Ocupações

_Coadjuvantes

Fichas de variadas ocupações em Crônicas são importantes para facilitar o trabalho do narrador ao inserir coadjuvantes e figurantes para interagirem com os heróis dos jogadores.

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Todo jogador com um mínimo de experiência já deve ter reparado como é importante ter uma boa quantidade de fichas à disposição do narrador na hora de estipular as estatísticas dos personagens menores na história, Por melhor que seja o Mestre de Jogo, sem uma consulta clara não é difícil esquecer o que um clérigo ou um conselheiro podem fazer, portanto em Crônicas foram desenvolvidas 75 fichas de personagens, 3 para cada uma das 25 ocupações apresentadas no livro.

Abaixo apresentamos as principais ilustrações de 22 das 25 ocupações. Em cima: Aprendiz, Assassino, Bardo, Caçador, Campeão, Cavaleiro, Clérigo, Comerciante, Druida, Espião e Feiticeiro. Em baixo: Ferreiro, Governante, Ladrão, Mago, Marujo, Mercenário, Paladino, Ranger, Selvagem, Serviçal e Soldado. As que não aparecem aqui são Conselheiro, Protegido e Saltimbanco.

22 Ocupações

 

As cinquenta páginas onde as ocupações são apresentadas seguem o modelo abaixo. Na página da esquerda são apresentadas informações sobre Formação, Costumes e Vantagem, enquanto na direita estão três fichas e uma informação adicional que varia a cada ocupação.

Paladino

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Seguem abaixo as 75 fichas de ocupações.

ASSASSINO

Apunhalador Oportunista
Reputação (Pária): Elã 2, Recursos 0, Status 0.
Comportamento: Covarde, discreto, frio, paciente e violento.
Atributos e Especializações: Agilidade 3, Blefe 3 (+1 Disfarce), Força 3, Furtividade 4 (+1 Esgueirar), Ladinagem 3 (+1 Arrombamento), Manejo 3 (+1 Uma mão) e Percepção 3 (+2 Observar).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/2/1*/2, Mental 2/1/2/2 e Social 2/1/0/2. *Veste de couro
Ataques: Punhal 4/3f e Enganação 3/3s.
Virtudes: Ataque Furtivo e Manejo Aprimorado.
Fraqueza: Contratante (Líder Criminoso).
Histórico (Adulto): Abandonado pela mãe, trocou de famílias diversas vezes num bairro imundo; cresceu entre os trombadinhas da metrópole; sobreviveu a uma guerra entre gangues; passou a viver das moedas de ouro paga por um líder criminoso.
Posses: Dois punhais (um oculto numa das botas), manto com capuz e veste de couro.

Infiltrador Acrobático
Reputação (Guerreiro): Elã 2, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Audacioso, cruel, disciplinado, oportunista e temerário.
Atributos e Especializações: Agilidade 5, Blefe 3, Furtividade 4, Manejo 3 (+2 Uma Mão), Percepção 3 (+1 Atenção) e Resistência 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 4/2/1*/3, Mental 2/1/2/2 e Social 2/1/0/2. *Veste de Couro
Ataques: Punhal 5/4f e Convencer 3/3s.
Virtudes: Acuidade, Ataque Furtivo, Ataque Súbito e Acrobacia Aprimorada.
Fraquezas: Contratante (Líder do Monastério), Procurado e Sanguinário.
Histórico (Adulto): Não sabe nada sobre sua família; foi trazido para um monastério onde sofreu bastante e aprendeu o ofício do assassinato; só retornou para o mundo quinze anos depois; aprendeu logo a importância de saber fugir tão bem quanto matar.
Posses: Manto com capuz, seis punhais e veste de couro sob uma túnica simples.

Envenenadora Disfarçada
Reputação (Vassala): Elã 2, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Ardilosa, convincente, cuidadosa, dissimulada e séria.
Atributos e Especializações: Blefe 4 (+1 Disfarce), Conhecimento 3 (+2 Estudo), Inteligência 3, Furtividade 4, Lábia 3 (+2 Persuasão), Ladinagem 1, Força 1, Percepção 4, Pontaria 1, Resistência 1 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/1, Mental 3/2/3/3 e Social 3/2/2/2. *Veste simples
Ataques: Persuasão 5/5s e Convencer 4/4s.
Virtudes: Disfarce Aprimorado, Identidade Alternativa (Cozinheira) e Veneno (Beladona).
Fraqueza: Decrepitude 4 (Ladinagem, Força, Pontaria e Resistência) e Vingativa.
Histórico (Meia Idade): Filha de uma boa cozinheira; prometia ser ainda melhor que ela na mesma função; envenenou a comida do lorde que assassinou sua mãe; foi descoberta por um bardo que a contratou para ganhar dinheiro eliminando os inimigos de seu patrono; aprendeu a transformar sua habilidade em ofício.
Posses: Vestes humildes, matérias primas para venenos para serem postos em comidas ou bebidas.

BARDO

Arauto Inspirador
Reputação (Vassalo): Elã 2, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Atencioso, dramático, formal, impetuoso e tradicionalista.
Atributos e Especializações: Blefe 3 (+1 Enganação, +1 Obter Rumores), Conhecimento 4, Furtividade 1 (+1 Esconder), Inteligência 4, Lábia 4, Ladinagem 1, Liderança 3, Manejo 3, Performance 3 (+2 Oratória), Pontaria 1 e Vontade 3 (+1 Concentração).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/2/1*/2, Mental 4/2/4/4 e Social 4/2/3/3. *Veste simples
Ataques: Adaga 3/1f, Jogo 4/4m e Enganação ou Persuasão 4/4s.
Virtudes: Oratória Aprimorada e Protetor (Lorde).
Fraquezas: Decrepitude 3 (Ladinagem, Furtividade e Pontaria) e Preso a um Juramento (Lealdade ao Lorde).
Histórico (Meia Idade): Filho de criados, mas nascido num castelo; acompanhava com curiosidade como o lorde governava suas terras; até que, ao dar a sua opinião, foi nomeado emissário para tratar com sacerdotes e burgomestres longe do castelo; com o tempo se tornou a voz de seu velho patrono em suas terras.
Posses: Adaga, instrumento musical, veste simples.

Menestrel Carismático
Reputação (Artista): Elã 2, Recursos 1, Status 1.
Comportamento: Alegre, dissimulado, extrovertido, impetuoso e sedutor.
Atributos e Especializações: Blefe 3 (+1 Charme), Conhecimento 3 (+1 Mundo Conhecido, +1 Obter Rumores), Inteligência 3 (+1 Jogo), Lábia 3, Liderança 2 (+2 Carisma), Performance 4 (+1 Oratória, +1 Tocar [Instrumento]) e Vontade 3 (+1 Concentração).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/2, Mental 3/2/3/3 e Social 3/2/3/2. *Veste simples
Ataques: Jogo 4/4m e Charme ou Carisma 4/4s.
Virtudes: Atraente e Inofensivo.
Fraqueza: Procurado (Inquisidor).
Histórico (Adulto): Filho de pais saltimbancos, sempre viveu na estrada e cercado de música; destacou-se ainda cedo e logo se juntou a outras caravanas; seu talento o levou para tocar em castelos; hoje sabe onde será bem recebido em todo o reino.
Posses: Instrumento musical e vestes simples.

Sacerdote Bardo
Reputação (Sacerdote): Elã 2, Recursos 3, Status 3.
Comportamento: Conservador, diplomático, educado, franco e prático.
Atributos e Especializações: Conhecimento 3 (+1 Religião), Inteligência 3 Lábia 4 (+1 Diplomacia), Ladinagem 1, Liderança 2 (+2 Carisma), Percepção 3, Performance 3 (+2 Oratória), Sobrevivência 3 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/2, Mental 3/2/3/3 e Social 4/2/3/3. *Veste sacerdotal
Ataques: Barganha ou Carisma ou Persuasão 4/4s.
Virtude: Motivar Aliado e Ungido (Druida).
Fraqueza: Decrepitude (Ladinagem).
Histórico (Adulto): Primogênito de uma sacerdotisa, cresceu num refúgio sagrado; foi criado por druidas, que o ensinaram seus segredos antigos; até ser enviado para viver na estrada e manter acesas as tradições de sua devoção; atualmente serve como mensageiro para tratar com lordes e nobres do reino.
Posses: Amuletos variados, cavalo (regular), bolsa de viagem, instrumento musical e veste sacerdotal.

CAÇADOR

Arqueiro Nato
Reputação (Guerreiro): Elã 3, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Ambicioso, cruel, prático, receoso e sarcástico.
Atributos e Especializações: Agilidade 3, Blefe 3, Conhecimento 2 (+1 Arquearia), Força 3 Manejo 3 Percepção 2 (+1 Observar), Pontaria 4 (+1 Arco) e Sobrevivência 3 (+1 Orientação).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/1*/2, Mental 2/2/2/2 e Social 2/1/2/2. *Veste de couro
Ataques: Arco longo 5/5f, Espada curta 3/4f e Charme ou Enganação 3/3s.
Virtudes: Arco Aprimorado, Estilo de Combate (Arco e Flecha).
Fraqueza: Covarde.
Histórico (Jovem): Vindo de uma família simples; desde sempre foi apaixonado pela arquearia; deixou tudo para trás para viver do arco em tempo integral, seja como caçador nos tempos de paz ou arqueiro nos tempos de guerra.
Posses: Arco longo com 20 flechas, bolsa de caça, espada curta e veste de couro.

Eremita Traiçoeiro
Reputação (Pária): Elã 1, Recursos 0, Status 0.
Comportamento: Covarde, desequilibrado, receoso, selvagem e voraz.
Atributos e Especializações: Agilidade 2, Conhecimento 4 (+1 Fazer Armadilhas), Força 2 (+1 Escalar), Furtividade 4 (+1 Esconder), Inteligência 4 (+1 Jogo), Ladinagem 1, Manejo 2 (+1 Uma Mão), Percepção 3 (+1 Atenção), Pontaria 1, Sobrevivência 4, Trato com Animais 3 e Vontade 3 (+1 Determinação).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/2*/2, Mental 4/3/4/3 e Social 2/1/0/2. *Veste de peles
Ataques: Adaga 3/3f, Jogo 4/4m e Convencer 2/2s.
Virtudes: Farejar e Memória Olfativa.
Fraquezas: Decrepitude 4 (Agilidade, Força, Ladinagem e Pontaria), Mundo Imaginário e Perturbado.
Histórico (Velho): Nasceu em uma família isolada de fazendeiros; seus pais eram frequentemente roubados; trabalhou muito na fazenda; perdeu a família num ataque violento; exilou-se nas colinas; vive sozinho delirando que sua família ainda vive com ele.
Posses: Adaga, armadilhas rudimentares, bolsa com quinquilharias e veste de peles.

Mateiro Habilidoso
Reputação (Vassalo): Elã 3, Recursos 1, Status 2.
Comportamento: Cauteloso, frio, humilde, introvertido e solitário.
Atributos e Especializações: Agilidade 3, Força 3 (+1 Escalar), Furtividade 4, Manejo 2 (+1 Uma Mão), Percepção 3 (+1 Atenção), Pontaria 3 (+1 Arco), Resistência 3 e Sobrevivência 4 (+1 Rastrear).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/1*/3, Mental 2/1/2/2 e Social 2/1/2/2. *Veste de couro
Ataques: Arco 4/3f, Espada Curta 3/4f, Punhal 3/2f e Convencer 2/2s.
Virtudes: Sobrevivência Aprimorada e Terreno Favorito (Floresta).
Fraquezas: Decrepitude 2 (Ladinagem e Resistência), Pobreza e Vício (Bebida).
Histórico (Meia Idade): Nasceu numa casa perdida na floresta; foi criado pelo pai caçador e pela mãe, que cuidava da casa; fugiu quando bandidos colocaram fogo em tudo; viveu sozinho na floresta, vendendo sua caça em aldeias distantes; recuperou sua sanidade ao servir um lorde inspirador numa guerra justa.
Posses: Arco com 20 flechas, armadilhas, bolsa de caça, espada curta, punhal e veste de couro.

CAMPEÃO

Duelista Perigoso
Reputação (Guerreiro): Elã 1, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Arredio, cruel, desconfiado, observador e silencioso.
Atributos e Especializações: Agilidade 5, Blefe 2 (+2 Confundir), Ladinagem 1, Manejo 4 (+1 Uma Mão), Percepção 3, Resistência 4 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 5/3/3*/4, Mental 2/1/2/3 e Social 2/1/2/2. *Cota de malha
Ataque: Espada Curta 5/6f (Def +1), Lança 5/4f, Escudo 4/2f (Def +1) e Convencer 2/2s.
Virtudes: Acuidade, Confundir Aprimorado e Estilo de Combate (Duas Espadas Curtas).
Fraqueza: Decrepitude 1 (Ladinagem).
Histórico (Adulto): Órfão, aprendeu que é preciso fugir antes de atacar; ainda pequeno foi seguir um exército e foi adotado pelos lanceiros; aprendeu a compensar o corpo franzino pela rapidez; fez sua fama por ser mortal em confrontos singulares.
Posses: Cota de malha, duas espadas curtas, escudo e lança.

Líder Inspirador
Reputação (Comandante): Elã 1, Recursos 3, Status 3.
Comportamento: Audacioso, galanteador, íntegro, orgulhoso e sarcástico.
Atributos e Especializações: Agilidade 3 (-1S*), Força 3, Furtividade 1, Inteligência 3, Lábia 3, Liderança 4 (+1 Carisma, +1 Estratégia), Manejo 4 (+1 Escudo, +1 Uma Mão), Percepção 2 (-2S Atenção), Pontaria 1, Resistência 3 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/4*/3, Mental 3/1/2/3 e Social 3/2/3/4. *Peitoral de metal
Ataques: Espada 5/5f, Escudo 5/3f (Def +1), Faca 5/1f e Carisma 5/5f.
Virtudes: Amado pelos Guerreiros, Grito de Guerra e Inspirar Aliados.
Fraquezas: Amado (Guerreiros), Decrepitude 2 (Furtividade e Pontaria) e Segredo.
Histórico (Meia Idade): Primogênito de uma família nobre com sete irmãos homens; cresceu em meio a brigas e discussões pesadas, onde se saía bem em ambas; sua primeira batalha já foi à frente de uma tropa; passou a ser enviado para os lugares mais problemáticos para fazer a paz; tornou-se conselheiro do lorde; casou-se e ganhou um punhado de terras.
Posses: Amuleto, cavalo (regular), capa, espada, escudo, faca, joias e peitoral de metal.

Gigante Temível
Reputação (Comandante): Elã 3, Recursos 3, Status 3.
Comportamento: Barulhento, grosseiro, intimidador, leal e violento.
Atributos e Especializações: Blefe 2 (-2S Charme), Força 5, Furtividade, Ladinagem 1, Liderança 3, Manejo 5, Percepção 2 (+1 Atenção), Resistência 4 (+1 Fortitude) e Vontade 2 (+1 Coragem).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/2/4*/4, Mental 2/1/2/2 e Social 2/1/3/2. *Peitoral de metal
Ataques: Lança 5/7f, Machado Pesado 5/9f e Escudo Pesado 5/6f (Def +2).
Virtudes: Assustador, Gigantesco e Presença Inspiradora.
Fraquezas: Ameaçador e Decrepitude 2 (Furtividade e Ladinagem).
Histórico (Adulto): Desde o berço sempre foi maior que todos os outros; participou de sua primeira batalha aos treze; aos dezoito já era um veterano experimente; juntou-se a guarda pessoal de um lorde e ficou conhecido nos torneios que participou.
Posses: Escudo pesado, lança, peitoral de metal e machado pesado.

CAVALEIRO

Guardião Zeloso
Reputação (Guerreiro): Elã 2, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Corajoso, endurecido, leal, obsessivo e reprovador.
Atributos e Especializações: Agilidade 3, Conhecimento 3 (+1 Religião), Força 3, Manejo 4 (+1 Escudo), Percepção 3 (+1 Observar), Resistência 4 (+1 Fortitude) e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/3*/4, Mental 2/1/3/3 e Social 2/1/2/2. *Cota de malha
Ataques: Espada ou Lança 4/5f, Escudo 5/3f (Def +1) e Convencer 2/2s.
Virtude: Autoridade (Cavaleiro) e Duro de Matar.
Fraqueza: Preso a um Juramento (Servir o Lorde).
Histórico (Adulto): Viveu num velho mosteiro onde foi adotado; queria se tornar padre, mas por ser corpulento foi empurrado para o caminho das armas; foi levado a um castelo para treinar para uma guerra, que eventualmente aconteceu; Ao retornar, foi servir como guardião de diferentes aliados do lorde.
Posses: Capa, cota de malha, escudo, espada e lança.

Justador Arrogante
Reputação (Comandante): Elã 2, Recursos 3, Status 3.
Comportamento: Audacioso, elegante, revanchista, soberbo e vaidoso.
Atributos e Especializações: Agilidade 3 (-2S*, +2 Montaria), Conhecimento 2 (+1 Nobreza), Força 3, Lábia 3, Liderança 3 (+1 Imposição), Manejo 4 (+1 Uma Mão), Resistência 3 e Trato com Animais 3 (+1 Treinamento).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/6*/3, Mental 2/1/2/2 e Social 2/1/3/3. *Armadura Completa
Ataques: Escudo 5/3f (Def +1), Lança montada 5/7f, Mangual 5/5f, Persuasão 3/3s e Imposição 4/4s.
Virtude: Ajudante Valioso, Autoridade (Cavaleiro), Especialização com Lança Montada e Montaria Aprimorada.
Fraqueza: Arrogância, Delírio (Perseguição) e Nêmesis (Cavaleiro Rival).
Histórico (Adulto): Criado entre os filhos de nobres; muito cedo se destacou nas liças de cavalaria; ganhou seu primeiro torneio após anos de tentativas; passou a ser recorrentemente convidado a participar de diversas competições e torneios.
Posses: Armadura de batalha, cavalo (regular), escudo, lança montada, mangual e pequeno espelho.

Nobre Cavaleiro
Reputação (Nobre): Elã 2, Recursos 4, Status 4.
Comportamento: Ambicioso, exigente, honrado, orgulhoso e severo.
Atributos e Especializações: Agilidade 3 (-2S*, +1 Montaria), Conhecimento 4, Liderança 4, Manejo 3 (+1 Uma Mão), Resistência 3, Trato com Animais 3 e Vontade 3 (+1 Coragem).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/4*/2, Mental 2/1/4/3 e Social 2/1/4/4. *Peitoral de metal
Ataques: Espada ou Lança 4/4f, Escudo 4/2f (Def +1) e Carisma ou Imposição 4/4f.
Virtude: Autoridade (Cavaleiro) e Carismático.
Fraqueza: Preso a um Juramento (Servir sua Família).
Histórico (Adulto): Caçula de uma família nobre; cresceu à sombra dos irmãos mais velhos; lutou muito para mostrar seu valor; após uma escaramuça vitoriosa, foi finalmente ordenado cavaleiro.
Posses: Cavalo (palafrém), capa, escudo, espada, joias, lança, peitoral de metal e trompa.

CLÉRIGO

Padre Cuidadoso
Reputação (Sacerdote): Elã 2, Recursos 3, Status 3.
Comportamento: Atencioso, casto, confiante, humilde e oportunista.
Atributos e Especializações: Conhecimento 3 (+1 Religião), Cura 3 (+1 Tratar Males), Inteligência 3, Lábia 4, Liderança 3, Percepção 3 (+1 Observar), Performance 2 (+2 Oratória) e Vontade 3 (+1 Concentração).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/2, Mental 3/2/3/3 e Social 4/2/3/3. *Veste sacerdotal
Ataques: Jogo 3/3m e Persuasão 4/4s.
Virtude: Alfabetizado e Ungido (Padre).
Fraqueza: Preso a um Juramento (Cuidar do Rebanho).
Histórico (Adulto): Criado num mosteiro, não lembra quem foi sua família; aprendeu a estudar, mas destacou-se pela retórica; ainda jovem foi enviado para pregar pelas estradas e cidades; encontrou uma comunidade que havia perdido o seu padre.
Posses: Livro sagrado, símbolo sagrado e veste sacerdotal.

Inquisidor Desconfiado
Reputação (Sacerdote): Elã 1, Recursos 3, Status 3.
Comportamento: Arrogante, casto, cruel, invasivo e sarcástico.
Atributos e Especializações: Conhecimento 4 (+1 Religião), Cura 3, Força 1, Inteligência 4, Lábia 4, Ladinagem 1, Liderança 4, Percepção 3 (+1 Empatia) e Vontade 4.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/2, Mental 4/2/4/4 e Social 4/2/3/4. * Veste sacerdotal
Ataques: Jogo 4/4m e Persuasão ou Imposição 4/4s.
Virtude: Alfabetizado, Fanático e Ungido (Padre).
Fraqueza: Arrogância, Decrepitude 2 (Força e Ladinagem) e Lentidão.
Histórico (Meia Idade): Filho dos serviçais de uma família nobre; aproveitou o ensinamento desperdiçado pelos filhos do lorde e foi levado para uma igreja, onde foi ungido; descobriu uma heresia numa comunidade próxima; por isso recompensado com o título de Inquiridor, a serviço de bispos e patriarcas; seus sucessivos êxitos o tornaram bastante requisitado.
Posses: Bolsa de ferramentas (de tortura), livro sagrado, símbolo sagrado e veste sacerdotal.

Patriarca Rigoroso
Reputação (Sacerdote): Elã 1, Recursos 4, Status 4.
Comportamento: Conservador, diplomático, dissimulado, frio e severo.
Atributos e Especializações: Agilidade 1, Blefe 4 (+1 Enganação), Conhecimento 4 (+1 Religião), Cura 3, Força 1, Furtividade 1, Inteligência 4 (+1 Jogo), Lábia 4, Ladinagem 1, Liderança 4 (+1 Imposição) e Manejo 1, Pontaria 1, Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 1/0/0*/2, Mental 4/2/4/3 e Social 4/2/4/4. * Veste sacerdotal
Ataques: Jogo 5/5m e Enganação ou Imposição 5/5s.
Virtude: Afortunado, Alfabetizado, Autoridade (Bispo), Respeitado, Séquito (Clérigos) e Ungido (Padre).
Fraqueza: Decrepitude 7 (Agilidade, Força, Furtividade, Ladinagem, Manejo e Pontaria), Dores no Corpo e Segredo.
Histórico (Velho): Vindo de uma família nobre; foi um coroinha medíocre; até se tornar aprendiz de um bispo desprezível; com ele, aprendeu a mentir e agir dissimuladamente; tomou o seu lugar após uma tragédia com envenenamentos; trouxe estabilidade novamente utilizando os artifícios de seu mentor.
Posses: Cavalo (palafrém), joias, símbolo sagrado e veste sacerdotal.

COMERCIANTE

Líder de Caravana Precavido
Reputação (Mercador): Elã 1, Recursos 3, Status 2.
Comportamento: Cortês, desconfiado, exigente, insensível e viajado.
Atributos e Especializações: Blefe 4, Conhecimento 4 (+1 Mundo Conhecido), Força 1, Furtividade 1, Inteligência 3 (+1 Administração), Lábia 4, Ladinagem 1, Liderança 4, Percepção 3, Pontaria 1, e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/2, Mental 4/2/4/3 e Social 5/3/2/4. *Roupas de viagem
Ataques: Jogo 3/3m e Convencer 4/4s.
Virtudes: Contatos (Comerciantes), Lacaios (Caravaneiros), Riqueza 2 e Rota de Comércio.
Fraquezas: Decrepitude 4 (Força, Furtividade, Ladinagem e Pontaria) e Laço Afetivo (Dependentes).
Histórico (Meia Idade): Nascido na mesma caravana que comanda hoje; aprendeu tudo com seu pai sobre rotas de comércio; viveu algum tempo numa metrópole como negociador; retornou quando descobriu que o pai estava morrendo; agora precisa saber em quem pode confiar os negócios para que possa tomar conta de sua família.
Posses: Chicote de carroça, cinto cheio de bolsos (com várias utilidades) e roupas de viagem.

Negociador Astuto
Reputação (Mercador): Elã 0, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Dissimulado, observador, oportunista, orgulhoso e simpático.
Atributos e Especializações: Agilidade 1, Blefe 4 (+1 Charme), Conhecimento 3 (+1 Avaliação), Força 1, Furtividade 3 (+1 Esconder), Inteligência 4, Lábia 4 (+1 Barganha), Ladinagem 1, Liderança 3, Manejo 1, Percepção 4, Pontaria 1 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 1/0/0*/2, Mental 4/2/3/3 e Social 4/2/2/4. *Veste simples
Ataques: Jogo 4/4m e Barganha ou Charme 5/5s.
Virtudes: Convicção e Contatos (Comerciantes).
Fraqueza: Decrepitude 5 (Agilidade, Força, Ladinagem, Manejo e Pontaria).
Histórico (Velho): Cresceu perdido nas ruas de uma metrópole; foi adotado por um comerciante humilde; logo começou a fazer nome no comércio local; trocou sua lealdade à medida que as lideranças foram mudando; perdeu o negócio que possuía para novos rivais inesperados; manteve-se nos negócios por teimosia.
Posses: Veste simples.

Nobre Mercador
Reputação (Nobre): Elã 1, Recursos 4, Status 4.
Comportamento: Ambicioso, dedicado, extrovertido, interesseiro e traiçoeiro.
Atributos e Especializações: Blefe 4 (+1 Enganação), Conhecimento 3 (+1 Nobreza), Inteligência 3, Lábia 4 (+1 Barganha), Liderança 3, Percepção 3 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/2, Mental 3/2/3/3 e Social 4/2/4/3. *Roupa elegante
Ataques: Jogo 3/3m e Barganha ou Enganação 5/5s.
Virtudes: Espalhar Boatos, Influência (Cidade), Negócio Próprio, Rede de Informantes e Riqueza 4.
Fraquezas: Delírio (Perseguição), Vício (Bebida) e Vingativo.
Histórico (Adulto): Terceiro filho do lorde local; nunca foi tão forte como os irmãos, apesar de esperto; incriminou o administrador local fazendo crer que roubava sua família e tomou seu lugar; aproveitando-se deste novo posto, criou um negócio próprio bastante lucrativo onde pode controlar sua concorrência.
Posses: Cavalo (regular), capa, joias e roupa elegante.

CONSELHEIRO

Conselheiro Erudito
Reputação (Vassalo): Elã 2, Recursos 2, Status 3.
Comportamento: Culto, hesitante, introspectivo, paciente e servil.
Atributos e Especializações: Blefe 3 (+1 Enganação), Conhecimento 5, Cura 3, Força 1, Inteligência 4 (+1 Jogo), Lábia 3 (+1 Persuasão), Percepção 3 (+1 Empatia), Pontaria 1, Resistência 1 e Vontade 3 (+1 Concentração).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/1, Mental 4/3/5/3 e Social 3/2/2/2. *Vestimenta formal
Ataques: Jogo 5/5m, Enganação ou Persuasão 4/4s.
Virtudes: Alfabetizado, Protetor (Rei) e Respeitado.
Fraquezas: Decrepitude 2 (Força, Pontaria e Resistência) e Terror (Violência).
Histórico (Meia Idade): Filho de uma cortesã, sempre viveu perto da nobreza; cresceu sob a tutela de um padre que percebeu como era esperto; tentou o sacerdócio, mas seus questionamentos não foram bem recebidos; retornou à corte com seus livros, que chamaram a atenção de um jovem príncipe; foi elevado à posição de conselheiro quando o jovem cresceu.
Posses: Equipamento de escrita, livros, pergaminhos e vestimenta formal.

Mentor Paternalista
Reputação (Nobre): Elã 1, Recursos 5, Status 4.
Comportamento: Calculista, honrado, provedor, simpático e teimoso.
Atributos e Especializações: Agilidade 1, Blefe 3 (+1 Enganação), Conhecimento 4, Cura 3, Força 1, Inteligência 4 (+1 Jogo), Lábia 4, Ladinagem 1, Liderança 4, Manejo 1, Percepção 3 (+1 Empatia), Resistência 1 e Vontade 3 (+1 Determinação).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 1/0/0*/1, Mental 4/2/4/3 e Social 4/2/2/4. *Vestimenta formal
Ataques: Jogo 5/5m e Barganha ou Carisma ou Enganação ou Imposição 4/4s.
Virtude: Influência (Comércio), Negócio Próprio e Riqueza 4.
Fraqueza: Decrepitude 5 (Agilidade, Força, Ladinagem, Manejo e Resistência) e Laço Afetivo (Controlador).
Histórico (Velho): Nascido escravo; foi adotado por um padre; estudou muito e recusou o sacerdócio, indo trabalhar para um comerciante; lutou por anos uma disputa entre mercadores; herdou o negócio de um velho mercador; casou-se com uma das filhas do lorde local e consolidou seu poder; passou a adotar alguns protegidos e ajudar jovens promessas.
Posses: Joias e vestimenta formal.

Tutora Cuidadosa
Reputação (Vassalo): Elã 2, Recursos 2, Status 3.
Comportamento: Bem intencionada, controladora, esperta, rígida e solícita.
Atributos e Especializações: Blefe 4, Conhecimento 3 (+1 Nobreza), Cura 3, Força 1, Inteligência 3, Lábia 3 (+1 Persuasão), Manejo 1, Liderança 3 Percepção 4, Pontaria 1 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/2, Mental 3/2/3/3 e Social 3/2/3/3. *Vestimenta formal
Ataques: Jogo 3/3m e Charme ou Enganação ou Persuasão 4/4s.
Virtude: Contatos (Serviçais) e Respeitada.
Fraquezas: Decrepitude 3 (Força, Manejo e Pontaria) e Vingativa.
Histórico (Meia Idade): Filha bastarda de um nobre local; foi criada entre as amas do castelo; aprendeu a ser indispensável nos funções do dia a dia; tornou-se a única serviçal totalmente confiável da esposa do lorde; acabou sendo confiada a criação dos herdeiros.
Posses: Joias e vestimenta formal.

DRUIDA

Ancião Manipulador
Reputação (Sacerdote): Elã 1, Recursos 3, Status 3.
Comportamento: Auspicioso, controlador, dissimulado, insensível e ritualista.
Atributos e Especializações: Agilidade 1, Blefe 2 (-2S Charme), Conhecimento 4 (+1 Religião), Cura 4, Força 1, Ladinagem 1, Lábia 5, Liderança 3, Percepção 3, Pontaria 1, Sobrevivência 3, Trato com Animais 3 e Vontade 4.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 1/1/3*/2, Mental 2/2/4/4 e Social 5/2/3/3. *Manto de peles
Ataques: Carisma ou Imposição ou Persuasão 5/5s.
Virtudes: Autoridade (Ancião), Fanático, Proteção Divina e Ungido (Druida).
Fraquezas: Ameaçador, Decrepitude 4 (Agilidade, Força, Ladinagem e Pontaria), Delírio (Grandeza), Segredos e Visão Comprometida.
Histórico (Velho): Serviu desde pequeno a um velho druida; aprendeu tudo o que conseguiu com ele até se desentenderem; fugiu para se juntar a um exército; serviu como oráculo de um lorde e o ajudou a controlar a população local; foi para um refúgio depois da morte de seu senhor; trava uma guerra invisível contra seus oponentes políticos, especialmente os padres.
Posses: Amuletos, cajado e manto de peles.

Oráculo Respeitado
Reputação (Sacerdote): Elã 2, Recursos 3, Status 4.
Comportamento: Despreocupado, distante, hipócrita, manipulável e sereno.
Atributos e Especializações: Agilidade 1, Conhecimento 4 (+1 Religião), Força 1, Furtividade 1, Percepção 5, Inteligência 5, Ladinagem 1, Manejo 1, Resistência 1, Trato com Animais 3 e Vontade 4 (+1 Concentração).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 1/1/0*/1, Mental 5/3/4/4 e Social 2/1/4/2. *Veste sacerdotal
Ataques: Jogo 5/5m.
Virtudes: Dádiva Divina (Profecia), Fonte de Conhecimento (Conselho de Anciões), Respeitado e Ungido (Druida).
Fraquezas: Decrepitude 6 (Agilidade, Força, Furtividade, Ladinagem, Manejo e Resistência) e Frágil.
Histórico (Meia Idade): Sobreviveu sozinho à destruição de um vilarejo; foi adotado por uma sacerdotisa; levado para um refúgio, começou a receber os aliados dos druidas; percebeu que sua dádiva está drenando sua essência física; vive numa caverna ao cuidados de um aprendiz inútil.
Posses: Punhal e veste sacerdotal.

Sacerdotisa Promissora
Reputação (Sacerdote): Elã 4, Recursos 3, Status 3.
Comportamento: Dócil, imaginativa, insegura, observadora e submissa.
Atributos e Especializações: Conhecimento 3 (+1 Religião), Cura 3, Percepção 4 (+1 Observar), Performance 2 (+1 Instrumento Musical), Sobrevivência 3, Trato com Animais 3 e Vontade 3 (+1 Concentração).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/2, Mental 2/1/3/3 e Social 2/2/3/2. *Veste sacerdotal
Ataques: Jogo 2/2m e Convencer 2/2s.
Virtude: Sensitiva e Ungida (Sacerdotisa).
Fraqueza: Inocente e Presa a um Juramento (Servir sua Devoção).
Histórico (Jovem): Foi presenteada aos druidas após uma batalha; foi levada até um refúgio dos Deuses Antigos, onde viveu a maior parte da vida; está sendo treinada para se tornar a esposa de um lorde, mas há quem acredite que ainda pode se tornar uma vidente.
Posses: Punhal cerimonial e veste sacerdotal.

ESPIÃO

Agente Infiltrada
Reputação (Mercador): Elã 1, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Atenciosa, falsa, oportunista, orgulhosa e tranquila.
Atributos e Especializações: Blefe 4 (+1 Enganação), Conhecimento 3, Furtividade 3 (+1 Esconder), Inteligência 3, Ladinagem 4, Lábia 3 e Percepção 3 (+1 Ouvir).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/2, Mental 3/2/3/2 e Social 3/2/2/3. *Veste simples
Ataques: Jogo 3/3m e Enganação 5/5s.
Virtudes: Alfabetizada, Enganação Aprimorada e Inofensiva.
Fraquezas: Contratante (Lorde).
Histórico (Adulto): Sua mãe trabalhou para diversas famílias nobres como cozinheira; com ela, aprendeu como os mercadores enganam nas balanças, e ao invés de ficar quieta, contou ao lorde; foi cooptada a investigar secretamente quem esconde suas riquezas dos coletores de impostos; virou uma espiã requisitada.
Posses: Veste simples.

Guerreiro Vira-Casaca
Reputação (Guerreiro): Elã 1, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Audacioso, confiante, duas caras, evasivo e sociável.
Atributos e Especializações: Agilidade 3, Blefe 4 (+1 Disfarce), Furtividade 4, Lábia 3, Ladinagem 1, Manejo 3 (+1 Uma Mão, +1 Escudo), Percepção 3 (+1 Observar), Pontaria 1, Resistência 3 e Sobrevivência 3 (+1 Rastrear).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/1*/3, Mental 2/1/2/2 e Social 3/2/2/2. *Veste de couro
Ataques: Lança ou Machado 4/4f, Escudo 4/2f (Def +1) e Charme ou Enganação 4/4s.
Virtudes: Ataque Furtivo e Disfarce Aprimorado.
Fraquezas: Decrepitude 2 (Ladinagem e Pontaria), Mutilado (Olho Esquerdo) e Vingativo.
Histórico (Meia Idade): Nasceu num vilarejo isolado; cresceu junto a primos e amigos violentos; sobreviveu à destruição de casa por lanceiros vizinhos; juntou-se ao exército inimigo daquele que chacinou sua família e amigos; foi voluntário para se infiltrar entre as forças inimigas e aprender mais sobre elas, para depois finalmente obter a sua vingança.
Posses: Escudo, lança, machado e veste de couro.

Informante Misterioso
Reputação (Vassalo): Elã 3, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Articulado, cuidadoso, intrigante, preciso e soberbo.
Atributos e Especializações: Blefe 4, Força 1, Furtividade 5, Inteligência 3 (+1 Jogo), Ladinagem 3, Lábia 3 (+1 Obter Rumores), Manejo 1, Percepção 3 (+1 Ouvir) e Pontaria 1.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/2, Mental 3/2/2/2 e Social 3/2/2/2. *Veste simples
Ataques: Jogo 3/3m e Charme ou Enganação 4/4s.
Virtudes: Aparência Comum, Contatos (Serviçais) e Identidade Alternativa (Vassalo).
Fraquezas: Decrepitude 3 (Força, Manejo e Pontaria) e Segredo.
Histórico (Adulto): Foi separado de um irmão gêmeo que foi adotado pela governanta do lorde local; cresceu junto às gangues de criminosos e se tornou um bandido; quando descobriu que tinha um irmão e viu como era parecido, jogou-o num fosso e tomou seu lugar; passou a vender informações para fora do castelo, favorecendo ladrões e mercadores inescrupulosos.
Posses: Veste simples.

FEITICEIRO

Curandeiro Primitivo
Reputação (Sacerdote): Elã 2, Recursos 3, Status 3.
Comportamento: Caridoso, inquieto, maníaco, metódico e supersticioso.
Atributos e Especializações: Agilidade 1, Blefe 3, Conhecimento 4 (+1 Herbalista), Cura 5, Força 1, Furtividade 1, Inteligência 3, Lábia 3, Ladinagem 1, Manejo 1, Percepção 3 (-2S Atenção), Pontaria 1, Sobrevivência 4, Vontade 3 e Resistência 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 1/1/0*/3, Mental 3/2/4/3 e Social 3/2/3/2. *Veste simples
Ataques: Jogo 3/3m e Barganha ou Persuasão 3/3s.
Virtudes: Dádiva Divina (Cura Pelas Mãos), Ungido (Cultista), Protetor (Lorde) e Sentir Poderes Mágicos.
Fraquezas: Atormentado, Decrepitude 7 (Agilidade, Força, Furtividade, Ladinagem, Manejo, Pontaria e Trato com Animais) e Delírio (Melancolia).
Histórico (Velho): Veio de uma região dominada por tribos selvagens; viveu marcado pela violência; adotado por uma feiticeira, que lhe ensinou as artes ocultas; passou anos amputando ferimentos de guerra e tratando todo o tipo de mazela; casou-se com uma camponesa e fugiu de tudo; depois da morte de sua esposa, voltou a curar; foi declarado protegido do lorde local.
Posses: Baú repleto de itens para tratar males e ferimentos, cajado, veste simples.

Cultista Sangrento
Reputação (Sacerdote): Elã 2, Recursos 3, Status 3.
Comportamento: Controlado, manipulador, reservado, simpático e vil.
Atributos e Especializações: Blefe 4, Conhecimento 3 (+1 Religião), Cura 3, Furtividade 3, Inteligência 3. Manejo 3 e Percepção 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/2, Mental 3/2/3/2 e Social 2/2/3/2. *Veste simples/sacerdotal
Ataques: Espada Curta 3/3f e Enganação 4/4s.
Virtudes: Fúria Religiosa, Identidade Alternativa, Sensitivo e Ungido (Cultista).
Fraquezas: Delírio (Influência Infernal) e Mundo Imaginário.
Histórico (Jovem): Teve uma infância comum; estudou bastante para se tornar padre; acabou fugindo para uma metrópole para se juntar a um culto.
Posses: Espada curta, veste simples e outra sacerdotal.

Vidente Perturbado
Reputação (Sacerdote): Elã 1, Recursos 3, Status 4.
Comportamento: Dependente, instável, manipulável, perturbado e sensível.
Atributos e Especializações: Agilidade 1, Força 1, Conhecimento 4, Furtividade 1, Inteligência 3, Lábia 3, Ladinagem 1, Liderança 3 (+2 Imposição), Manejo 1, Percepção 5 (-2S Atenção), Pontaria 1 e Vontade 4.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 1/1/0*/2, Mental 3/2/4/4 e Social 3/2/4/3. *Vestes sacerdotais
Ataque: Imposição 5/5s.
Virtudes: Dádiva Arcana (Profecia), Fanático, Lacaios (Cultistas), Respeitado e Ungido (Cultista).
Fraquezas: Atormentado, Decrepitude 6 (Agilidade, Força, Furtividade, Ladinagem, Manejo e Pontaria) e Perturbado.
Histórico (Meia Idade): Criado num refúgio druídico; fugiu porque queriam aprisioná-lo; isolou-se em terras selvagens; descobriu seguidores que passaram a consultá-lo e protegê-lo; seu nome e dádiva chegaram aos ouvidos de nobres que passaram a consultá-lo.
Posses: Amuletos e veste sacerdotal.

FERREIRO

Armeiro Indiferente
Reputação (Mercador): Elã 2, Recursos 3, Status 2.
Comportamento: Calado, habilidoso, paciente, recluso e sério.
Atributos e Especializações: Agilidade 3, Conhecimento 3, Força 4 (+1 Ofício: Ferreiro), Lábia 2 (+2 Barganha), Manejo 4, Resistência 4 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/1*/4, Mental 2/1/3/3 e Social 2/1/2/2. *Veste de couro
Ataques: Espada ou Machado 4/6f, Escudo 4/4f (Def +1) e Barganha 4/4s.
Virtudes: Ofício Aprimorado e Negócio Próprio.
Fraqueza: Laço Afetivo (Dependentes).
Histórico (Adulto): Filho de ferreiro que queria se tornar homem de armas; saiu de casa para seguir um exército, mas logo foi obrigado a servir de ajudante para outro ferreiro; participou de uma terrível batalha, passando mancar um pouco depois dela; voltou para casa e finalmente fez as pazes com sua família, tornando-se responsável por eles.
Posses: Ferramentas e veste de couro.

Carpinteiro Talentoso
Reputação (Mercador): Elã 3, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Abusado, animado, extrovertido, mulherengo e trabalhador.
Atributos e Especializações: Blefe 3 (+1 Charme), Conhecimento 3, Força 3 (+2 Ofício: Carpinteiro), Lábia 3 (+1 Barganha), Manejo 3, Percepção 3, Resistência 3 e Vontade 3 (+1 Determinação).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/2/0*/3, Mental 2/1/3/3 e Social 3/2/2/2. *Veste simples
Ataques: Martelo 3/4f e Charme ou Barganha 4/4s.
Virtudes: Atraente e Ofício: Carpinteiro Aprimorado.
Fraquezas: Lascivo e Obsessão (Seduzir Mulheres).
Histórico (Adulto): Veio de uma família de fazendeiros; mostrou-se talentoso para moldar maneira; foi adotado por um carpinteiro próximo que o ensinou a fazer navios e dragões de madeira; eventualmente é chamado para fazer restaurações por toda a cidade.
Posses: Ferramentas e Veste simples.

Engenheiro Minucioso
Reputação (Comandante): Elã 2, Recursos 3, Status 3.
Comportamento: Mau humorado, minucioso, observador, perspicaz e pessimista.
Atributos e Especializações: Blefe 3, Conhecimento 4 (+1 Profissão: Engenharia), Força 3, Inteligência 4 (+1 Jogo), Lábia 3, Liderança 3 (+1 Estratégia), Pontaria 2 (+2 Arma de Guerra), Resistência 3 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/3*/3, Mental 4/2/4/3 e Social 3/2/3/3. *Cota de malha
Ataques: Jogo 5/5m e Convencer 3/3s.
Virtudes: Autoridade (Comandante), Contatos (Soldados) e Ouvidos de Mercador.
Fraquezas: Covarde, Curiosidade, Decrepitude 2 (Furtividade e Manejo) e Preso a um juramento (Servir o Lorde).
Histórico (Meia Idade): Filho de carpinteiro; nasceu numa metrópole com construções de pedra; aprendeu a mexer com alavancas e roldanas ajudando o pai; foi cooptado por um engenheiro para construir proteções e armas de guerra para seu lorde; tornou-se um dos maiores construtores de todo o reino.
Posses: Bolsa de viagem (com mapas, pergaminhos e utensílios de escrita e cálculo), cota de malha, espada curta, lente de aumento e trompa.

GOVERNANTE

Burgomestre Corrupto
Reputação (Vassalo): Elã 1, Recursos 3, Status 3.
Comportamento: Bem intencionado, dissimulado, organizado, político e revanchista.
Atributos e Especializações: Agilidade 1, Blefe 4, Conhecimento 4, Força 1, Furtividade 3, Inteligência 4 (+1 Administração), Lábia 4, Ladinagem 1, Liderança 4, Manejo 1, Percepção 3 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 1/0/0*/2, Mental 4/2/4/3 e Social 4/2/3/4. *Veste simples
Ataques: Jogo 4/4m e Convencer 4/4s.
Virtudes: Alfabetizado, Afortunado, Autoridade (Burgomesntre), Contatos (Comerciantes) e Respeitado.
Fraquezas: Arrogância, Chantageado, Decrepitude 5 (Agilidade, Força, Ladinagem, Manejo e Pontaria), Delírio (Perseguição) e Segredo.
Histórico (Velho): Veio de uma ilustre família; viveu com luxo no começo; viu o pai destruir o patrimônio do avô; não herdou nada, sobrevivendo como contador do lorde; convenceu que seria mais útil na cidade que no castelo; começou desviar parte dos impostos; comprou de volta a casa em que nasceu.
Posses: Livro de anotações e veste simples.

Lorde Imponente
Reputação (Lorde): Elã 2, Recursos 5, Status 5.
Comportamento: Justo, observador, orgulhoso, receoso e sério.
Atributos e Especializações: Agilidade 3 (-1S*, +1 Montaria), Blefe 3, Conhecimento 3 (+1 Nobreza), Furtividade 1, Inteligência 3, Lábia 3, Ladinagem 1, Liderança 4, Manejo 4, Percepção 2 (+1 Ouvir), Resistência 3, Sobrevivência 3 e Vontade 3 (+1 Coragem).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/4*/3, Mental 3/2/3/3 e Social 3/2/5/4. *Peitoral de Metal
Ataques: Espada ou Lança 4/4f, Escudo 4/2f, Enganação ou Persuasão 3/3s e Carisma ou Imposição 4/4s.
Virtudes: Autoridade (Lorde), Calejado, Grito de Guerra e Inimigo Favorito (Povo Vizinho).
Fraquezas: Decrepitude 2 (Furtividade e Ladinagem), Dívida de Sangue (Lorde Vizinho), Marcado (Derrota), Preso a um Juramento (Servir o Monarca) e Vingativo.
Histórico (Meia Idade): Primogênito de um lorde bondoso; viu o pai ser morto pelo lorde de um povo vizinho em combate singular e teve o rosto marcado por desafiá-lo em seguida; sobreviveu e recuperou a honra de sua família; lutou outras batalhas para o seu rei; deixou seu exército ainda maior do que no tempo do pai; espera pacientemente a hora de se vingar.
Posses: Cavalo (palafrém), escudo, espada, joias, lança e peitoral de metal.

Regente Egoísta
Reputação (Monarca): Elã 3, Recursos 6, Status 6.
Comportamento: Austero, arrogante, egocêntrico, pensativo e pomposo.
Atributos e Especializações: Blefe 3, Conhecimento 3 (+1 Estudo, +1 Nobreza, +1 Mundo Conhecido), Inteligência 3 (+1 Jogo), Lábia 3, Liderança 5, Performance 3, Trato com Animais 3 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/2, Mental 3/2/3/3 e Social 3/2/6/5. *Roupa elegante
Ataques: Jogo 4/4m e Carisma ou Imposição 5/5s.
Virtudes: Autoridade (Monarca), Criação Privilegiada, Nêmesis (Tio) e Riqueza 6.
Fraquezas: Curiosidade, Decrepitude 1 (Pontaria), Delírio (Mania de Grandeza) e Terror (Traições).
Histórico (Adulto): Filho único de um sábio rei; foi criado para sucedê-lo; viveu muitos anos à sombra do pai; comandou algumas guerras para fazer seu próprio nome; retornou para ser coroado repentinamente.
Posses: Cavalo (único), cetro, coroa, joias e roupa elegante.

LADRÃO

Arrombador Hesitante
Reputação (Pária): Elã 1, Recursos 0, Status 1.
Comportamento: Cuidadoso, insubordinado, irresponsável, receoso e metódico.
Atributos e Especializações: Agilidade 4, Blefe 3 (+1 Enganação), Furtividade 4, Lábia 3 (+1 Obter Rumores), Ladinagem 4 (+1 Arrombamento) e Percepção 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 4/2/0*/2, Mental 2/1/2/2 e Social 3/2/1/2. *vestes simples
Ataques: Faca 2/2f e Barganha ou Blefe 4/4s.
Virtudes: Arrombamento Aprimorado, Contatos (Criminosos) e Mestre dos Atalhos.
Fraqueza: Contratantes (Líderes Criminosos).
Histórico (Adulto): Nasceu numa família miserável de uma metrópole; perdeu os parentes numa terrível guerra entre gangues; sobreviveu nas vielas de roubos e da camaradagem de outros criminosos; criou certa fama como arrombador à serviço desses bandidos.
Posses: Faca, peças de arrombamento e veste simples.

Bandido Agressivo
Reputação (Vassalo): Elã 2, Recursos 1, Status 1.
Comportamento: Calado, desequilibrado, mau encarado, rude e violento.
Atributos e Especializações: Agilidade 3, Blefe 3 (-2S Charme, +1 Enganação), Força 4, Furtividade 4, Lábia 2 (+1 Intimidação), Manejo 4 e Resistência 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/1*/3, Mental 2/1/2/2 e Social 2/1/1/2. *Veste de couro
Ataques: Briga 4/2f, Porrete 4/4f e Enganação 4/4s.
Virtudes: Ataque Súbito, Obediente (Contratante), Ouvidos de Mercador e Parceiro (Outro Bandido).
Fraquezas: Ameaçador, Contratante (Mercador) e Covarde.
Histórico (Adulto): Cresceu numa igreja que parecia um orfanato; fugiu para se juntar a uma gangue; sobreviveu a uma guerra entre grupos criminosos; trabalha como segurança para um mercador, mas faz qualquer coisa em troca de algumas moedas.
Posses: Veste de couro e porrete.

Vigarista Inescrupuloso
Reputação (Vassalo): Elã 2, Recursos 2, Status 1.
Comportamento: Abusado, dissimulado, oportunista, traiçoeiro e simpático.
Atributos e Especializações: Agilidade 4, Blefe 3 (+1 Enganaçã0), Força 1, Furtividade 4, Ladinagem 3 (+2 Furtar), Inteligência 3 (+1 Jogo), Liderança 3 (+1 Carisma), Manejo 3, Percepção 3 e Pontaria 1.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 4/2/1*/2, Mental 3/1/2/2 e Social 2/1/2/3. *Veste de couro
Ataques: Espada Curta 3/5f, Jogo 4/4m e Carisma ou Enganação 4/4s.
Virtudes: Acuidade e Aliados (Criminosos).
Fraquezas: Curiosidade, Decrepitude 2 (Força e Pontaria) e Péssima Reputação.
Histórico (Meia Idade): Filho de mercadores; viajou por vários lugares; abandonou sua família por causa de uma mulher; foi largado pela esposa, que desapareceu; vive bêbado e jogando sempre que pode.
Posses: Espada curta e veste de couro.

MAGO

Arquimago Moribundo
Reputação (Nobre): Elã 1, Recursos 4, Status 4.
Comportamento: Ardiloso, contido, falso, lento e negociador.
Atributos e Especializações: Agilidade 1, Blefe 4, Conhecimento 4 (+1 Arcano, +1 Avaliação, +1 Estudo, +1 Mundo Conhecido), Força 1, Furtividade 1, Inteligência 4 (+1 Jogo), Lábia 4, Ladinagem 1, Liderança 3, Manejo 1, Percepção 3 (-2S Ouvir), Pontaria 2 (+2 Raio), Resistência 1 e Vontade 4.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 1/1/0*/1, Mental 4/2/4/4 e Social 4/2/4/3. *Vestimenta de mago.
Ataques: Raio 4/6f, Jogo 5/5m e Convencer 4/4s.
Virtudes: Criação Privilegiada, Fonte de Conhecimento (Biblioteca), Poderes Arcanos 4 (Banimento, Contato Mental, Conjurar [Criatura], Imponência, Mover Objetos e Raio) e Protetor (Lorde).
Fraquezas: Decrepitude 6 (Agilidade, Força, Furtividade, Ladinagem, Manejo, e Resistência), Dores no Corpo, Laço Afetivo (Dependente), Ouvido Ruim e Piedoso.
Histórico (Velho): Foi aprendiz do maior arquimago que já existiu; aprendeu o máximo que conseguiu com ele até sua morte; viajou o mundo para conhecer tudo o que aprendeu nos livros; teve um papel importante numa grande guerra; enfrentou o homem que sucedeu seu mestre e o venceu; voltou para a torre que viveu na infância, desta vez como dono, para ensinar tudo o que sabe para um novo aprendiz.
Posses: Cajado, cinto com diversos bolsos, diversos amuletos, vestimenta de mago e punhal.

Conjurador Insano
Reputação (Pária): Elã 2, Recursos 3, Status 3.
Comportamento: Confiante, desequilibrado, insidioso, manipulável e perturbado.
Atributos e Especializações: Blefe 3, Conhecimento 3 (+1 Arcano), Inteligência 3 (+1 Jogo), Liderança 4 (+1 Imposição), Percepção 4 (-2S Atenção) e Vontade 4.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/2, Mental 3/2/3/4 e Social 2/1/3/4. * Vestimenta de mago
Ataques: Jogo 4/4m, Imposição 5/5s e Carisma 4/4s
Virtudes: Mentor (Extraplanar), Poderes Mágicos 2 (Conjurar [Criatura], Dominação, Ilusão e Imponência) e Sensibilidade.
Fraquezas: Atormentado, Delírio (Melancólico) e Mundo Imaginário.
Histórico (Adulto): Sempre foi perturbado por pesadelos; teve um amigo imaginário que o ajudou a despertar seu poder; ficou louco quando entendeu como funcionam outros planos de existência; trava uma guerra invisível contra criaturas de outros mundos.
Posse: Vestimenta de mago.

Necromante Mórbido
Reputação (Pária): Elã 1, Recursos 0, Status 0.
Comportamento: Ambicioso, detestável, compulsivo, manipulador e perverso.
Atributos e Especializações: Agilidade 1, Blefe 4, Conhecimento 4, Cura 4, Força 1, Inteligência 4, Lábia 3, Ladinagem 1, Liderança 3 (+1 Imposição), Pontaria 1 e Vontade 5.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/2, Mental 4/2/4/5 e Social 3/2/0/3. *Vestimenta de mago
Ataques: Jogo 4/4m e Enganação ou Imposição 4/4s.
Virtudes: Poderes Necromânticos 3 (Assombração, Causar Medo, Manipular Sombras, Necromancia e Silêncio) e Refúgio.
Fraquezas: Decrepitude 4 (Agilidade, Força, Ladinagem e Pontaria), Lento, Mundo Imaginário, Procurado (Igreja Vizinha) e Segredo.
Histórico (Velho): Sobreviveu a diversos massacres; viveu com diversas famílias, todas com destinos terríveis; foi adotado por um mago que ensinou parte do verdadeiro poder; sacrificou o próprio mentor para ter acesso à arte necromântica; encontrou um refúgio onde pode fazer suas experiências; adotou um ajudante, pois jamais teve coragem de ensinar sua arte.
Posses: Símbolos sagrados de diversas devoções, faca e vestimenta de mago.

MARUJO

Capitão Admirado
Reputação (Comandante): Elã 1, Recursos 4, Status 4.
Comportamento: Confiante, debochado, justo, orgulhoso e severo.
Atributos e Especializações: Agilidade 4, Blefe 3, Conhecimento 4, Furtividade 1, Inteligência 3 (+1 Jogo), Lábia 3, Ladinagem 1, Liderança 4 (+1 Comando), Manejo 3 (+1 Uma Mão), Percepção 2 (+2 Observar), Pontaria 1 e Resistência 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/1*/3, Mental 3/2/4/2 e Social 3/2/4/4. *Veste de couro
Ataques: Espada Estreita 4/4f, Jogo 4/4m e Carisma ou Imposição 4/4s .
Virtudes: Acuidade, Autoridade (Capitão), Calejado, Lacaios (Marujos) e Motivar Aliado.
Fraquezas: Decrepitude 3 (Furtividade, Ladinagem e Pontaria), Dívida de Sangue (Nêmesis), Procurado (Povo Vizinho) e Nêmesis (Capitão Inimigo).
Histórico (Meia Idade): Nasceu em uma família de marujos, justamente dentro de um barco; passou apenas os primeiros dez anos de vida em terra firme; teve muitos irmãos por perto nas tripulações em que trabalhou; destacou-se por sua voz de comando em combate; substituiu o antigo capitão por unanimidade.
Posses: Amuleto, espada estreita, luneta, manto de capitão e veste de couro.

Contramestre Pragmático
Reputação (Vassalo): Elã 1, Recursos 2, Status 3.
Comportamento: Comprometido, cuidadoso, impaciente, mau humorado e perspicaz.
Atributos e Especializações: Agilidade 2 (+2 Equilíbrio), Blefe 3 (+1 Enganação), Conhecimento 4 (+1 Profissão: Contramestre), Inteligência 3, Lábia 3 (+1 Obter Rumores), Liderança 3 (+1 Imposição), Manejo 3 (+1 Uma Mão), Percepção 3 (+1 Atenção), Resistência 3 e Sobrevivência 2 (+2 Orientação).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/3, Mental 2/2/4/2 e Social 3/2/2/3. *Veste simples
Ataques: Espada 4/4f, Jogo 3/3m e Enganação ou Imposição ou Persuasão 4/4s.
Virtudes: Contatos (Marujos) e Respeitado.
Fraquezas: Decrepitude 4 (Força, Furtividade, Ladinagem e Pontaria), Lentidão e Preso a um Juramento (Lealdade ao Capitão).
Histórico (Velho): Viveu toda a infância numa cidade portuária; entrou ainda criança em sua primeira tripulação; trocou bastante de navios e capitães; acompanhava tanto os navegadores que acabou se tornando um; tornou-se contramestre a convite do dono anterior do cargo; conquistou a confiança da tripulação.
Posses: Espada e veste simples.

Pirata covarde
Reputação (Pária): Elã 2, Recursos 0, Status 0.
Comportamento: Abusado, desconfiado, egoísta, falso e oportunista.
Atributos e Especializações: Agilidade 4, Blefe 3 (+1 Enganação), Conhecimento 2, Cura 2 (+1 Tratar Ferimentos), Força 3 (+1 Escalar), Furtividade 3, Lábia 3, Manejo 3 (+1 Uma Mão), Percepção 2 (+1 Observar), Resistência 3 e Sobrevivência 3 (+1 Fortitude).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 4/2/0*/3, Mental 2/1/2/2 e Social 3/2/2/2. *Veste simples
Ataques: Adaga 4/1f, Espada 4/5f e Charme ou Enganação ou Persuasão 3/3s.
Virtudes: Ataque Furtivo, Equilíbrio Aprimorado e Ouvidos de Mercador.
Fraquezas: Covarde e Delírio (Perseguição).
Histórico (Adulto): Órfão de uma cidade portuária; foi batedor de carteiras; até que precisou fugir numa embarcação para não ser preso; juntou-se à tripulação de um navio pirata que precisava de novos marujos.
Posses: Espada e veste simples.

MERCENÁRIO

Capanga Desprezível
Reputação (Vassalo): Elã 2, Recursos 2, Status 1.
Comportamento: Ambicioso, arruaceiro, intimidador, violento e vira casaca.
Atributos e Especializações: Agilidade 3, Blefe 3, Força 4, Furtividade 3 (+1 Seguir), Lábia 2 (+1 Intimidação), Ladinagem 3, Manejo 3 (+1 Uma Mão) e Resistência 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/0*/3, Mental 2/1/2/2 e Social 2/1/1/2. *Veste simples
Ataques: Porrete 4/4f e Jogo 2/2m.
Virtudes: Briga Aprimorada, Obediente (Contratante) e Péssima Reputação.
Fraquezas: Contratante (Mercador) e Má Fama.
Histórico (Adulto): Filho de miseráveis; criado por uma gangue de ladrões, com quem aprendeu a sobreviver a qualquer custo; ganhou corpo e foi contratado por um mercador que sempre soube de sua falta de escrúpulos; vive recompensas por cometer atrocidades contra os inimigos deste contratante.
Posses: Porrete e veste simples.

Lança de Aluguel
Reputação (Guerreiro): Elã 1, Recursos 1, Status 2.
Comportamento: Atento, humilde, honrado, indiferente e orgulhoso.
Atributos e Especializações: Agilidade 3 (-1S*, +1 Montaria), Blefe 2 (-2S Enganação), Força 4, Lábia 3, Manejo 4 (+1 Lança Montada), Resistência 4, Sobrevivência 3 e Vontade 2 (+1 Coragem).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/4*/4, Mental 2/1/2/2 e Social 3/2/2/2. *Peitoral de metal
Ataques: Lança Montada 5/6f, Maça 4/6f, Escudo 4/4f (Def +1) e Barganha ou Persuasão 3/3s.
Virtudes: Autoridade (Cavaleiro), Companheiro Animal (Cavalo), Duro de Matar e Versatilidade.
Fraquezas: Mau Mentiroso e Pobreza.
Histórico (Adulto): Filho do meio de um lorde falido; tornou-se escudeiro de um conhecido cavaleiro itinerante; abandonou os vínculos familiares e negou ajuda quando solicitado; nomeado cavaleiro, tomou um escudeiro como um dia fizeram consigo.
Posses: Cavalo (regular), escudo, lança montada, maça e peitoral de metal.

Mercenário Ambicioso
Reputação (Guerreiro): Elã 1, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Ambicioso, insensível, oportunista, paciente e violento.
Atributos e Especializações: Agilidade 4, Blefe 3 (+2 Enganação), Força 3, Furtividade 3, Inteligência 3, Lábia 3, Ladinagem 1, Manejo 3 (+2 Uma Mão), Percepção 3, Pontaria 1, Resistência 3 e Sobrevivência 3 (+1 Rastrear).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/1*/3, Mental 3/2/2/2 e Social 3/2/2/2. *Veste de couro
Ataques: Espada Curta 5/4f (Def +1), Jogo 3/3m e Enganação 5/5s.
Virtudes: Acuidade, Estilo de Combate (Duas Espadas Curtas) e Rastrear Aprimorado.
Fraquezas: Decrepitude 2 (Ladinagem e Pontaria), Delírio (Melancólico) e Procurado (Antigo Lorde).
Histórico (Meia Idade): Agregado de uma família de mercadores; traiu o pai adotivo com um bando de criminosos; juntou-se a um exército para esquecer o passado; desertou por se considerar bom demais para seu senhor; passou a vender suas habilidades para as companhias de mercenários.
Posses: Duas espadas curtas, mochila de suprimentos para viagem e veste de couro.

PALADINO

Cruzado Zeloso
Reputação (Nobre): Elã 1, Recursos 4, Status 4.
Comportamento: Leal, frio, reservado, severo e truculento.
Atributos e Especializações: Agilidade 4 (-1S*), Cura 3, Força 4, Manejo 4, Resistência 4 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 4/2/4*/4, Mental 2/1/2/3 e Social 2/1/2/4. *Cota de malha pesada
Ataques: Espada 4/6f, Escudo 4/4f (Def +1), Montante 4/8f, Jogo 2/2m e Convencer 2/2s.
Virtudes: Duro de Matar, Fanático, Fúria Religiosa e Obediente (Autoridades da Cruzada).
Fraquezas: Preso a um Juramento (Servir à Cruzada) e Sanguinário.
Histórico (Adulto): Apesar de ser o segundo filho, sempre foi maior e mais forte; para evitar a competição entre os irmãos, o lorde o mandou para servir à Devoção; após um treinamento severo num mosteiro, foi mandado para as linhas de frente; hoje seu nome é conhecido entre os irmãos de armas.
Posses: Cavalo (regular), cota de malha pesada, escudo, espada, montante e símbolo sagrado.

Hospitalário Dedicado
Reputação (Sacerdote): Elã 2, Recursos 3, Status 3.
Comportamento: Casto, humilde, piedoso, prestativo e rigoroso.
Atributos e Especializações: Agilidade 3, Conhecimento 3 (+1 Religião), Cura 3 (+1 Tratar Ferimentos), Ladinagem 1, Liderança 3 (+1 Imposição), Força 3, Furtividade 1, Manejo 4, Percepção 2 (+1 Atenção), Pontaria 1, Resistência 3 e Vontade 4.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/3*/3, Mental 2/1/2/4 e Social 2/1/3/3. *Cota de malha
Ataques: Espada ou Lança 4/5f, Escudo 4/3f (Def +1), Imposição 4/4s e Convencer 2/2s.
Virtudes: Fanático, Proteção Divina, Senso do Dever e Ungido (Hospitalário).
Fraquezas: Decrepitude 3 (Ladinagem, Furtividade e Pontaria).
Histórico (Meia Idade): Quarto na linha de sucessão de um lorde; jamais teve a ambição de governar; foi de bom grado servir sua Devoção onde mais se precisava dele; abraçou o sacerdócio; foi enviado para coordenar hospitais para batalhas em zonas de conflito.
Posses: Bolsa de cura (com ervas, ataduras, etc.), cota de malha, escudo, espada, lança e símbolo sagrado.

Templário Arrogante
Reputação (Sacerdote): Elã 3, Recursos 3, Status 3.
Comportamento: Desconfiado, devoto, invejoso, manipulável e temerário.
Atributos e Especializações: Agilidade 3 (-1S*), Conhecimento 2 (+1 Religião), Cura 3, Força 4, Ladinagem 1, Manejo 4 (+1 Uma Mão), Percepção 3 (-2S Atençã0, +1 Ouvir) e Resistência 4.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/4*/4, Mental 2/1/2/2 e Social 2/1/3/2. *Peitoral de Metal
Ataques: Espada ou Lança 5/6f, Escudo 4/4f (Def +1) e Convencer 2/2s.
Virtudes: Bravura, Estilo de Combate (Espada e Escudo), Fúria Religiosa, Proteção Divina e Ungido (Templário).
Fraquezas: Atormentado, Decrepitude 1 (Ladinagem) e Delírio (Influência Divina).
Histórico (Adulto): Filho bastardo de um comandante bastante religioso; cresceu para se tornar um soldado; participou de algumas batalhas que o deixaram transtornado por muitos anos; abraçou o sacerdócio e fugiu do horror das linhas de frente para proteger o grande templo da capital.
Posses: Escudo, espada, lança, peitoral de metal e símbolo sagrado.

PROTEGIDO

Cortesã Manipuladora
Reputação (Vassalo): Elã 2, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Cruel, dissimulada, insidiosa, oportunista e submissa.
Atributos e Especializações: Blefe 4, Conhecimento 3, Inteligência 3, Lábia 3, Percepção 3, Performance 3 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/2, Mental 3/2/3/3 e Social 3/2/2/2. *Roupa elegante
Ataques: Jogo 3/3m e Charme ou Enganação 4/4s.
Virtudes: Atraente, Charme Aprimorado e Protetor (Lorde).
Fraqueza: Delírio (Perseguição).
Histórico (Jovem): Filha de criados, cresceu cercada de luxos junto das filhas do lorde; descobriu cedo a manipular com suas mentiras para conseguir o que deseja; tomou um cavaleiro como amante em segredo.
Posse: Roupa elegante.

Herdeiro Promissor
Reputação (Nobre): Elã 2, Recursos 4, Status 4.
Comportamento: Animado, esforçado, justo, inocente e orgulhoso.
Atributos e Especializações: Agilidade 3, Conhecimento 3 (+1 Estudo), Força 3, Inteligência 3, Lábia 3, Liderança 3, Manejo 3 e Trato com Animais 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/4*/2, Mental 3/2/3/2 e Social 3/1/4/3. *Cota de malha
Ataques: Espada ou Lança 3/5f, Escudo 3/3f (Def +1), Jogo 3/3m e Carisma ou Persuasão 3/3s.
Virtude: Carismático, Estilo de Combate (Espada e Escudo) e Companheiro Animal (Cavalo).
Fraqueza: Curiosidade.
Histórico (Jovem): Primogênito e único filho homem de um lorde; sempre foi esperto e atlético; não teme o peso da responsabilidade, mas se esforça para estar à altura do poder que será herdado do pai.
Posses: Cavalo (palafrém), cota de malha, escudo, espada, joia e lança.

Esposa Audaciosa
Reputação (Nobre): Elã 3, Recursos 4, Status 4.
Comportamento: Elegante, equilibrada, extrovertida, observadora e sarcástica.
Atributos e Especializações: Blefe 4, Conhecimento 3, Inteligência 3, Lábia 4, Liderança 4, Performance 3 e Trato com Animais 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/2, Mental 3/2/2/2 e Social 4/2/4/4. *Roupa elegante
Ataques: Jogo 3/3m e Convencer 4/4s.
Virtude: Séquito (Criadas).
Fraqueza: Laço Afetivo (Dependente).
Histórico (Adulta): Filha de um lorde bastante temido; foi prometida ainda nova para se casar com o filho de um lorde vizinho; teve a sorte de ter um marido justo e paciente com seu pai; cumpriu seu dever ao dar um filho homem para herdar todas aquelas terras.
Posses: Joias e roupa elegante.

RANGER

Andarilho Viajado
Reputação (Guerreiro): Elã 2, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Calado, desconfiado, fechado, generoso e sério.
Atributos e Especializações: Agilidade 3, Conhecimento 3 (+1 Mundo Conhecido), Cura 3 (+1 Tratar Males), Força 3, Furtividade 3 (+1 Esconder), Manejo 3 (+1 Uma Mão), Pontaria 2 (+2 Arco), Sobrevivência 4 e Trato com Animais 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/1*/2, Mental 2/1/3/2 e Social 2/1/2/2. *Veste de Couro
Ataques: Arco Superior 4/4f, Espada Curta 4/4f (Def +1), Jogo 2/2m e Convencer 2/2s.
Virtudes: Estilo de Combate (Duas Espadas Curtas), Mestre dos Atalhos e Sobrevivência Aprimorada.
Fraquezas: Decrepitude 3 (Furtividade e Ladinagem), Odiado e Segredo (Origem).
Histórico (Meia Idade): Filho de uma nobre linhagem, destruída muitos anos antes de seu nascimento; foi criado por soldados e cavaleiros que o protegiam; viajou muito e conheceu muitos lugares; acompanhou exércitos aliados em suas guerras; com o tempo foi esquecido por quase todos.
Posses: Arco longo superior com 20 flechas, amuletos, cajado, capa, duas espadas curtas, mochila de viagem (cheia de suprimentos) e veste de couro.

Batedor Cauteloso
Reputação (Guerreiro): Elã 3, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Agitado, curioso, oportunista, rude e simplório.
Atributos e Especializações: Agilidade 3 (+1 Montaria), Furtividade 3 (+1 Esconder), Manejo 3, Percepção 2 (+2 Observar), Pontaria 3 (+1 Arco), Sobrevivência 3 (+1 Orientação), Trato com Animais 3 e Vontade 2 (+1 Coragem).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/1*/2, Mental 2/1/2/2 e Social 2/1/2/2. *Veste de Couro
Ataques: Arco 4/3f, Lança 3/5f, Escudo 3/2f (Def +1) e Convencer 2/2s.
Virtudes: Companheiro Animal (Cão) e Furtividade e Observar Aprimorados.
Fraqueza: Inocente.
Histórico (Jovem): Nasceu num vilarejo próximo à fronteira; saía muito para caçar com o pai; juntou-se às tropas locais como batedor e infiltrador, para colocar em prática tudo o que aprendeu com ele.
Posses: Arco longo com 20 flechas, cavalo (regular), cão, escudo, lança e veste de couro.

Rastreador Incansável
Reputação (Guerreiro): Elã 2, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Animado, determinado, falante, humilde e supersticioso.
Atributos e Especializações: Agilidade 3, Conhecimento 3 (+1 Religião), Cura 3, Força 3, Percepção 4, Pontaria 3 (+1 Arco Longo) e Sobrevivência 4 (+1 Rastrear).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/1/1*/2, Mental 2/1/3/2 e Social 2/1/2/2. *Veste de Couro
Ataques: Arco Longo 4/5f, Faca 2/1f , Jogo 2/2m e Convencer 2/2s.
Virtude: Estilo de Combate (Arco Longo) e Rastrear Aprimorado.
Fraqueza: Preso a um Juramento (Servir sua Devoção).
Histórico (Adulto): Criado num refúgio druídico; aprendeu cedo o segredo do arco e dos rastros; por anos foi vigia e protetor do refúgio, mesmo sem jamais tê-lo conhecido; foi liberado para seguir seu caminho pelo mundo, desde que sirva todo druida que encontre pelo caminho.
Posses: Arco longo com 20 flechas, capa, faca, mochila de viagem (cheia de suprimentos) e veste de couro.

SERVIÇAL

Atendente Resignada
Reputação (Vassalo): Elã 2, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Atarefada, humilde, inquieta, orgulhosa e trabalhadora.
Atributos e Especializações: Agilidade 2 (+2 Equilíbrio), Blefe 3 (+1 Charme), Cura 3, Lábia 3 (+1 Barganha), Percepção 3, Resistência 3, Trato com Animais 3 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/3, Mental 1/2/2/3 e Social 3/2/2/2. *Veste simples
Ataques: Barganha ou Charme 4/4s.
Virtudes: Obediente (Pais) e Ouvidos de Mercador.
Histórico (Jovem): Filha de estalajadeiros; desde nova ajudou a família servindo os visitantes; percebeu que já chegou numa idade em que os olhares e abusos se tornam excessivos e ainda não sabe como se defender.
Posses: Veste simples.

Senescal Exigente
Reputação (Vassalo): Elã 1, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Controlador, educado, exigente, preconceituoso e observador.
Atributos e Especializações: Blefe 3 (+1 Enganação), Conhecimento 3 (+1 Nobreza), Furtividade 3, Lábia 3 (+1 Diplomacia), Liderança 3 (+1 Comando), Percepção 3 (+1 Ouvir), Performance 3 e Vontade 3 (+1 Determinação).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/, Mental 2/1/3/3 e Social 3/2/2/3. *Roupa elegante
Ataques: Barganha ou Enganação ou 4/4s.
Virtudes: Ajudante Valioso (Pajem), Autoridade (Senescal) e Diplomacia Aprimorada.
Fraqueza: Arrogância.
Histórico (Adulto): Adotado por uma esposa nobre num orfanato; foi criado entre os bastardos no luxo da corte, onde aprendeu a rotina do dia a dia e das festas; destacou-se como ajudante do antigo senescal; até o dia que o substituiu após o seu falecimento.
Posse: Roupa elegante.

Servo Medroso
Reputação (Vassalo): Elã 2, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Acanhado, esforçado, ignorante, simplório e temeroso.
Atributos e Especializações: Blefe 3, Cura 3, Força 3 (+1 Ofício), Furtividade 3, Lábia 3, Percepção 3, Performance 2 (+1 Dança), Resistência 3 e Trato com Animais 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0*/3, Mental 2/1/2/2 e Social 2/1/2/2. *Veste Simples
Ataques: Barganha ou Enganação 3/3s.
Virtudes: Aparência Comum e Ofício Aprimorado.
Fraqueza: Limitado.
Histórico (Adulto): Filho de fazendeiros; aprendeu ainda pequeno a cuidar da terra; tinha uma tia que trabalhava na torre do lorde local, e ocasionalmente ia visitá-l0; foi descoberto pela governanta dos criados, que o chamou para trabalhar ali.
Posses: Veste simples.

SALTIMBANCO

Músico Talentoso
Reputação (Artista): Elã 2, Recursos 1, Status 1.
Comportamento: Atencioso, inocente, preguiçoso, simpático e talentoso.
Atributos e Especializações: Agilidade 3, Blefe 3, Conhecimento 2 (+1 Mundo Conhecido), Furtividade 3 (+1 Esconder), Lábia 3, Percepção 4, Performance 4 (+1 Tocar [Instrumento]) e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/1/0*/2, Mental 2/1/3/2 e Social 3/2/1/2. *Veste simples
Ataques: Charme ou Enganação ou Persuasão 3/3s.
Virtudes: Inofensivo, Performance Aprimorada e Prontidão.
Fraqueza: Piedoso.
Histórico (Jovem): Filho de aldeões, desde pequeno sempre gostou de música; aprendeu a tocar antes de andar; fugiu de casa porque era franzino e apanhava dos outros garotos, mas também porque desejava se juntar a um grupo de saltimbancos.
Posses: Faca, instrumento musical e veste simples.

Dançarina Hipnotizante
Reputação (Artista): Elã 2, Recursos 1, Status 1.
Comportamento: Audaciosa, desafiadora, imponente, inconstante e manipuladora.
Atributos e Especializações: Agilidade 3, Blefe 3 (+1 Charme), Conhecimento 2 (+1 Mundo Conhecido), Furtividade 3, Lábia 3, Ladinagem 3, Performance 4 (+1 Dança) e Sobrevivência 2 (+1 Forragem).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/0*/2, Mental 2/1/2/2 e Social 3/2/1/2. *Veste colorida
Ataques: Charme 4/4s e Enganação ou Persuasão 3/3s.
Virtudes: Carismática, Atraente e Dança Aprimorada.
Fraqueza: Terror (Ataques Surpresa).
Histórico (Jovem): Nasceu numa carroça de saltimbanco; nunca ficou mais que duas estações num mesmo lugar; convenceu os pais a dançar nas apresentações de seu grupo de músicos.
Posses: Veste colorida.

Malabarista Sorridente
Reputação (Artista): Elã 2, Recursos 1, Status 1.
Comportamento: Atencioso, dissimulado, precavido, oportunista e sedutor
Atributos e Especializações: Agilidade 4 (+1 Evasão), Blefe 3, Força 3 (+1 Saltar), Lábia 3, Furtividade 3, Inteligência 2 (+1 Jogo), Manejo 2 (+1 Uma Mão), Percepção 3 e Performance 3 (+2 Atuação: Malabarismo).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 4/2/0*/2, Mental 2/1/2/2 e Social 3/2/1/2. *Veste colorida
Ataques: Espada Curta 3/4f, Jogo 3/3m e Charme ou Enganação 3/3s.
Virtudes: Esquiva Acrobática e Evasão Aprimorada.
Fraqueza: Lascivo.
Histórico (Adulto): Veio de uma terra distante, com uma família que fugia da escravidão; foi vendido para um grupo de saltimbancos, que o criou para trabalhar nas apresentações; abandonou sua trupe para se apresentar com outros grupos; voltou para o grupo original, pois sentia falta deles como se fossem do seu mesmo sangue.
Posses: Bolinhas, Espada curta (oculta), malabares e veste colorida.

SELVAGEM

Bárbaro Feroz
Reputação (Pária): Elã 1, Recursos 0, Status 0.
Comportamento: Abusado, covarde, rude, supersticioso e truculento.
Atributos e Especializações: Agilidade 3, Força 3, Furtividade 3 (+1 Esgueirar), Manejo 3 (+1 Uma Mão), Percepção 3 (+1 Atenção), Pontaria 2 (+1 Arremesso), Resistência 3 (+1 Fortitude), Sobrevivência 3 (+1 Forragem) e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/1*/3, Mental 2/1/2/3 e Social 2/1/0/2. *Veste de couro
Ataque: Machado 4/6f e Convencer 2/2s.
Virtudes: Especialização com Machado, Farejar e Terreno Favorito (Colina).
Fraqueza: Odiado (Povo Civilizado).
Histórico (Adulto): Nasceu num vilarejo selvagem; foi criado numa sociedade muito violenta, onde quebrou o nariz duas vezes; defendeu bravamente um ataque de outra tribo; conquistou um lugar importante entre os homens da tribo.
Posses: Machado e veste de couro.

Berzerker Temerário
Reputação (Guerreiro): Elã 2, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Fechado, insensível, orgulhoso, temerário e violento.
Atributos e Especializações: Agilidade 4 (-1S*), Força 5, Ladinagem 1, Manejo 4 (+1 Uma Mão), Percepção 2 (+1 Atenção), Pontaria 1, Resistência 4, Sobrevivência 3 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 4/2/2*/4, Mental 2/1/2/3 e Social 2/1/2/2. *Manto de Peles
Ataques: Machado de Batalha 5/7f, Escudo 4/5f (Def +1) e Espada Curta 5/6f.
Virtudes: Estilo de Combate (Machado e Escudo), Duro de Matar e Fúria.
Fraquezas: Arrogância, Decrepitude 2 (Ladinagem e Pontaria), Mundo Imaginário e Sanguinário.
Histórico (Meia Idade): Foi roubado num saque por um selvagem para dar à esposa que não conseguia ter filhos; sempre admirou muito o pai adotivo, mesmo quando o sentimento não era recíproco; participou de diversas batalhas; ficou enlouquecido após ser envenenado por um feiticeiro; agora acredita em Deuses, fadas e criaturas mágicas.
Posses: Amuleto, escudo, machado de batalha e manto de peles.

Saqueador Truculento
Reputação (Pária): Elã 2, Recursos 0, Status 0.
Comportamento: Cruel, desprezível, egoísta, irritado e oportunista.
Atributos e Especializações: Agilidade 3 (+1 Evasão), Blefe 3, Força 3 (+1 Correr), Furtividade 3 (+1 Esgueirar), Manejo 3, Percepção 3, Pontaria 3, Resistência 3 e Sobrevivência 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/1*/3, Mental 2/1/2/2 e Social 2/1/0/2. *Veste de couro
Ataques: Machado 3/5f e Arremessar Pedras 3/1f.
Virtude: Esgueirar Aprimorado e Estudar Oponente.
Fraqueza: Vingativo.
Histórico (Adulto): Desde que nasceu, sempre esteve faminto; cresceu numa comunidade isolada próxima às terras dos selvagens; fugiu de casa para se juntar aos bandidos que depois saquearam sua antiga morada com a sua ajuda; junto de seus companheiros tornou-se ainda mais cruel e implacável.
Posses: Machado e veste de couro.

SOLDADO

Guarda Pessoal
Reputação (Guerreiro): Elã 1, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Disciplinado, ignorante, orgulhoso, silencioso e truculento.
Atributos e Especializações: Agilidade 3 (-1S*, +2 Evasão), Conhecimento 2 (+1 Mundo Conhecido), Furtividade 2 (+1 Esconder), Força 4, Manejo 4 (+1 Uma Mão), Percepção 3 (+1 Atenção) e Resistência 4.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/4*/4, Mental 2/1/2/2 e Social 2/1/2/2. *Peitoral de metal
Ataques: Espada ou Lança 5/6f, Escudo Pesado 4/4f (Def +2) e Convencer 2/2s.
Virtudes: Estilo de Combate (Lança e Escudo), Obediente (Lorde) e Senso de Dever.
Fraqueza: Preso a Um Juramento (Servir o Lorde).
Histórico (Adulto): Filho de vassalos; preferia os jogos de lutas com os outros garotos à companhia do pai; abandonou a família para servir ao lorde; provou seu valor diversas vezes em confrontos violentos.
Posses: Capa, corda com gancho, escudo, espada, lança e peitoral de metal.

Lanceiro Regular
Reputação (Guerreiro): Elã 2, Recursos 2, Status 2.
Comportamento: Ignorante, paciente, simplório, solícito e teimoso.
Atributos e Especializações: Agilidade 3, Blefe 3, Cura 3, Força 3, Furtividade 2, Lábia 3 (+1 Obter Rumores), Manejo 4, Percepção 3, Resistência 3 e Sobrevivência 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/1*/2, Mental 2/1/2/2 e Social 2/1/2/2. *Veste de couro
Ataques: Espada ou Lança 4/4f, Escudo 4/2f (Def +1) e Enganação 3/3s.
Virtudes: Contatos (Lanceiros) e Inimigo Favorito (Povo Rival).
Fraqueza: Obsessão (Jogos de Azar).
Histórico (Adulto): Veio de uma família numerosa e pobre; fez de tudo para ser aceito como lanceiro; tem se esforçado para ser valioso; tornou-se insensível aos horrores da guerra depois de alguns anos.
Posses: Adaga, escudo, espada, lança e veste de couro.

Veterano Calejado
Reputação (Comandante): Elã 1, Recursos 3, Status 3.
Comportamento: Corajoso, equilibrado, implacável, soberbo e vingativo.
Atributos e Especializações: Agilidade 3 (+1 Montaria), Blefe 3 (+1 Enganação), Conhecimento 3 (+1 Mundo Conhecido), Furtividade 2 (+1 Esgueirar), Inteligência 3 (+1 Raciocínio), Lábia 3 (+1 Persuasão), Liderança 3 (+1 Comando), Manejo 4, Pontaria 1 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/1*/2, Mental 3/2/3/3 e Social 3/2/3/3. *Veste de Couro
Ataques: Espada ou Lança 4/4f, Escudo 4/2f (Def +1) e Comando ou Enganação ou Persuasão 4/4s.
Virtude: Admirado (Guerreiros) e Autoridade (Comandante).
Fraqueza: Decrepitude 2 (Força e Pontaria).
Histórico (Meia Idade): Nasceu numa caravana que seguia um exército; cresceu entre soldados; teve de se provar bastante cedo em batalha; sempre foi temido e admirado pelos companheiros; substituiu o antigo comandante com a aprovação de sua tropa.
Posses: Amuleto, capa, escudo, espada, lança, trompa e veste de couro.

Pelo site da New Order Editora é possível comprar o livro Crônicas RPG.

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