Esqueletos

_Esqueleto

Atendendo pedidos, expandimos o nosso Bestiário criando desdobramentos para a criatura Esqueleto. Nas próximas publicações vamos apresentar mais novas opções para os outros monstros.

Criaturas de ossos trazidas à vida por magia necromântica, os esqueletos são seres vazios ainda capazes de interagir de forma simplória, seja protegendo e obedecendo ordens báscicas de seus conjuradores ou atacando os inimigos a quem foram criados para destruir, nada além disso. Não são capazes nem ao menos de comunicar já que não possuem personalidade, com algumas exceções bastante raras.

Esqueleto
Desde que existam ossadas suficientes a até 10 metros à sua volta, personagens com o poder Necromancia podem levantar uma quantidade de esqueletos desse tipo até os seus respectivos níveis de Potência.
Atributos: Agilidade 1, Força 2 (-2S Correr), Inteligência 1, Manejo 2, Percepção 1 (+1 Observar), Resistência 1 e Outros 0.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 1/1/0/1.
Ataques: Garra 2/1f, Porrete de osso 2/2f ou Espada Curta 2/3f.
Virtudes: Imunidade ao Medo, Incansável e Resistência ao Frio.
Fraquezas: Enraizado, Movimentação 2m e Servo.
Posse: Role 1d6 para cada esqueleto ou escolha: 1-2: Nenhuma (usa as garras); 3-4: Porrete de osso, 5: Espada Curta, 6: Espada Curta e Escudo (+1 Def).
Especial: Invocados com Necromancia 4+ ganham +1 no Manejo (Ataque) e com Necromancia 5+ ganham +2 na Resistência (Vigor).
Estratégia: Segue o instinto de atacar todos os invasores que entrarem no seu campo de percepção.

Esqueleto Arqueiro
Existindo ossadas, arcos, aljavas e flechas suficientes a até 10 metros à sua volta, todo personagem com o poder Necromancia com Potência 3+ pode levantar uma quantidade de esqueletos desse tipo até o seu nível de Potência. Necromantes precavidos costumam manter os restos destas criaturas por perto para invocá-las quando necessário.
Atributos: Agilidade 2, Força 2 (-2S Correr), Inteligência 1, Percepção 1 (+1 Observar), Pontaria 2, Resistência 1 e Outros 0.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/1/0/1.
Ataques: Arco 2/2f ou Garra 2/1f.
Virtudes: Imunidade ao Medo, Incansável e Resistência ao Frio.
Fraquezas: Enraizado, Movimentação 2m e Servo.
Posses: Arco, alvaja e 20 flechas.
Especial: Invocados com Necromancia 4+ ganham +1 na Pontaria (Ataque) e com Necromancia 5+ ganham +2 na Resistência (Vigor).
Estratégia: Começam a atirar nos inimigos de seu conjurador que entrarem no seu campo de visão.

Esqueleto Assombrado
Nos lugares com poderosas manifestaões necromânticas, os espíritos dos esqueletos podem continuar presos ao lugar e se manifestarem em suas ossadas para lutar contra os eventuais invasores que entrarem em seus territórios. Esse tipo de esqueleto não pode ser levantado com o poder Necrmancia.
Atributos: Agilidade 3, Força 3 (-2S Correr), Inteligência 2, Manejo 3, Percepção 2 (+1 Observar), Pontaria 3, Resistência 3 e todos os outros 0 (zero).
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/2/0/3.
Ataque: Varia com a arma utilizada, mas costuma utilizar três dados no ataque
Virtudes: Dádiva Necromântica (Contato Mental), Imunidade ao Medo, Incansável e Resistência ao Frio.
Fraquezas: Enraizado, Movimentação 2m e Servo.
Posses: Varia de acordo com a antiga ocupação do esqueleto possuído.
Especial: Três virtudes adicionais associadas à antiga ocupação do esqueleto possuído.
Estratégia: Costumam conversar utilizando o poder Contato Mental antes de atacar.

Monstrosidade de Ossos
Com ossadas de pelo menos cinco corpos a até 10 metros à sua volta, um necromante com Potência 4+ pode invocar uma única criatura formada pelo acúmulo desses ossos. Costumam ser humanóides, mas podem ter formas de animais ou outros monstros.
Atributos: Agilidade 3, Força 4 (-2S Correr), Inteligência 1, Manejo 4, Percepção 1 (+1 Observar), Resistência 3 e Outros 0.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/1/0/3.
Ataques: Garra 4/3f.
Virtudes: Imunidade ao Medo, Incansável Presença Assustadora (Causar Medo) e Resistência ao Frio.
Fraquezas: Enraizado, Movimentação 2m e Servo.
Posse: Nenhuma.
Especial: Para levantá-la é preciso Potência 2+ em Necromancia, mas cada três corpos além do necessário (até quinze) aumentam em +1 na Força (Dano) e +1 na Absorção da monstrosidade.
Estratégia: Ataca imediatamente os invasores que entrarem no seu campo de percepção.

Seguem algumas ideias para a utilização de Esqueletos:
♦ Quem não está acostumado com um esqueleto pode fazer um teste de Coragem (Vontade) para não ficar Amedrontado (Condição).
♦ Manifestações e Possessões necromânticas (ver Exorcismo) podem levantá-los como se houvesse um necromante presente.
♦ Necromantes deixam restos de mortos em seus refúgios para que eles possam ser levantados quando necessário.
♦ Se existirem armas por perto, os esqueletos podem utilizá-las desde que não sejam pesadas como armas de duas mãos ou pior.
♦ Objetos importantes podem ser encontrados nos trapos que o esqueleto veste, o que pode ser útil numa investigação ou busca.
♦ Seria preciso uma boa explicação para um esqueleto levantar dentro de uma armadura, afinal isso seria extremamente incomum.
♦ Os ossos das partes insuficientes para levantar um esqueleto perto do necromante sofrerão espasmos e podem causar medo.
♦ Necromantes podem utilizar esqueletos para realizar trabalhos braçais além de usá-los em combate.
♦ O poder Necromancia utilizado novamente na rodada seguinte pode acumular mais esqueletos se houver ossada o suficiente.
♦ Esqueletos de animais e criaturas seguem as respectivas fichas como base, com penalidades severas em Agilidade, Força, Inteligência, Percepção, Resistência e deixando todo o resto zero.
♦ Não existe vínculo algum entre o esqueleto e o indíduo que ele um dia foi, mas talvez o cenário possa guardar pistas.
♦ Um inocente vestindo uma armadura de ossos pode ser espremido por eles e criar um esqueleto sangrento.
♦ Esqueletos não têm autopreservação e podem se agarrar em seus alvos para se jogar em precipícios.
♦ Certos necromantes com gostos exóticos gostam de pintar e modificar seus ossos para levantar esqueletos mais estilizados.
♦ Se os heróis encontrarem ossadas pelo caminho, é bom tomarem cuidado caso exista algum necromante por perto.

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