Resolução de Combate

_Combates1

Para facilitar o controle dos pontos de Vigor perdidos em Combate (seja ele Físico, Mental ou Social), publicamos uma ficha de Resolução de Combate.

Todo Combate segue uma mesma estrutura: nas Escaramuças (físicos), Jogos (mentais) e Negociações (sociais) os personagens jogam Iniciativa (In) para saber a ordem das ações, pois ao atacar é preciso acertar a Defesa (Def) do alvo para aplicar o respectivo Dano subtraído a Absorção (Ab) dele para lhe subtrair pontos em seu Vigor (Vi).

Quando os valores de um personagem em Combate (In/Def/Ab/Vi) são apresentados como 2/1/1/3 significa que ele possui Iniciativa 2, Defesa 1, Absorção 1 e Vigor 3.

Esses números aparecem em sequência para facilitar a anotação destes valores numa ficha de resolução de combate.

Kit de Criação

Caso não conheça as regras de EscaramuçaJogo ou Negociação, basta clicar no respectivo título em vermelho e aprender por lá.

Seja anotando num caderno ou utilizando a ficha de Resolução de Combate como a sugerida acima, o narrador poderá com ter um controle mais rápido e preciso dos pontos de Vigor perdidos.

Quando atingido por um ataque, todo personagem perde um ou mais pontos de Vigor físico, mental ou social, cujo valor cheio é respectivamente igual ao atributo Resistência (físico), Vontade (mental) ou Liderança (social).

Nos números anotados em sequência na ficha de Resolução de Combate, o narrador só precisa marcar um círculo no valor atual de Vigor de cada personagem envolvido, lembrando que cada combate só pode ser físico, mental ou social.

A partir do valor de Vigor cheio, cada vez que o personagem perde uma quantidade de pontos igual a esse mesmo valor ele ganha um Nível de Desgaste – Ferimento (físico), Frustração (mental) ou Hesitação (social).

Exemplo 1: Rastan tem Vigor físico 3. Ele ganha um Nível de Ferimento quando este Vigor cai para zero ou menos, ganha o segundo Nível de Ferimento com Vigor físico -3 ou menos, e então será derrotado com -6 ou pior.

Exemplo 2: Einwyn tem Vigor mental 4. Ela ganha o primeiro Nível de Frustração quando este Vigor cai para zero ou menos e é derrotada com -4 ou pior.

Exemplo 3: Kirshan tem Vigor social 2. Ele ganha um Nível de Hesitação se o Vigor cai para zero ou menos, ganha o segundo Nível de Hesitação com Vigor -2 ou menos e será derrotado com -4 ou pior.

No controle de perda de Vigor dos personagens, o narrador deve marcar um asterisco (*) a cada Nível de Desgaste obtido, pois assim será mais fácil ter o controle da pontuação atual de Vigor e quantos Níveis de Desgaste está. Personagens derrotados são marcados uma exclamação (!) para marcar que este indivíduo foi derrotado.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *