Fechando o Capítulo Personagens

_Produção6

Quando menos esperamos, o Caio aparece com mais uma ilustração impressionante para o capítulo que vamos mandar em breve para todos os nossos apoiadores.

Este mês de julho foi essencial para fecharmos todas as informações que entrarão no capítulo Personagens. Como somos apaixonados pelo projeto, tivemos longos e elaborados debates sobre como apresentaríamos melhor as informações, e o resultado está ficando realmente impressionante. Sabemos que muita gente está querendo ver o resultado logo, por isso estamos ansiosos para mostrar o quanto antes as mais de 120 páginas com as seguinte informações:

. Guia para Criação de Personagens;
. Tabela para Geração de Nomes;
. 12 Posições Sociais;
. 18 Atributos com diversas especializações;
. Regra de XP;
. Mais de 125 Virtudes;
. Mais de 80 Fraquezas;
. Posses e Itens Mágicos (Relíquias, Objetos de Poder e Artefatos);
. Mais de 50 Armas;
. Mais de 10 Armaduras;
. Estatísticas de Combate;
. Condições;
. 25 Ocupações e 75 fichas de figurantes;
. 25 Poderes;
. 20 Animais;
. 20 Criaturas.

Mesmo tomando o cuidado de fazer o maior número de revisões possível, ainda acreditamos que os nossos colaboradores e apoiadores nos ajudarão a encontrar algum erro ou incongruência que ainda possa aparecer. Portanto, quando publicarmos o capítulo aos apoiadores, pedimos a todos que dêem uma olhada com calma e nos mandem suas correções e comentários.

Publicamos hoje também as regras para o desafio Negociações. Qualquer dúvida, escreva para pxborges@gmail.com

Nos despedimos por aqui com dois rascunhos de ocupações que o Caio Monteiro terminou recentemente: A Feiticeira e o Governante.

Rascunho_Feiticeira_Governante

2 comments to “Fechando o Capítulo Personagens”
  1. A arte é muito bem feita e caprichada, e o livro promete ser uma obra bonita de se ver e manusear. Será um projeto que terei prazer de ter apoiado.

Mas, já que abriram espaço para críticas… do que já foi divulgado das ilustrações, me incomoda que os personagens ainda continuem no mesmo mindset fechado de há tempos atrás, com pouca representação da diversidade, e que já foi superado, por exemplo, por grandes franquias como D&D (vide a excelente nova 5ª edição) e Pathfinder.

Achei maravilhoso ver, na primeira amostra divulgada no Catarse, uma personagem feminina não-fetichizada e uma ilustração (acho que da mesma personagem) no mesmo esquema, e gostei muito de ver as figuras de um negro (Pirata) e um árabe (Assassino). Mas em geral a coisa está bastante androcêntrica e eurocêntrica. A Feiticeira aí em cima é o velho estereótipo da personagem feita para ser vista pelo olhar masculino heterossexual e pouco contribui para incentivar as jogadoras e jogadores a incorporar personagens mulheres que sejam muito mais do que meros fetiches sexuais.

Não tenho nada contra a presença de personagens assim, pelo contrário. Acho que é um tipo de personagem válido e que se acrescenta à diversidade possível de protagonistas das histórias a ser contadas com o Crônicas RPG, mas seria muito satisfatório (falando especialmente do ponto de vista de apoiador do projeto) que essa representação da diversidade fosse um pouquinho mais radical.

Parabéns pelo trabalho, aguardo ansiosamente pelo resultado final.

• Salve Thiago, essa identidade androcêntrica e eurocêntrica faz parte da proposta do Crônicas desde a sua origem, por influência de autores como Cornwell, Bradley, Moorcock, Tolkien, Martin, entre outros, assim como da própria Idade Média em si. Não que ela venha a refletir a nossa opinião sobre qualquer coisa, mas é do nosso interesse criar histórias de fantasia medieval que carregam estes defeitos suas raízes. Por outro lado, concordo que a feiticeira tenha sido apresentada com uma sensualidade que algumas pessoas possam ver como diminuidora do aspecto feminino, o que não é o meu caso. Eu particularmente me lembrei na hora da Nimue do Rei do Inverno, uma personagem forte e que tenho certeza que inspira muitas jogadoras por ser independente e extremamente forte. Esta foi apenas uma imagem com apelo de sedução, só uma. Se aparecessem várias você teria total razão, mas uma personagem com este perfil serve mais para celebrar a diversidade que também queremos mostrar nas nossas escolhas de ilustrações.