Centros Populacionais

_Comunidades

Na Idade Média a população vive predominantemente nos campos. O temor pela falta de comida, pestes, ladrões e abusos de autoridades dificulta o êxodo.

Os Recursos de todo personagem é limitado pelo teto da maior comunidade em sua Morada:Acampamento 2, Povoado 3, Aldeia 4, Vila 4, Cidade 5, Metrópole 6. Quando o jogador solicitar algum produto ou serviço, o narrador deve considerar a comunidade e as características locais para dizer se é possível conseguir.

Teodric ap Mornach é o nobre herdeiro de uma tribo isolada, e teria direito a Recursos 4 se não vivesse no distante e semiprimitivo Povoado de Caer Cadan, que tem como teto Recursos 3. Teodric gostaria de adquirir uma cota de malha (Custo 3), mas como Caer Cadan não tem fartura de metais, o que tem à sua disposição é uma armadura de couro ou manto de peles.

As comunidades, ou centro populacionais, dividem-se em seis estágios evolutivos: Acampamento, Povoado, Aldeia, Vila, Cidade e Metrópole.

Acampamento (20 a 80 habitantes): Geralmente são pequenos grupos de famílias em busca de terras melhores ou postos de vigília de fronteira. Mesmo quando estão bem instalados é comum que mantenham meios disponíveis para retiradas às pressas, a fim de evitar confrontos com bandidos ou lanceiros inimigos. Milícia: Até 60 soldados.

Comunidade_Acampamento

 

Povoado (81 a 400 habitantes): Comunidades assim são fáceis de serem encontradas, mas se elas não estiverem em alguma rota de comércio é provável que seus moradores sejam territorialistas e evitem o contato com o mundo exterior. Quando grandes exércitos passam perto destes domínios eles precisam pedir a autorização de seus lordes se forem leais a um mesmo patrono. Milícia: 60 a 100 soldados.

Comunidade_Povoado

 

Aldeia (401 a 900 habitantes): Povoados que passam por muitos anos de crescimento político e econômico tornam-se alvos de migrações e novas oportunidades comerciais, mas também do interesse de invasores e lordes rivais. Para garantir sua proteção, a partir deste estágio as paliçadas tendem a ser trocadas por muros, mas após este estágio de crescimento, a segurança e o conforto podem ficar comprometidos pela superpopulação. Milícia: 100 a 300 soldados.

Comunidade_Aldeia

 

Vila (901 a 5.000 habitantes): É o tamanho ideal para uma comunidade saudável: grande o bastante para se proteger de um exército inimigo, mas não o bastante para que o cheiro da própria imundice torne o ar desagradável por todo lado, como ocorre nos estágios acima. Suas construções costumam ser feitas de pedra e ardósia nas colinas rochosas ou madeira e sapê nas terras mais arborizadas. Milícia: 300 a 450 soldados.

Comunidade_Vila

 

Cidade (5.001 a 25.000 habitantes): Para se tornar uma cidade não basta que a vila seja próspera, é preciso estar num ponto estratégico valorizado, ter uma estrutura organizacional para garantir a distribuição de comida e bebida, assim como um escoamento ao menos razoável de dejetos. Milícia: 450 a 500 soldados.

Comunidade_Cidade

 

Metrópole (25.000+ habitantes): Apenas as civilizações dotadas de um bom conhecimento de engenharia e administração podem construir e manter estes gigantescos centros urbanos. Apesar de todos os cuidados tomados pelos patronos, parece impossível evitar que sejam tomados por miseráveis, ladrões, oportunistas e outros males indesejáveis, como as pestes que se espalham fácil. Milícia: 500 ou mais soldados.

Comunidade_Metrópole

One Comment

on “Centros Populacionais
One Comment on “Centros Populacionais
  1. Cara, definitivamente adorei esse post! Apesar de adorar o estilo Medieval para RPG, eu nunca consigo narrar, apenas jogá-los… Eu tenho certeza de que essas informações poderão me ajudar em uma futura tentativa. Obrigado de verdade, já adorei o site haha

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *