Testes de Lábia

_Atributos_Labia

Interpretar a persuasão ou focar no rolamento dos dados? Se o jogador não for eloquente como o herói, ele pode escolher a segunda opção.

Interpretar a Lábia como se fosse o personagem é frequentemente melhor do que só rolar os dados, mas assim como no RPG jogadores fracos podem interpretar personagens fortes, jogadores tímidos também têm o direito de interpretar heróis eloquentes. Desde que mostre não é por preguiça que não deseja atuar e se explique com clareza como gostaria que seu personagem se manifestasse, ao invés de falar como o próprio personagem na primeira pessoa, tudo bem. O narrador pode a partir do rolamento descrever como o herói atuou e quais foram as suas consequências.

Quem insiste que basta “convencer no roleplaying” invariavelmente é um jogador experiente ou articulado, que nesse tipo de situação estará sempre em vantagem. Mas e se tiver de interpretar um personagem que não é eloquente? É claro que o jogador pode interpretar essa limitação, mas é justamente para evitar resultados tendenciosos que os dados devem fazer a diferença.

Aplicando Modificadores para Testes Sociais

Nos momentos em que testes sociais devem ser resolvidos com rapidez, o desafio Negociação pode ser simplificado num teste de Lábia ou Enganação, muitas vezes resistido, mas sem o combate social. Para aplicar da melhor forma possível os modificadores para este teste, o narrador deve prestar atenção em três aspectos.
Confiança: A moral do personagem num teste social pode influenciar bastante. Se estiver inseguro, abalado ou de qualquer outra forma acovardado, o narrador deve considerar uma penalidade. Por outro lado, se tiver acabado de obter uma grande vitória ou na celebração de uma difícil superação, o teste pode ter a dificuldade diminuída ou talvez até ganhar um ou dois dados no rolamento.
Lugar: Existem espaços onde não é apropriado fazer certas solicitações. Tentar uma barganha num enterro ou uma intimidação entre inimigos naturalmente tem uma chance bem menor de ter êxito do que se acontecesse em outras situações.
Oportunidade: Assim como o Lugar pode oferecer penalidades, existem momentos oportunos em que um personagem pode encarar uma penalidade menor ou até ganhar um ou dois dados, por exemplo, fazendo diplomacia para agradar os noivos num casamento, barganhando com um mercador a quem se prestou um favor ou persuadindo alguém que se mostre encantado com a sua companhia.

Testes de Lábia

A partir da Mecânica Básica em Crônicas, sabemos que a maior parte dos testes é composto pelo rolamento de uma quantidade de dados de seis faces igual ao valor Atributo + Especialização + Modificador.

Níveis de Rolamento (Atributo + Especialização): Novato/1, Experiente/2, Veterano/3, Elite/4, Mestre/5 e Lendário/6.
Níveis de Dificuldade: Muito Fácil/+2D, Fácil/+1D, Simples/0, Difícil/-1S, Muito Difícil/-2S, Radical/-3S, Insano/-4S e Absurdo/-5S. Este modificador final deve ser obtido da aplicação de todos os modificadores que influenciam o mesmo rolamento.
Níveis de Êxito: Fracasso/0, Simples/1S, Completo/2S, Excepcional/3S, Fenomenal/4S, Inacreditável/5+S.

Lábia: Capacidade de convencer os outros com suas próprias palavras, gestos e simpatia. Modificadores: Confiança, Lugar e Oportunidade.

Especializações

Persuasão: Alterar com sua conversa a forma como os outros interpretam algo.
Barganha: Beneficiar-se numa negociação sobre o valor de um bem ou serviço.
Diplomacia: Utilização dos bons modos para causar boa impressão ou aliviar más impressões.
Intimidação: Pressionar outro a agir ou não agir de certa maneira, deixando-o na condição Abalado. É possível pedir Força + Intimidação ao invés de Lábia + Intimidação. Oposição: Coragem (Vontade).
Obter Rumores: Capacidade de adquirir certas informações com os locais.

Você já sabe como montar um personagem? Seguindo simples Nove Passos e utilizando a Ficha de Personagem já é possível criar o seu herói a partir de uma Ficha de Crônica. Se quiser conhecer mais o sistema sugerirmos baixar o Guia Introdutório e o Guias e Fichas. Só com estes links já é possível jogar, mas se quiser conhecer mais você pode comprar o livro do Crônicas no site da New Order. Caso tenha qualquer dúvida, pode nos mandar por aqui que nós respondemos.