Trolls

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Diferente de criaturas como os orcs e os ogres, os trolls em muitos mundos não são essencialmente malignos, mesmo que muitas vezes sejam corrompidos e integrados às forças de um Senhor das Sombras. Nesse sentido, são mais parecidos com as fadas e os espíritos, que não cultuam Deuses e costumam criar um vínculo muito forte com o terreno em que habitam. Mesmo que sejam limitados intelectualmente, conseguem conversar (com um vocabulário bastante limitado) antes de tentarem esmagar os forasteiros que insistirem em continuar em sua morada ou nos arredores.

Seres oriundos do imaginário escandinavo, em algumas versões são conhecidos por serem pequenos como os goblins, mesmo que nos mundos de fantasia medieval sejam gigantescos e horrendos como os ogres. Com a cabeça longa e alta, nariz, maxilar e orelhas pronunciadas, sua aparência o destaca das outras raças humanoides, assim como as vestes e ferramentas rudimentares que carregam. Costuma ser solitário na maioria das vezes, pois tende a reagir violentamente quando se faz chacota do seu jeito ou quando ignorado, o que recorrentemente cria desfechos infelizes nas tentativas de fazê-lo conviver com outras espécies.
Heróis Trolls: Os modificadores de um protagonista troll geralmente são +1 em Força, Resistência e Sobrevivência e -1 em Agilidade, Conhecimento e Inteligência; suas virtudes raciais são Casca Grossa, Gigantesco e Regeneração, e as fraquezas Ameaçador, Lentidão e Terror (Luz do Dia e Fogo).

Trolls
Grandes e fortes, mas ao mesmo tempo lentos e primitivos, preferem viver sozinhos e isolados para caçar sua comida.
Atributos: Agilidade 1, Conhecimento 1, Força 6, Inteligência 1, Manejo 5 (+1 Uma Mão), Resistência 6, Sobrevivência 3 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 1/2/0/6, Mental 1/0/1/3 e Social 2/1/2/2.
Ataques: Clava pesada 6/8f, Jogo 1/1m e Enganação ou Imposição 2/2s.
Virtudes: Gigantesco, Regeneração e Visão Noturna.
Fraquezas: Lentidão (-1M), Territorialista (Morada) e Terror (Luz do Dia e Fogo).
Posses: Clava pesada* e veste simples. *Fardo (-1m na Movimentação)
Estratégia: Esmaga o maior oponente para assustar os seus aliados e fazê-los fugir.

Meio-Trolls
A possibilidade de cruzar com humanos, mesmo que rara, faz com que tais profanações caminhem pelo mundo. Mais aceitos entre as forças das sombras que as de luz, esse seres unem o tamanho e a força dos trolls com a inteligência e a perversidade dos homens.
Atributos: Blefe 2 (-2S Charme), Conhecimento 1, Força 5, Manejo 4 (+1 Uma Mão), Resistência 5, Sobrevivência 3 e Vontade 3.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/2/3*/5, Mental 2/1/1/3 e Social 2/1/2/2. *Cota de malha leve.
Ataques: Maça pesada 5/8f, Escudo pesado 4/6f (Def +2), Jogo 2/2m e Enganação ou Imposição 2/2s.
Virtudes: Gigantesco, Inimigo Favorito (Humanos) e Intimidação Aprimorada.
Fraquezas: Ameaçador, Lentidão (-1M) e Sanguinário.
Posses: Cota de malha leve, escudo pesado* e maça pesada*. *Fardo (-1m na Movimentação para cada item).
Estratégia: Prefere se juntar a um bando com os mesmos interesses para que possam agir em grupo.

Trolls de Guerra
Quando os trolls são subjugados pelas forças de um Senhor das Sombras, suas vidas pacatas são substituídas pela confinação com intervalos de treinamentos para que se transformem em tanques nos campos de batalhas.
Atributos: Conhecimento 1, Força 6, Inteligência 1, Manejo 5 (+1 Uma Mão) e Resistência 6.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/2/6/6, Mental 1/0/1/2 e Social 2/1/2/2. *Armadura de Batalha (-2S)
Ataques: Espada Montante 6/10f, Escudo 5/6f (Def +1) ou Facão (Espada Curta) 6/4f.
Virtudes: Gigantesco, Regeneração e Visão Noturna.
Fraquezas: Lentidão (-1m), Sanguinário e Terror (Luz do Dia).
Posses: Armadura de batalha*, escudo, espada montante* e facão (espada curta). *Fardo (-1m na Movimentação para cada item).
Estratégia: Utilizado como tanque para manter a coesão dos exércitos do Senhor das Sombras.

Orucs
Assim como os Urucs são criados dos Orcs, os Senhores das Sombras eventualmente consegue fazer cruzamentos de Trolls que geram Orucs, uma versão melhorada dos trolls de guerra e treinados desde a infância a para esmagar os inimigos de seus senhores.
Atributos: Conhecimento 1, Força 7, Inteligência 1, Manejo 5 (+1 Uma Mão) e Resistência 7.
Combate (In/Def/Ab/Vi): Físico 2/2/6/8. *Armadura de Batalha (-2S)
Ataques: Espada Montante 6/11f ou Escudo 5/7f (Def +2).
Virtudes: Casca Grossa, Gigantesco, Regeneração e Visão Noturna.
Fraquezas: Limitado, Odiado pelos Animais, Preso a um Juramento (Servir cegamente) e Servo.
Posses: Armadura de batalha*, escudo pesado* e espada montante*. *Fardo (-1m na Movimentação para cada item).
Estratégia: São os guardas costas dos generais dos Senhores das Sombras ou as vanguardas de seus exércitos.

Seguem algumas ideias para a utilização de Trolls:
♦ Assim como os orcs surgiram de elfos distorcidos, os troll são uma profanação dos homens-árvores pelo Senhor das Sombras.
♦ Em alguns mundos, os trolls viram estátuas de pedra no contato com a luz do sol, em outros, apenas o temem profundamente.
♦ Com o intelecto limitado como o seu vocabulário, tais criaturas conseguem apenas pensar no presente ou num futuro próximo.
♦ A única forma de evitar a sua regeneração é pelo fogo, por isso o temor tão grande por este elemento.
♦ Quando isolados e independentes de qualquer influência externa, os trolls de valem de vestes e armas rudimentares.
♦ Há quem acredite que os trolls sejam parentes dos jotuns que abandonaram seus reinos gelados do norte.
♦ Geralmente tem as costas e os ombros tomados por carapaças de pedra, que os tornam mais resistentes e mais lerdos.
♦ Um mito clássico do troll é daquele que vive debaixo de uma ponte e cobra pedágio daqueles que cruzam por sua morada.
♦ Rejeitados pelos homens, os meio-trolls terminam por viver com bandos de mercenários ou ao serviço do Senhor das Sombras.
♦ Diferentes dos trolls, os seus mestiços são profundamente perversos e amargurados dos povos que os desprezam.
♦ Aprisionados pelos exércitos do Senhor das Sombras, os trolls são convertidos em máquinas de matar à seu serviço.
♦ As armas e armaduras dos trolls de guerra geralmente são forjadas por goblins e orcs, que invejam o seu tamanho e força.
♦ Diferentes dos trolls, os meio-trolls e os Orucs não são vulneráveis à luz do sol e do fogo como seus antepassados.
♦ Os Orucs nada mais são que trolls de guerra obtidos de cruzamentos sob feitiços realizados pelas forças das sombras.
♦ Suas moradas costumam ser colinas, morros, pântanos e montanhas isoladas dos domínios dos outros povos.

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