Dados

_Dados2

Crônicas utiliza apenas dados de seis faces, de preferência seis dados para cada jogador e o narrador, pois assim os rolamentos saem mais rápido.

Todo veterano deve concordar que um bom set de dados pode tornar um jogo bem mais interessante, afinal não há como negar que existe algo de mágico ao ver o destino se desdobrando diante dos olhos num rolamento. Em suas primeiras sessões não é problema algum pegar emprestados os dados do WAR ou outro jogo de tabuleiro, mas à medida que seu grupo de jogo for se familiarizando com o sistema, é sempre bom procurar um set de dados que encha mais os olhos dos jogadores.

Durante os testes de jogo utilizamos uma caixinha da CHESSEX que vem com 36 dados, mas a marca THE BRICK também produz nesse formato. Se não encontrar em nenhuma loja especializada do País é possível trazer pelo menos uma caixa de fora pela Internet sem ir à falência. Uma pesquisa rápida no Goggle mostra que existem dezenas de cores e estilos, que podem ser adaptados ao cenário que vai ser jogado, mas sugerimos conseguir dados de fácil leitura, com um bom contraste que não dificulte ver o resultado a uma certa distância. Por essa razão, nós aqui preferimos utilizar dados com a cor normal, aqueles brancos e bolinhas pretas mesmo. Fica a Dica.

Mecânica Básica do Sistema

Rolamentos: Para cada ação geralmente existe um teste que precisa ser feito para que o personagem tenha êxito. Cada teste consiste no rolamento de um número de dados de seis faces igual a Atributo + Especialização + Modificadores, ou um valor similar.

Modificadores: Todo rolamento sofre modificações estipuladas pelo narrador, positivas e negativas. Estes modificadores são acompanhados de uma letra ‘D’ ou ‘S’, que significa respectivamente dado(s) e sucesso(s). Assim, +1D significa mais um dado, e -2S menos dois sucessos para o teste. ♦ Níveis de Dificuldade: Muito Fácil/+2D, Fácil/+1D, Simples/0, Difícil/-1S, Muito Difícil/-2S, Radical/-3S, Insano/-4S e Absurdo/-5S.

Resultado: Cada resultado ’4′, ’5′ ou ’6′ significa um sucesso (1S), modificado com mais ou menos dados e sucessos de acordo com a dificuldade apresentada anteriormente pelo narrador. Ou seja, um teste Difícil/-1S cancela o primeiro sucesso obtido como se ele não tivesse saído no dado.

Sucessos: O teste terá êxito com um ou mais sucessos ao final do rolamento, após todos os modificadores terem sido aplicados. Quanto mais sucessos, maior o êxito. Em certas situações os heróis podem ser cobrados para conseguir o maior nível de êxito possível, especialmente se estiverem competindo entre si para saber quem é o melhor. ♦ Níveis de Êxito: Simples/1S, Completo/2S, Excepcional/3S, Fenomenal/4S, Inacreditável/5+S.

Trunfos: Além do sucesso obtido, cada ‘6’ tirado no rolamento confere um Trunfo que pode ser investido para melhorar aquela ação ou reação. Nos rolamentos comuns geralmente a opção explorada é apenas a primeira (+1D), mas em combates o jogador pode escolher +1 na Defesa ou no Dano.
♦ +1D no rolamento, podendo gerar outro Trunfo se sair outro ‘6’. Nas crônicas Dramáticas este bônus só pode ser investido uma vez por rolamento.
♦ +1 no dano se o rolamento foi um ataque. Todo dano adicional assim ignora Absorção, mas se o ataque for bloqueado o investimento será cancelado.
♦ +1 Defesa contra um alvo escolhido até o fim do turno, mas apenas se o rolamento foi um ataque que não tenha sido bloqueado com êxito.
Dano Adicional: Caso num Ataque um jogador consiga 3S a mais do que precisaria para acertar um alvo, ele pode aplicar +1 no dano como se tivesse investido como Trunfo.

Fracasso: Se o rolamento não acumular nenhum sucesso após a aplicação dos modificadores, a tentativa não terá êxito, mas se o jogador não tiver êxito no teste e tirar mais ‘1’s que Sucessos no rolamento original antes da aplicação da penalidade de dificuldade (‘1’s obtidos por Trunfos não contam) o narrador terá de fazer um Teste de Fracasso para o personagem, rolando 1d6: se este resultado for superior ao número de dados rolados para o teste sem êxito, o personagem irá sofrer uma Falha Crítica que o impedirá de agir ou reagir até o final do turno por uma razão a ser definida pelo narrador.

Esclarecimento: Só será feito o teste de Falha Crítica se existirem mais ’1′s que Sucessos no teste ANTES da penalidade de dificuldade, mas APENAS se a dificuldade eliminar todos os Sucessos tirados nos dados. Se um teste terminar com pelo menos um Sucesso, não importa a quantidade de ’1′s tirados nos dados, o teste mesmo assim terá êxito. Quem faz o teste de Falha Crítica é o narrador, e o jogador deve torcer para que ele tire um resultado no dado inferior ao número de dados rolados no teste que abriu margem para a Falha Crítica.

Print Friendly, PDF & Email
6 comments to “Dados”
6 comments to “Dados”
    • Resumindo: Só será feito o teste de Falha Crítica se existirem mais ‘1’s que Sucessos no teste ANTES da penalidade de dificuldade (que anula Sucessos), mas APENAS se a dificuldade eliminar todos os Sucessos tirados nos dados. Se um teste terminar com pelo menos um Sucesso, não importa a quantidade de ‘1’s tirados nos dados, o teste mesmo assim terá êxito.

      No seu exemplo, Luiz Henrique: O fato de existirem dois ‘1’s não resultará numa possível Falha Crítica em razão do ‘6’ (um Sucesso), a não ser que o teste seja Difícil/-1S ou pior, que anula esse Sucesso e permite o teste de Falha Crítica, a não ser que o jogador tire outro Sucesso no +1d6 obtido pelo Trunfo. ‘1’s obtidos pelo +1d6 do Trunfo não alteram esse controle.

      Outro exemplo: Um jogador tira 1,1,4,5,5 o que daria três Sucessos, mas digamos que o teste fosse Radical/-3S. O teste não teria êxito, pois não haveriam Sucessos após o modificador de dificuldade, mas também não seria o caso de fazer um teste de Falha Crítica, pois antes da dificuldade ainda haviam mais Sucessos que ‘1’s.

      Vale lembrar que quem faz o teste de Falha Crítica é o narrador, e o jogador deve torcer para que ele tire um resultado no dado inferior ao número de dados rolados no teste que abriu margem para a Falha Crítica.

      • Entendi o que voce explicou, mas no texto colocaria assim: Se ele tiver mais falhas nos dados que dados de sucesso e não completar a tarefa sofre uma falha critica.

  1. Se o jogador faz um Teste Difícil/-1S, joga 4 dados e tira 2, 3, 5, 6. O Sucesso que seria anulado é o maior valor? Nesse caso o 6?
    Só quero esclarecer essa dúvida pq vai dar briga na mesa se eu falar que o trunfo será anulado e não um sucesso comum kkkkkkkk

    • Penalidades não cancelam Trunfos. Algumas pessoas já perguntaram e aproveito para reforçar aqui que Trunfo investido em +1d6 cujo resultado sai 6 gera um novo trunfo, que se investido em +1d6 e dele sai 6 pode gerar um acumulo de Sucessos até que o resultado deixe de sair 6.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *