Diferenciais do Sistema

_regras3

Existem elementos em Crônicas que poucos outros RPGs possuem. Confira o que funciona de diferente nele e o que pode acrescentar no seu jogo.

Facilidade para Adaptar Cenários Famosos
Crônicas é um jogo de narrativa que permite que você e seu grupo reencontrem aqueles mundos arrancados de nós quando terminamos um filme, livro, série, game ou quadrinho que admiramos. Imagine qualquer cenário: Witcher? Elder Scrolls? Os Portões do Inferno? Todos esses mundos podem ser jogados sem muito esforço para adaptar seus universos.

Ficha de Crônica
Para os jogadores construírem seus personagens, o narrador deve antes disponibilizar ao grupo a sua Ficha de Crônica, com todas as informações que precisam saber sobre a história contada nas próximas sessões de jogo. Uma problema muito comum em alguns jogos é a disputa entre a realidade e as diferentes expecativas de cada jogador. Quando todos sabem com maior precisão sobre o que será jogado diminui bastante a chance de alguém sair dali frustrado.

Desafios e Regras Customizáveis
Pelo menos no Brasil, todo narrador de RPG possui um olhar crítico sobre os sistemas que lê, muitas vezes criando variações ou regras da casa para adaptá-los em busca de algo mais interessante ou divertido. Em Crônicas existe um espaço na Ficha de Crônica chamado Desafios onde ele define os perigos que os heróis enfrentarão, e ‘Particularidades’ onde pode fazer os ajustes que imaginar necessários ao mundo escolhido ou pertinentes ao seu jeito de narrar/mestrar/contar uma história.

Raças Equilibradas
Um sistema simples garante que todas as Raças sejam equilibradas pelos modificadores dos Atributos e pelas Virtudes e Fraquezas iniciais. Desta forma, o narrador pode adaptar, reescrever ou criar novas raças sem o medo de torná-las desequilibradas, sempre tomando cuidado para que nenhuma delas seja beneficiada demais em função dos Desafios escolhidos para aquela crônica.

Definição dos Grupos de Influência Relevantes
Para ajudar a tornar o jogo menos voltado a objetivos a serem completados e mais sobre disputas entre grupos de influência, o narrador pode fazer uma analogia com o xadrez, explicando para o grupo de jogo quem são os jogadores e quem são as suas peças dispostas sobre o tabuleiro, que aqui chamamos de Instituições e Organizações. Nada impede de existirem jogadores e peças ocultas no começo da crônica, mas assim que forem reveladas devem ser mencionadas na Ficha de Crônica.

Criação Rápida de Fichas
Seguindo a premissa ‘Simples, Rápido e Divertido’, todas as fichas devem ser feitas com facilidade e rapidez, especialmente para que o narrador passa fazer uma grande quantidade de personagens nos seus jogos. Quanto mais descomplicado o sistema nesse sentido, menos preguiça terá para criar mais opções. Para isso sugerimos ter à mão as páginas 3 e 4 do PDF Guias e Fichas.

Fichas Modificáveis Durante o Jogo
Tanto XP quanto Elã podem ser investidos na Ficha de Personagem durante o jogo. Sabe quando você fica na dúvida se vai investir nisso ou naquilo? Em Crônicas, o jogador pode esperar para fazer essa escolha no meio da sessão de jogo, claro, desde que faça sentido minimamente na história, pois é necessário que o narrador permita. Dessa forma, um personagem que faz amizade com um lobo selvagem durante a narrativa poderá, tendo êxito num teste de Trato com Animais, queimar um Elã para torná-lo um Companheiro Animal (virtude). Para isso, confira Virtudes e Fraquezas Detalhadas.

Vantagens Temporárias
O Elã representa a capacidade de mudar a própria história em seu favor. Como o índice de recuperação é de pelo menos um ponto por sessão, a cada encontro do grupo de jogo cada herói pode explorar uma vez uma das seguintes vantagens:
♦ +3D em qualquer uma ação sua, mesmo depois do rolamento, mas ainda antes do final da rodada. Seu resultado será somado em favor do personagem;
♦ Refaça qualquer rolamento de resultado indesejado, mesmo de outros personagens se ele o influencia direta ou indiretamente;
♦ Ganha um Ataque Simples extra ou outra Ação Menor adicional na mesma rodada;
♦ Zera as penalidades para os testes físicos, mentais ou sociais por um número de turnos igual à sua respectiva Resistência, Vontade ou Liderança;
♦ Ganha uma Virtude ou cancela uma Fraqueza à escolha do jogador desde que autorizada pelo narrador (é preciso fazer sentido e, às vezes, solicitar num teste apropriado) até o final da cena.

O Narrador Estimulado a Improvisar
No artigo Que Tipo de Mestre Você é? explicamos sobre o narrador arquiteto, o narrador jardineiro e como é importante ser um pouco dos dois. Para ajudar a treinar sua improvisação, o narrador é estimulado a usar os Testes de Destino sempre que imaginar interessante, desde que não comprometa com o bom ritmo da narrativa. Vale lembrar que dessa forma os jogadores não terão como culpá-lo por arbitrariedade se o azar acompanhá-los nesses testes.

Jogadores Podem Acrescentar ou Alterar a Narrativa
Se queimar um ponto de Elã, o que é bastante raro, um jogador pode modificar um elemento significativo na narrativa, desde que não seja para fazer chacota ou estragar o jogo de alguma forma parecida. Com isso é possível, por exemplo, evitar que um herói derrotado morra, fazer desaparecer uma prova incriminadora ou encontrar um objeto desaparecido que improvavelmente estaria ali. Para certos pedidos, o narrador pode solicitar um teste apropriado do herói para que o pedido do se jogador seja aceito.

Previsão para Fechar a História
Para evitar que uma campanha se desfaça subitamente pela indisponibilidade do narrador ou lentamente pelo abandono dos jogadores, toda crônica tem um número aproximado de sessões para fechar os arcos mais importantes e não deixar os jogadores com a impressão de que a história ficou incompleta. Nada impede que se comece outra crônica com aqueles mesmos heróis logo em seguida, mas ela estará voltada a outros arcos comprometidos com o seu desfecho.

Farto Material de Suporte Gratuito
Desde 2013 publicamos atualizações semanais sobre o sistema e opções oferecidas para ele. Quem ainda não conhece o site pode perceber que quase todo o conteúdo do livro básico já está disponível gratuitamente por aqui. Com alguma pesquisa e o download do material na seção Guias e Fichas já possível testar suas regras agora, para que caso fique interessado depois possa comprar o livro pela New Order.

Esse é um projeto de jogadores de RPG para jogadores de RPG. Mande-nos seus elogios, críticas e sugestões que prometemos dar um retorno para que conheça melhor o projeto. E para os próximos anos prepare-se, pois continuaremos a publicação de novas crônicas, para mostrar o público a enorme variedade de lugares e temas que podem ser explorados neste sistema.

One Comment

on “Diferenciais do Sistema
One Comment on “Diferenciais do Sistema

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *