenvolvimento de textos novos, 2) Criação de Virtudes, Fraquezas, Poderes e Fichas que precisam de atenção às regras, e 3) Finalização das regras no capítulo Desafios. A essa altura posso dizer que não tenho regras novas a escrever, apenas revisões cuidadosas por todas as que já desenvolvi. Ao longo das próximas semanas quero discutir algumas delas com vocês.

Crônicas no Livro: No final do ano passado quase fechamos as crônicas que vão entrar no livro: A Canção de Avalon, A Desolação de Fafnir, A Peste, Assassinato em Saint-Michel e mais uma que ainda vamos votar. Cada uma delas terá cerca de três a seis páginas no livro básico, e depois serão expandidas como fizemos com O Estandarte do Corvo.

Ilustrações: Já temos mais de 30 ilustrações maiores do Caio Monteiro (Ocupações e Desafios), 6 imagens maiores (de Personagens) e 18 menores (de Atributos) da Giselle Almeida, e 42 imagens menores (de Posições Sociais, Desafios e Figurantes) da Camilla Guedes. Essas imagens menores são no estilo vitral que permeará todo o livro.

Fichas de Personagem e Crônica: O Andreas está perto de finalizar comigo as fichas essenciais do livro. Como esse é um dos pilares mais importantes do RPG, pretendo revisá-la até que fique exatamente como gostaria, mas acredito que em breve já vamos poder mostrar.

Fotos dos Apoiadores: Muitos apoiadores ainda não enviaram suas fotos para o meu e-mail (lá em cima). Peço que mandem logo para que possamos fazer o quanto antes a conversão em imagem via Toon Paint, lembrando que elas terão entre 2×2,5 a 3x4cm. Já fechamos as imagens de 22 apoiadores: Alessandra L. Teixeira, Artur Stinghen, Bruno Leal, Bruno Souza, Daniel Braga, Davis Pereira, Emanuel Turra, Ereikson Mendes, Fabio Cereto, GAbriela Teixeira, Jefferson Neves, Kleber Andrade, Lisandro Gaertner, Lucas Sanches, Marcelo Del Debbio, Marcelo Saraiva, Marcio de Pinho Botelho, Rônei Solano, Rubens Padoveze e Victor Xamã.

Opções de Caixa: Conversamos com o Rogério e decidimos criar duas opções de caixa para o Crônicas: uma para ficar em casa, mais parecida com a utilizada no Vikings: The CardGame, e outra para se carregar na mochila e evitar que o livro fique destruído com o tempo. Em breve vamos mandar imagens dos protótipos das duas versões aos apoiadores que escolheram essa contribuição.

Proteção para os Pôsteres: Muita gente estava preocupada com a forma com que enviaríamos os pôsteres, pois não os queriam dobrados. Pois bem, recebi pelo Catarse do Lost Kids uma solução genial para o preço abusivo dos tubos utilizados nos correios: um conduit de eletricidade (daqueles amarelinhos) que protege os pôsteres e tem um custo bastante acessível. Ainda queremos encontrar soluções mais bonitas, mas já podemos resolver o problema para quem quer colocar as ilustrações na parede.

Ilustrações de Personagens de 15 Produtores Executivos: Em breve vou entrar em contato com os 15 que terão seus personagens ilustrados no livro. Estou pedindo para que mandem as descrições físicas deles para vermos como eles entrariam no livro.

Site: Aos poucos estou convertendo o nosso site de ‘projeto de financiamento coletivo’ para ‘fonte de conteúdos para o jogo’, portanto pode ficar um pouco bagunçado por aqui. Acho mais interessante mantê-lo aberto assim, em desenvolvimento, do que colocar aquela imagenzinha de ‘Homens em Obra’.

Contato pelo Facebook e pelo e-mail do Catarse: Pelos próximos meses nosso contato será diferente do que o do ano passado. Pretendo mostrar trechos do desenvolvimento das regras e pedir algumas dicas, que vocês poderão me mandar via E-mail ou Facebook. Acho que todos já sabem como me encontrar.

Ainda tenho muito mais para escrever, mas acho que esse já é um bom começo. Mando mais notícias em breve.

Grande abraço,

Pedro Borges

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *