Fechando a Criação de Personagens

_Figurantes

Figurantes, poderes, virtudes, fraquezas… Vários pontos muito importantes do sistema estão sendo fechados agora. Quer dar uma olhada? Nessas últimas semanas nós investimos pesado para fechar essas regras. Trabalheira Séria.

Figurantes: Com a regra de criação de personagens definida, o próximo passo foi desenvolver as 75 fichas de personagens menores, três para cada uma das 25 ocupações do livro. Como já havia feito no segundo livro do Crônicas de Avalon, acredito ser essencial o narrador ter um bom elenco de apoio com fichas à sua disposição. A Camilla Guedes já está finalizando a série de ilustrações dos Figurantes (olha aí em cima), que vão aparecer intercaladas com as imagens das ocupações do Caio Monteiro.

Ocupações: Figurantes com Ficha no Livro
. Aprendiz: Ajudante Prestativo, Escudeiro Fiel e Estudante Aplicado
. Assassino: Apunhalador Oportunista, Infiltrador Acrobático e Envenenadora Infiltrada
. Bardo: Arauto Inspirador, Menestrel Carismático e Sacerdote Bardo.
. Caçador: Arqueiro Nato, Eremita Traiçoeiro e Mateiro Habilidoso.
. Campeão: Duelista Perigoso, Líder Inspirador e Gigante Temível.
. Cavaleiro: Guardião Zeloso, Justador Arrogante e Nobre Cavaleiro.
. Clérigo: Padre Cuidadoso, Inquisidor Desconfiado e Patriarca Rigoroso.
. Comerciante: Líder de Caravana Precavido, Negociador Astuto e Nobre Mercador.
. Conselheiro: Conselheiro Erudito, Mentor Paternalista, Tutora Cuidadosa.
. Druida: Ancião Manipulador, Oráculo Respeitado e Sacerdotisa Valiosa.
. Espião: Agente Infiltrada, Guerreiro Vira-Casaca e Informante Misterioso.
. Feiticeiro: Curandeiro Primitivo, Cultista Sangrento e Vidente Perturbado.
. Ferreiro: Armeiro Indiferente, Carpinteiro Talentoso e Engenheiro Minucioso.
. Governante: Burgomestre Corrupto, Lorde Imponente e Regente Egoísta.
. Ladrão: Arrombador Hesitante, Bandido Agressivo e Vigarista Inescrupuloso.
. Mago: Arquimago Moribundo, Conjurador Insano e Necromante Mórbido.
. Marujo: Capitão Admirado, Contramestre Pragmático e Pirata Covarde.
. Mercenário: Caçador de Recompensas, Capanga Desprezível e Lança de Aluguel.
. Paladino: Cruzado Zeloso, Hospitalário Dedicado e Templário Arrogante.
. Protegido: Cortesã Manipuladora, Herdeiro Promissor e Esposa Audaciosa.
. Ranger: Andarilho Viajado, Batedor Cauteloso e Rastreador Incansável.
. Serviçal: Atendente Resignada, Senescal Exigente e Servo Medroso.
. Saltimbanco: Músico Talentoso, Dançarina Hipnotizante e Malabarista Sorridente.
. Selvagem: Bárbaro Feroz, Berzerker Temerário e Saqueador Truculento.
. Soldado: Guarda Pessoal, Lanceiro Regular e Veterano Calejado.

Poderes: Para delinear os poderes disponíveis aos heróis na história, o narrador apresenta na Ficha de Crônica quais são as virtudes únicas Dádiva, Poderes e Ritualista que podem ser comprados e por quantos jogadores. Desta forma, cada crônica pode ter um equilíbrio de poder diferente para atender os limites daquela narrativa.

Os 25 poderes do livro são: Acalmar, Assombração, Banimento, Bênção, Causar Medo, Celeridade, Contato Mental, Conjurar [Criatura], Controlar [Criatura], Criar Luz, Cura pelas Mãos, Dominação, Ilusão, Invisibilidade, Manipular Sombras, Majestade, Metamorfose, Mover Objetos, Necromancia, Profecia, Proteção, Pujança, Raio, Sentido Aguçado e Silêncio.

Origens e os Oito Poderes Sugeridos de Cada Um
. Arcano: Banimento, Contato Mental, Conjurar [Criatura], Invisibilidade, Majestade, Mover Objetos, Profecia e Raio.
. Angelical: Acalmar, Bênção, Contato Mental, Criar Luz, Cura pelas Mãos, Majestade, Proteção e Pujança.
. Autômato: Causar Medo, Celeridade, Invisibilidade, Criar Luz, Proteção, Pujança, Raio e Sentido Aguçado.
. Divino: Acalmar, Banimento, Bênção, Cura pelas Mãos, Criar Luz, Majestade, Profecia e Proteção.
. Feérico: Acalmar, Conjurar [Criatura], Ilusão, Invisibilidade, Majestade, Metamorfose, Sentido Aguçado e Silêncio.
. Infernal: Assombração, Causar Medo, Conjurar [Criatura], Invisibilidade, Manipular Sombras, Metamorfose, Raio e Silêncio.
. Lupino: Causar Medo, Celeridade, Controlar [Criatura], Metamorfose, Proteção, Pujança e Sentido Aguçado.
. Mágico: Banimento, Conjurar [Criatura], Dominação, Ilusão, Majestade, Metamorfose, Mover Objetos e Raio.
. Necromântico: Assombração, Causar Medo, Conjurar [Criatura], Controlar [Criatura], Manipular Sombras, Necromancia, Proteção e Silêncio.
. Primal: Acalmar, Causar Medo, Conjurar [Criatura], Cura pelas Mãos, Dominação, Proteção, Pujança e Sentido Aguçado.
. Psiônico: Contato Mental, Controlar [Criatura], Dominação, Ilusão, Invisibilidade, Mover Objetos, Sentido Aguçado e Silêncio.
. Vampírico: Celeridade, Invisibilidade, Manipular Sombras, Metamorfose, Proteção, Pujança, Sentido Aguçado e Silêncio.

Virtudes: Além das 77 Virtudes que os jogadores podem comprar para seus personagens, existem ainda 14 Virtudes Únicas. Cada herói só pode ter uma Virtude Única e nenhum outro pode ter outra igual, a não ser que o narrador destaque o contrário na Ficha de Crônica. Desta forma, mesmo num sistema aberto de compra por pontos, cada protagonista pode ter uma vantagem exclusiva.

As Virtudes são: Acalmar Emoções, Acuidade, Alfabetizado, Aliados, Afastar o Mal, Afinidade com Animais, Afortunado, Ajudante Valioso, Ambidestro, Aparência Comum, Ataque Furtivo, Atraente, [Atributo] Aprimorado(a), Aura de Coragem, Autoridade, Assustador, Ataque Súbito, Bravura, Carismático, Casca Grossa, Companheiro Animal, Contatos, Convicção, Criação Privilegiada, Duro de Matar, Esconder nas Sombras, Esquiva Acrobática, Espalhar Boatos, Estilo de Combate, Empatia com Animais, [Especialização] Aprimorado(a), Especialização com [Arma], Estudar Oponente, Fanático, Farejar, Fascinar, Fúria Religiosa, Graça Divina, Grito de Guerra, Identidade Alternativa, Idioma(s) Adicional(ais), Inimigo Favorito, Inofensivo, Inspirar Aliados, Idolatrado, Lacaios, Mãos Milagrosas, Memória Olfativa, Memória Infalível, Mentor, Mestre dos Atalhos, Motivar Aliado, Negócio Próprio, Obediente, Ouvidos de Mercador, Parceiro, Pequenino, Protetor, Presença Impressionante, Prontidão, Proteção Divina, Rede de Informantes, Reflexos Afiados, Relíquia, Respeitado, Riqueza, Rota de Comércio, Séquito, Sensitivo, Senso Comum, Senso de Dever, [Sentido] Aguçado, Terreno Favorito, Ungido, Veloz, Versatilidade de Armas e Visão Noturna.

Virtudes Únicas: Brutalidade, Calejado, Dádiva, Destino, Estocada Cruel, Fúria, Gigantesco, Influência, Corte Cruel, Poderes, Preces Respondidas, Precisão Cruel, Sorte e Veneno.

Fraquezas: Fechamos até agora 53 Fraquezas: Alma Entrelaçada, Ameaçador, Arrogância, Atormentado, Cego, Chantageado, Covarde, Contratante, Curiosidade, Decrepitude, Delírio, Dependente, Dívida, Dívida de Sangue, Dores no Corpo, Eunuco, Esquecido, Fedelho, Feudo, Frágil, Infantil, Inocente, Lascivo, Lentidão, Limitado, Má Fama, Marcado, Matusalém, Mau Mentiroso, Mudo, Mundo Imaginário, Mutilado, Nanismo, Nêmesis, Odiado pelos [Raça/Povo], Ouvido Ruim, Pária, Passado Sombrio, Perturbado, Péssima Reputação, Piedoso, Pobreza, Preso a um Juramento, Procurado, Terror, Vínculo, Vingativo, Vício, Visão, Comprometida, Sanguinário, Sede de Sangue, Segredo e Surdo.

Prometo que a próxima atualização não será tão restrita às regras, mas acredito que esse tenha sido o maior desafio até o momento. Fazer as fichas dos figurantes para mostrar as estratégias do sistema foi trabalhoso, mas extremamente gratificante.

Tem alguma dúvida? Manda para pxborges@gmail.com!

Grande abraço,

Pedro Borges

4 Comments

on “Fechando a Criação de Personagens
4 Comments on “Fechando a Criação de Personagens
  1. 1) No caso do personagem ter algum membro amputado, conta como mutilado?

    2) Gostaria de sugerir uma fraqueza chamada “Inapto”, que representa uma inaptidão para testes dentro do atributo especifico escolhido, resultando em aumento de dificuldade nos testes.
    Ela têm três variações:
    Mentalmente Inapto: uma pessoa com problema de concentração;
    Fisicamente Inapto: alguém desastrado ou estabanado; e
    Socialmente Inapto: Falta de concentração ou foco.

  2. *correção: Socialmente Inapto: uma pessoa tímida ou mesmo que tem gagueira, alguma caracteristica que prejudique em interações sociais.

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