Particularidades

Em cada crônica, o narrador pode definir alguns detalhes que modificam as regras para delinear o formato, estilo e magia explorados na sua história.

No final da última coluna da Ficha de Crônica há um espaço para que o narrador possa definir alguns detalhes que considera importante que sejam esclarecidos aos jogadores para a sua história. No livro básico são apresentadas cinco opções: Bônus (em XP), Período (histórico), Poderes (que os jogadores podem comprar), Regras (para melhor ou pior, mas igual a todos) e Reputação, mas apresentamos aqui mais: Desfecho Implacável, Fatalidade Integral, Entusiasmo Restrito (Cena ou Sessão), Matadores de Lacaios e Todos os Heróis são [Criatura ou Ocupação]s.

Desfecho Implacável: Na última sessão de jogo da crônica os jogadores não podem queimar pontos de Elã para mudar a história, especialmente impedir a morte de seus personagens, e mesmo assim, essa opção só é possível uma vez por protagonista por crônica. Ideal para: histórias com confrontos finais apoteóticos.

Fatalidade Integral: Em nenhum momento os jogadores podem queimar pontos de Elã para impedir a morte de seus personagens. Ideal para: ambientações em que a morte de protagonistas seja parte significativa do cenário.

Funil de Personagens: Ao invés de construírem os personagens, os jogadores escolhem um ou mais personagens entre as Ocupações disponibilizadas no livro, aplicando apenas o bônus de Crônica (dramática +30XP, heroica +60XP e épica +90XP), podendo apenas comprar até uma Virtude e uma Fraqueza adicionais. Adicionalmente, esta particularidade acumula os efeitos de Fatalidade Integral (veja acima)Ideal para: ambientações em que os protagonistas surgem de um grupo de heróis improváveis.

Entusiasmo Restrito (Cena ou Sessão): Cada vantagem obtida por gasto de Elã (ex. +3D em um teste) só pode ser utilizada uma vez por cena ou sessão de jogo. Ideal para: grupos de sessões curtas ou com jogadores que economizam pontos demais para gastar tudo em um único encontro.

Matadores de Lacaios: Coadjuvantes menores sem nome são vencidos em qualquer forma de combate se sofrerem 1+ pontos de dano, como já acontece nas crônicas épicas. Ideal para: aventuras em que os heróis enfrentam exércitos de inimigos em formato dramático ou heroico.

Todos os Heróis são [Criatura]s: Os personagens dos jogadores pertencem a uma mesma raça definida pela Ficha de Crônica. Seu XP deve ser investido de forma a se aproximar da ficha da criatura indicada, mas ainda mantendo as regras normalmente, com exceção das Virtudes e Fraquezas, que começam idênticas às da criatura, com os devidos pontos Elã compensados.

Todos os Heróis são [Ocupação]s: Todos os jogadores devem criar personagens que pertençam à uma atividade indicada pelo narrador.

Caso tenha uma sugestão, deixa anotada aqui embaixo nos comentários. As mais interessantes nós faremos questão de colocar aqui em cima.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *