Testes de Liderança

_atributos_lideranca

Os Testes de Liderança são diferentes dos demais rolamentos realizados pois seus modificadores podem variar com os últimos testes desse tipo feitos pelo personagem.

A Liderança é um atributo que possui um aspecto social mais relevante do que o Blefe ou a Lábia, pois a forma como o personagem é visto influencia os modificadores nesse teste e permite que ele possa ser mais ambicioso que o normal caso sua liderança seja respeitada, ou mal sucedido, quando sua posição é questionada pelo grupo ou sociedade sob a sua autoridade.

Para facilitar a compreensão, jogadores e narradores podem separar a forma como os personagens exercem a liderança entre os arquétipos abaixo. Cada um deles segue algumas regras particulares que, se respeitadas, farão com que seu discurso seja condizente com sua postura e seus liderados saibam o que esperar dele.

Déspota: Líder de um grupo ou sociedade insensível aos seus próprios absurdos, depende do respeito cego às instituições para que possa ser arbitrário quando bem entender sem que a sua autoridade seja questionada. Lidera pelo medo, não apenas dele, mas das consequências terríveis que recaem sobre aquela ordem estabelecida.

Disciplinador: Sua visão de ordem está acima de tudo e todos, construída sobre o cumprimento de normas severas que levam ao condicionamento do grupo ou sociedade, que se bem conduzida a fará a manter suas regras mesmo depois da sua partida. Lidera pela subordinação e a compreensão de que o respeito às suas regras podem levar a todos para um destino mais afortunado.

Ditador: Está associada à grandeza de um indivíduo como líder, sustentada pelo grupo ou sociedade que o segue e acredita que o seu comando cria exceções em função da excepcionalidade do período vivido, pois o ditador sempre parece estar contra as normas estabelecidas por outros grupos e sociedades. Lidera pela conscientização ou convencimento de que sua autoridade foi conquistada na adversidade e que ela é a melhor possível naquele período.

Enaltecido: Seja por razões religiosas ou que de qualquer forma elevaram sua autoridade a um nível quase (senão) divino, existem muitos que o apoiam e exaltam numa escala que chega a convencer os outros e criar um tabú quanto ao questionamento sobre sua imagem. Lidera pelo engrandecimento da forma como é percebido, portanto é preciso que se pareça glorioso, pois seu lado mundano sempre irá lembrar que na verdade não é tão diferente assim.

Implacável: É preciso que sua liderança seja firme e sua influência inquestionável, pois todos assim entenderão que sua opinião não pode ceder jamais ao dos outros. Pode ser um justiceiro inflexível que mantém a lealdade de seus seguidores por acreditarem no seu senso de justiça, ou um maníaco implacável que manda pelo medo e o receio de uma punição severa por indisciplina. Seja pela justiça ou pelo medo, qualquer sinal de fraqueza pode ser visto como oportunidade de insurreição.

Inspirador: Pode haver algo na sua aparência que o torne simpático para as massas e crie algum tipo de magnetismo, mas é no comportamento em busca de algo maior que si mesmo que traz ao seu grupo ou sociedade um sentimento de que sua glória é partilhada por aqueles que o seguem. Quem o defende o faz por um sentimento que vai muito além da obrigação, pois o preço pago é de uma vida atribulada e a todo momento posta à prova.

Justo: Apesar do nome, seu foco está mais voltado para o equilíbrio do que apenas a justiça e a ordem. Garantindo que todos recebam o que lhes é devido dentro do limite do possível, muitos vão perceber que ao apoiá-lo seu grupo ou sociedade vai garantir que isso aconteça por mais tempo. Com o tempo isso leva à admiração e ao respeito, essenciais para que se possa sobreviver aos períodos de dificuldade. Lidera pelo respeito às facções que convivem consigo e a compreensão de que basta que elas não entrem em conflito para que todos ou a maioria significativa possa prosperar.

Tirano: Sua vontade está acima da lei e da justiça, logo se trata de um usurpador, ou o poder caiu no seu colo por pura sorte. É preciso que tenha um braço armado que sirva como máquina de opressão e dominação, que lhe permita usufruir do espaço público como se fosse privado, sob a pena de prisão, banimento, mutilação ou morte a quem quer que tente questioná-lo. Lidera pelo terror daqueles que são subjugados e da cumplicidade de quem se beneficia dessa estrutura de poder, mesmo que consiga fazer inimigos velados por todos os cantos.

Quanto mais um personagem se manter fiel a um desses arquétipos, mais ele poderá ser percebido como uma autoridade desse tipo, e com poucas surpresas sobre a sua postura como líder, mais seus seguidores conseguirão prever de antemão o que deseja e assim obedecê-lo melhor.

Testes de Liderança

A partir da Mecânica Básica em Crônicas, sabemos que a maior parte dos testes é composto pelo rolamento de uma quantidade de dados de seis faces igual ao valor Atributo + Especialização + Modificador.

Níveis de Rolamento (Atributo + Especialização): Novato/1, Experiente/2, Veterano/3, Elite/4, Mestre/5 e Lendário/6.
Níveis de Dificuldade: Muito Fácil/+2D, Fácil/+1D, Simples/0, Difícil/-1S, Muito Difícil/-2S, Radical/-3S, Insano/-4S e Absurdo/-5S. Este modificador final deve ser obtido da aplicação de todos os modificadores que influenciam o mesmo rolamento.
Níveis de Êxito: Fracasso/0, Simples/1S, Completo/2S, Excepcional/3S, Fenomenal/4S, Inacreditável/5+S.

Liderança: Aparência e confiança capazes de inspirar e conquistar os outros. Modificadores: hierarquia, lealdade, lugar e momento. (ver Modificadores).

Especializações

Carisma: Magnetismo pessoal para chamar a atenção e fazer-se parecer mais confiável.
Comando: Emprestar confiança com suas ordens para coordenar as ações de seus comandados.
Estratégia: Gerar sinergia em qualquer grupo sob seu comando para colocar um plano em prática.
Imposição: Autoconfiança e firmeza para impor a sua vontade em disputas sociais.

 

Você já sabe como montar um personagem? Seguindo simples Nove Passos e utilizando a Ficha de Personagem já é possível criar o seu herói a partir de uma Ficha de Crônica. Se quiser conhecer mais o sistema sugerirmos baixar o Guia Introdutório e o Guias e Fichas. Só com estes links já é possível jogar, mas se quiser conhecer mais você pode comprar o livro do Crônicas no site da New Order. Caso tenha qualquer dúvida, pode nos mandar por aqui que nós respondemos.

One Comment

on “Testes de Liderança
One Comment on “Testes de Liderança

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *