Testes de Liderança

_atributos_lideranca

Os Testes de Liderança são diferentes dos demais rolamentos realizados pois seus modificadores podem variar com os últimos testes desse tipo feitos pelo personagem.

A Liderança é um atributo que possui um aspecto social mais relevante do que o Blefe ou a Lábia, pois a forma como o personagem é visto influencia os modificadores nesse teste e permite que ele possa ser mais ambicioso que o normal caso sua liderança seja respeitada, ou mal sucedido, quando sua posição é questionada pelo grupo ou sociedade sob a sua autoridade.

Para facilitar a compreensão, jogadores e narradores podem separar a forma como os personagens exercem a liderança entre os arquétipos abaixo. Cada um deles segue algumas regras particulares que, se respeitadas, farão com que seu discurso seja condizente com sua postura e seus liderados saibam o que esperar dele.

Déspota: Líder de um grupo ou sociedade insensível aos seus próprios absurdos, depende do respeito cego às instituições para que possa ser arbitrário quando bem entender sem que a sua autoridade seja questionada. Lidera pelo medo, não apenas dele, mas das consequências terríveis que recaem sobre aquela ordem estabelecida.

Disciplinador: Sua visão de ordem está acima de tudo e todos, construída sobre o cumprimento de normas severas que levam ao condicionamento do grupo ou sociedade, que se bem conduzida a fará a manter suas regras mesmo depois da sua partida. Lidera pela subordinação e a compreensão de que o respeito às suas regras podem levar a todos para um destino mais afortunado.

Ditador: Está associada à grandeza de um indivíduo como líder, sustentada pelo grupo ou sociedade que o segue e acredita que o seu comando cria exceções em função da excepcionalidade do período vivido, pois o ditador sempre parece estar contra as normas estabelecidas por outros grupos e sociedades. Lidera pela conscientização ou convencimento de que sua autoridade foi conquistada na adversidade e que ela é a melhor possível naquele período.

Enaltecido: Seja por razões religiosas ou que de qualquer forma elevaram sua autoridade a um nível quase (senão) divino, existem muitos que o apoiam e exaltam numa escala que chega a convencer os outros e criar um tabú quanto ao questionamento sobre sua imagem. Lidera pelo engrandecimento da forma como é percebido, portanto é preciso que se pareça glorioso, pois seu lado mundano sempre irá lembrar que na verdade não é tão diferente assim.

Implacável: É preciso que sua liderança seja firme e sua influência inquestionável, pois todos assim entenderão que sua opinião não pode ceder jamais ao dos outros. Pode ser um justiceiro inflexível que mantém a lealdade de seus seguidores por acreditarem no seu senso de justiça, ou um maníaco implacável que manda pelo medo e o receio de uma punição severa por indisciplina. Seja pela justiça ou pelo medo, qualquer sinal de fraqueza pode ser visto como oportunidade de insurreição.

Inspirador: Pode haver algo na sua aparência que o torne simpático para as massas e crie algum tipo de magnetismo, mas é no comportamento em busca de algo maior que si mesmo que traz ao seu grupo ou sociedade um sentimento de que sua glória é partilhada por aqueles que o seguem. Quem o defende o faz por um sentimento que vai muito além da obrigação, pois o preço pago é de uma vida atribulada e a todo momento posta à prova.

Justo: Apesar do nome, seu foco está mais voltado para o equilíbrio do que apenas a justiça e a ordem. Garantindo que todos recebam o que lhes é devido dentro do limite do possível, muitos vão perceber que ao apoiá-lo seu grupo ou sociedade vai garantir que isso aconteça por mais tempo. Com o tempo isso leva à admiração e ao respeito, essenciais para que se possa sobreviver aos períodos de dificuldade. Lidera pelo respeito às facções que convivem consigo e a compreensão de que basta que elas não entrem em conflito para que todos ou a maioria significativa possa prosperar.

Tirano: Sua vontade está acima da lei e da justiça, logo se trata de um usurpador, ou o poder caiu no seu colo por pura sorte. É preciso que tenha um braço armado que sirva como máquina de opressão e dominação, que lhe permita usufruir do espaço público como se fosse privado, sob a pena de prisão, banimento, mutilação ou morte a quem quer que tente questioná-lo. Lidera pelo terror daqueles que são subjugados e da cumplicidade de quem se beneficia dessa estrutura de poder, mesmo que consiga fazer inimigos velados por todos os cantos.

Quanto mais um personagem se manter fiel a um desses arquétipos, mais ele poderá ser percebido como uma autoridade desse tipo, e com poucas surpresas sobre a sua postura como líder, mais seus seguidores conseguirão prever de antemão o que deseja e assim obedecê-lo melhor.

Testes de Liderança

A partir da Mecânica Básica em Crônicas, sabemos que a maior parte dos testes é composto pelo rolamento de uma quantidade de dados de seis faces igual ao valor Atributo + Especialização + Modificador.

Níveis de Rolamento (Atributo + Especialização): Novato/1, Experiente/2, Veterano/3, Elite/4, Mestre/5 e Lendário/6.
Níveis de Dificuldade: Muito Fácil/+2D, Fácil/+1D, Simples/0, Difícil/-1S, Muito Difícil/-2S, Radical/-3S, Insano/-4S e Absurdo/-5S. Este modificador final deve ser obtido da aplicação de todos os modificadores que influenciam o mesmo rolamento.
Níveis de Êxito: Fracasso/0, Simples/1S, Completo/2S, Excepcional/3S, Fenomenal/4S, Inacreditável/5+S.

Liderança: Aparência e confiança capazes de inspirar e conquistar os outros. Modificadores: hierarquia, lealdade, lugar e momento. (ver Modificadores).

Especializações

Carisma: Magnetismo pessoal para chamar a atenção e fazer-se parecer mais confiável.
Comando: Emprestar confiança com suas ordens para coordenar as ações de seus comandados.
Estratégia: Gerar sinergia em qualquer grupo sob seu comando para colocar um plano em prática.
Imposição: Autoconfiança e firmeza para impor a sua vontade em disputas sociais.

 

Você já sabe como montar um personagem? Seguindo simples Nove Passos e utilizando a Ficha de Personagem já é possível criar o seu herói a partir de uma Ficha de Crônica. Se quiser conhecer mais o sistema sugerirmos baixar o Guia Introdutório e o Guias e Fichas. Só com estes links já é possível jogar, mas se quiser conhecer mais você pode comprar o livro do Crônicas no site da New Order. Caso tenha qualquer dúvida, pode nos mandar por aqui que nós respondemos.

Print Friendly, PDF & Email
One comment to “Testes de Liderança”
One comment to “Testes de Liderança”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *