Revisão do Cronograma

_Revisões

Adiamos em 6 meses nosso cronograma, mas disponibilizamos as Fichas de Crônica e Personagem preenchíveis e seis páginas para mostrar como o livro está ficando.

Preciso pedir desculpas aos nossos apoiadores pela decisão de adiar a estimativa de entrega do Crônicas, especialmente tão em cima do prazo estipulado anteriormente. Nós poderíamos correr com tudo por aqui e entregar o livro em menos tempo, mas para garantir um controle de qualidade aceitável precisamos passar por mais revisões em todas as partes do processo do que imaginei que seria necessário. Para entregar o livro o mais próximo possível das expectativas levantadas, não encontramos outra opção. Se alguém tiver mais dúvidas, meu e-mail está no final dessa mensagem.

Bem, agora que já damos a má notícia, vamos as boas novidades:

Atualizações Quinzenais sobre as Regras: Desde o início deste projeto destacamos o convite ao público para participar da construção do sistema, algo que acabamos fazendo pouco até agora. Como todas as revisões e dicas têm sido muito bem vindas, duas vezes por mês vamos publicar trechos importantes das regras para que todos possam conferir e comentar. Na próxima atualização vamos apresentar as regras básicas para criação de personagens.

Fichas de Crônica e Personagem: Até terça-feira (06/05) vamos enviar aos apoiadores as fichas preenchíveis para crônicas e personagens, para que narradores e jogadores possam ter um controle melhor sem letras ilegíveis. Este PDF não faz cálculos de investimento de XP ou nada parecido, mas permite ser preenchido com a fonte que apoiador tiver instalada na máquina. Essas fichas serão disponibilizadas ao público no nosso próximo contato por aqui.

Seis Páginas Finalizadas: As imagens abaixo representam seis páginas do livro com três ocupações: Mago, Marujo e Paladino. Ao todo teremos 75 fichas de personagens, fora os cerca de 20 animais e 25 monstros no livro básico.

Mago

Marujo

Paladino

Com Mais Tempo, Mais Ilustrações: Com esse tempo adicional vamos ter mais ilustrações do Caio Monteiro e da Camilla Guedes. Ainda existe a possibilidade de chamarmos outros ilustradores para compor o livro.

Eventos para Entrega dos Livros: Para agilizar o máximo possível a entrega das recompensas, vamos combinar eventos no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Assim entregaremos o máximo possível em mãos e teremos algum tempo para conversar com os apoiadores.

PDFs das Regras Disponibilizados aos Apoiadores: Muita gente pediu e resolvemos atender: vamos disponibilizar versões reduzidas e separadas em PDF dos três capítulos do livro (Narrativa, Personagens e Desfios) antes mesmo do final do ano.

Crônicas Votadas no Ano Passado: Vamos utilizar as crônicas definidas no Catarse como exemplos no livro básico (A Canção de Avalon, A Desolação de Fafnir, A Peste e Assassinato em Saint-Michel), mas depois da publicação do livro básico vamos expandir uma a uma todas elas com fichas e detalhes adicionais.

Como sempre, estou à disposição de todos para tirar dúvidas e saber o que têm a dizer.

Grande abraço,

Pedro Borges
pxborges@gmail.com

Nota aos Financiadores de R$120,00 ou Mais: Muitos dos nossos maiores apoiadores ainda não mandaram suas fotos para entrar no livro. Ainda este mês vamos começar a enviar e-mails individuais, mas quem puder mandar o quanto antes, melhor.

Spread Ilustração

 

7 Comments

on “Revisão do Cronograma
7 Comments on “Revisão do Cronograma
  1. Pedro, lamento profundamente que a entrega do material tenha atrasado esse tempo! Mas com certeza adiar para a entrega de um material mais correto, com melhor controle de qualidade, foi a decisão mais acertada.

    Estou convicto que grande parte dos apoiadores do projeto de vocês(eu incluso) quis apostar no cronicas justamente por ser um RPG nacional que prima tanto pela qualidade. Entregar algo que naõ está 100% completo seria mais frustrante do que esperar um pouco mais pelo material.

    No mais, boa sorte e fico no aguardo! Esses previews são realmente bem instigantes!

  2. Lamento o atraso na entrega, assim como o aviso em cima do prazo estipulado.
    Apesar de achar mais seis meses um prazo longo (tendo em vista o prazo original), não me resta opção a não ser esperar.

  3. Tenho tido a impressão que paguei por um livro de ilustrações, sendo que o que mais se usa para fazer a propaganda do Crônicas é a qualidade visual, eu realmente espero mais das regras, que pelo primeiro preview (e playtest que fiz) me pareceram muito pesadas, e pouco ágeis, acho que as regras seriam mais legais se fossem role 1d6 ou 2d6 e adicione bônus de Atributos/Especializações, é mais batido, mas também muito mais ágil similar ao sistema AGE (do dragon age rpg), levando em conta que vocês têm todo este material que vcs têm em mãos e com um novo prazo de 6 meses, talvez seria bom rever bem mesmo o modelo do sistema, pra algo mais funcional, pq para jogos com combates longos, contra muitos inimigos ou épicos (como proposto em alguns tipos de crônicas) contagem de sucessos deixa o jogo meio lento/truncado…

    • Salve Pablo! Diminuir a pilha de dados para apenas 1 ou 2 acarretaria numa mudança estrutural que praticamente nos obrigaria a remontar todo o sistema. Tem gente que não gosta de jogar dados demais (e já adianto que a maior combinação de Atributo + Especialização possível costuma ser 6), mas como a maior parte dos testes envolvem 2 a 4 dados, não acredito que a diferença seja muito grande. Quanto à velocidade do combate, nas crônicas épicas os figurantes são derrubados ao tomarem 2+ pontos de dano num único golpe.

      Se puder mande por e-mail ou pelo Facebook mais detalhes sobre os pontos em que achou o sistema lento/truncado. Garanto que vou ler, considerar e responder com a mesma seriedade que estamos encarando todos esse trabalho. Grande abraço!

    • Pablo (e demais), eu me empolguei mto com o jogo e organizei uma mesa pra playtest em cenário medieval lowmagic genérico e utilizando monstros adaptados do D&D. Improvisei criação dos personagens com um X pts de atributos e Y pra especializações, baseados na média dos persons da crônica do Corvo.
      O grupo tinha 6, metade iniciantes e metade veterano. As impressões foi de assimilação rápida das rolagens, que é bem similar a Vampiro (mesmo só eu tendo jogado VtM). Os combates são rápidos porque a letalidade é alta, e (o que achei ótimo) é que os danos não distoam taaanto desde o mais guerreiro forte até o aprediz do grupo, isso quebra o peril-d&d do “guerreiro ir na frente” porque é um tanque. Todo mundo ficava receoso e logo aprendeu a evitar riscos, a fazer formação com escudos à frente, etc.
      Outro comentário relevante é que o sistema de acerto-dano pode ser muito bem equilibrado. Na 3a mesa eu coloquei um Verbeeg de chefão, que figurei um bixo grande lerdo e fortíssimo. Fiz uns testes solo e acertei a adaptação. No fim o Verbeeg por varias vêzes quaase acertou os heróis, quebrou um escudo usado ao conter, mas com suor o grupo matou o bixo sem nenhuma baixa grave. Todos sentiram um bixo perigoso (colocando tensão nas minhas rolagens de Mestre) mas que não acertaria tão facilmente.
      Na 4a e última mesa os jogadores já exploravam mais os modificadores de ataque, e outra coisa. Todos que investiram alto em combate pra combinar até 8 dados de ataque se prejudicaram MTO durante o jogo, faltaram pontos de percepção pra alguns, vontade pra outros… enfim.
      Espero que isto tenha sido construtivo a todos.
      Abraços.

  4. PX Borges, eu vou compilar algumas coisas que achei no cronicas e te envio por email, lembrando que o que tenho é apenas o playtest introdutório então se já tiver algo que mudou avise-me…

    Eu também gostaria de ver uma lista de armas e armaduras, pelo menos a espada longa, cota de malha e um escudo, como exemplo (com descrições completas e tudo mais que seja relevante na leitura do bloco de estatísticas do item).

  5. Normalmente as editoras ficam com extrema pressa por lançar seus produtos e acabam pecando em sua qualidade, principalmente de revisão e correção.
    Aplaudo com muito gosto a decisão de adiar o lançamento e, aliás, prefiro que assim seja feito, pois dessa forma este produto será com certeza o que todos nós esperamos e até mais do que isso.
    Gostaria de parabenizar a você, Borges, e a sua equipe, que estão produzindo algo de categoria exemplar e de altíssima qualidade.
    Com certeza este é meu livro mais esperado do ano!
    Grande abraço a todos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *