Anões

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Os anões são uma raça oriunda da mitologia escandinava e saxã. São frequentemente aproveitados nos mundos do formato Terra Média, como elfos e orcs.

De origem nobre, os anões possuem um vínculo muito forte com as rochas, as gemas e os metais. Dizem que no passado seu Deus chorou no último contato com estes filhos, e como suas lágrimas foram absorvidas pela terra, os anões se voltaram para os subterrâneos em busca do que quer que elas tenham se tornado. Como muitos anciões afirmam, a fixação da raça pelas pedras preciosas refletem uma constante busca pela sua prória origem.
Heróis Anões: Os modificadores de um protagonista anão geralmente são +1 em Conhecimento, Resistência e Vontade e -1 em Blefe, Agilidade e Pontaria; suas virtudes raciais são Casca Grossa, Estilo de Combate (Machado e Escudo) e Senso de Direção (Subterrâneo), e as fraquezas Feudo (Elfos ou Orcs), Lentidão (-1m) e Obsessão (Explorar Novos Caminhos).

Anão Viajante
Baixinho barbudo que vive explorando subterrâneos ou cruzando o mundo para acumular conhecimento. Gosta de trabalhar, comer, beber e criar objetos maravilhosos com suas ferramentas, em oposição à aparência carrancuda pelo qual costuma ser conhecido.
Atributos: Agilidade 1*, Blefe 1, Conhecimento 3, Cura 3, Força 3* (-2S Correr, +1 Ofício: Artesão), Inteligência 3, Ladinagem 3, Manejo 3 (+1 Uma Mão), Percepção 3, Pontaria 1, Resistência 4, Sobrevivência 3 (+1 Orientação), Trato com Animais 3 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 1/1/3/4, Mental 3/2/3/3 e Social 2/1/2/2. *Cota de malha (-1S)
Ataques: Machado 4/5f e Escudo 3/3f (Def +1), Jogo 3/3m e Persuasão 2/2s.
Virtudes: Estilo de Combate (Machado e Escudo), Senso de Direção (Subterrâneo) e Visão Noturna.
Fraquezas: Feudo (Elfos ou Orcs), Lentidão (-1m) e Obsessão (Explorar Novos Caminhos).
Posses: Cota de Malha, escudo, machado e mochila de viagem cheio de utilidades.
Estratégia: Anões preferem formações como a parede de escudos para fecharem os caminhos mais estreitos.

Artífice Mágico
Os anões são conhecidos pela maestria de suas construções e objetos, tanto que nos reinos desenvolvidos dessa raça os reis estimulam a construção de itens de poder entre os seus artesãos mais habilidosos. Os limites deste ofício variam bastante de acordo com cada mundo.
Atributos: Agilidade 1*, Conhecimento 4 (+1 Arcano), Cura 3, Força 3* (-2S Correr, +2 Ofício: Artesão), Inteligência 4, Ladinagem 3, Manejo 3, Percepção 3, Pontaria 1, Resistência 3, Sobrevivência 3 (+1 Orientação) e Vontade 4.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 1/1/2/3, Mental 4/2/4/4 e Social 2/1/3/2. *Manto de Peles (-1S)
Ataques: Martelo 3/5f, Jogo 4/4m e Persuasão 2/2s.
Virtudes: Artífice, Senso de Direção (Subterrâneo) e Visão Noturna.
Fraquezas: Delírio Messiânico, Contratante (Governante Anão) e Lentidão (-1m).
Posses: Manto de peles, martelo e bolsos repleto de utilidades.
Estratégia: Estes anões não são experimentados no combate e tendem a fugir sempre que possível.

Bode-de-Batalha
Essas criaturas são muito maiores do que bode normais, capazes de se mover nas inclinações estreitas das montanhas, desde que, claro, exista espaço encaixar seus cascos. Com o tempo, os montadores anões aprenderam caminhos fantásticos pelo lado de fora das cordilheiras.
Atributos: Agilidade 3, Força 6 (+2 Escalar), Manejo 2 (+2 Chifres), Percepção 3, Resistência 4, Sobrevivência 2 (+2 Forragem), Outros 0.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 3/1/1/5.
Ataque: Chifres 4/6f.
Virtudes: Armadura Natural, Grande (Tamanho), Movimento 5m e Investida Furiosa.
Estratégia: Investe em carga para usar seus chifres contra seus oponentes.

Guardião Blindado
Representação máxima da tenacidade deste povo em proteger seus domínios, estes anões são guerreiros revestidos com armaduras de aço (ou metais ainda melhores) que os deixam parecidos com automâtos. Pela limitação no movimento, são utilizados apenas para defender suas moradas.
Atributos: Agilidade 2*, Blefe 1, Força 4* (-2S Correr), Inteligência 3, Manejo 5, Pontaria 1, Resistência 5, Sobrevivência 2 (+1 Orientação) e Vontade 4.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 1/2/6/5, Mental 3/1/2/4 e Social 2/1/2/2. *Armadura de Batalha (-2S)
Ataques: Maça 5/6f e Escudo 5/4f (Def +1), Jogo 3/3m e Persuasão 2/2s.
Virtudes: Equilíbrio Aprimorado (+2D), Estilo de Combate (Maça e Escudo) e Visão Noturna.
Fraquezas: Lentidão (-1m), Preso a um Juramento (Proteger sua Morada) e Territorialista.
Posses: Armadura de batalha, escudo e Maça.
Estratégia: Estes anões se valem do conhecimento de suas moradas para criar blocos de contenção para segurar os invasores que ousem invadir seus refúgios.

Seguem algumas ideias para a utilização de Anões:
♦ São uma raça sociável que prefere viver em comunidades fechadas, seja isolada das outras ou em harmonia com outras espécies.
♦ Costumam se dividir em clãs ou guildas, cada uma delas especializadas em uma certo tipo de atividade ou negócio.
♦ Os matadores de gigantes são os guerreiros mais admirados, especialmente pelas mulheres e os mais jovens.
♦ Apesar de utilizarem magia para criar certas ferramentas, eles repudiam o uso desse tipo de poder em combate.
♦ Vivem próximos de minas que sustentam suas vastas e complexas moradas, muitas vezes com a venda de metais e objetos para algumas raças aliadas.
♦ Possuem uma resistência maior que a das outras raças contra as toxinas normalmente encontradas nos subterrâneos.
♦ Costumam construir autômatos para proteger seus refúgios mais importantes e impressionar aqueles que permitem visitá-los.
♦ Por serem a única raça de luz a viver no subterrâneo, frequentemente entram em guerra com goblins, orcs e outras raças sombrias.
♦ Quando vivem com outras raças, são frequentemente solicitados para consertar suas ferramentas e construções.
♦ São extremamente bem organizados e em sintonia uns com os outros, com acesso a armas e armaduras pesadas de metal.
♦ Geralmente temem profundamente os oceanos e os mares, talvez pela distância da terra firme a que são tão apegados.
♦ Muitas outras raças vêem os anões como mesquinhos e mau humorados, e muitas vezes é assim que tratam aqueles que não vêem como aliados.
♦ Possuem parentes tocados pelas forças das sombras, chamados Duergar, mais alinhados às sombras e suas forças malignas.
♦ Estão acostumados e adoram comidas e bebidas fermentadas e contaminadas por fungos ou vermes nutritivos.
♦ Além dos bodes-de-batalha, aprenderam a domesticar outros animais subterrâneos, como feras caninas e minhocas gigantescas.

One Comment

on “Anões
One Comment on “Anões
  1. Gostei de ver as diferenças na ficha, mostra que na mesma raça tem diversidade até em pontos que poderiam ser considerados padrão.

    Ideia; anões que adoram o mar e tem até cidades de cristal lá. Como? Existem várias ilhas com montanhas, e algumas com matérias ricos, poderia ser uma colônia , ou até pequenos reinos em um mundo arquipélago. E detalhe algumas destas pode ter vulcões ativos que os anões usam para criar novas terras

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