Testes de Força

O atributo Força em muitos sistemas condensa força bruta e capacidade atlética, mas estas duas capacidades às vezes podem ser diferentes uma da outra.

Todo guerreiro clássico é forte. Não precisa ser o maior ou o mais brutal, mas sem força, os inimigos demoram mais a serem vencidos. Seguindo essa linha de pensamento, ele tem maior capacidade para vencer obstáculos físicos, por isso consideramos que o mais forte também é melhor em atividades como escalada, nado e salto. No entanto, quem nunca estranhou que seu bárbaro das montanhas fosse muito melhor em nado do que o resto do grupo?

Num primeiro momento, alguém pode dizer que em um mundo medieval apenas o condicionamento físico levaria à força bruta, mas na fantasia é possível ficar enorme e musculoso por outros caminhos. Independente disso, o narrador precisa encontrar uma forma de explorar personagens que sejam poderosos, mas ineptos em certas atividades físicas, como o bárbaro das montanhas do nosso exemplo.

A solução para este dilema é bastante útil também para a maioria dos rolamentos, especialmente aqueles em que o narrador pede para que todos os jogadores façam ao mesmo tempo. Cada personagem tem uma habitualidade diferente com cada teste, portanto aquele que faz uma atividade com maior regularidade tem muito mais facilidade e chance de êxito do que quem nunca praticou, mesmo que tenha um atributo melhor para isso. Para representar essa diferença em jogo, basta que o narrador explore dificuldades diferentes para um mesmo teste a partir da ocupação e do histórico do personagem. Para nadar, o bárbaro das montanhas pode jogar mais dados por ser mais forte, mas terá de enfrentar uma penalidade muito maior do que outros personagens mais fracos, mas acostumados a nadar.

Não é preciso aplicar um modificador diferente para cada personagem, mas já ajuda bastante para os jogadores sentirem esta distinção se dificultar um pouco mais para um ou dois que claramente não têm intimidade com o teste solicitado, ou facilitar para um ou outro mais habituado àquela ação. Como sempre, se ficar complicado demais, converse com o grupo e simplifique.

Levantamento de Pesos: Ao invés de tentar estipular o peso exato de um objeto a ser levantado, o narrador pode simplesmente definir a partir de que valor de Força é possível levantar. Só precisa fazer o teste quem possui o valor do atributo igual a esse mínimo necessário, pois quem tem menos automaticamente não consegue e quem tem mais consegue sem que precise fazer qualquer rolamento.

Testes de Força

A partir da Mecânica Básica em Crônicas, sabemos que a maior parte dos testes é composto pelo rolamento de uma quantidade de dados de seis faces igual ao valor Atributo + Especialização + Modificador.

Níveis de Rolamento (Atributo + Especialização): Novato/1, Experiente/2, Veterano/3, Elite/4, Mestre/5 e Lendário/6.
Níveis de Dificuldade: Muito Fácil/+2D, Fácil/+1D, Simples/0, Difícil/-1S, Muito Difícil/-2S, Radical/-3S, Insano/-4S e Absurdo/-5S. Este modificador final deve ser obtido da aplicação de todos os modificadores que influenciam o mesmo rolamento.
Níveis de Êxito: Fracasso/0, Simples/1S, Completo/2S, Excepcional/3S, Fenomenal/4S, Inacreditável/5+S.

Força: Capacidade de superar obstáculos físicos. Modificadores: Ambiente, obstáculos e peso. (Regularidade é um modificador necessário a quase todos os testes de atributo)

Especializações

Correr: Para escapar de perseguidores ou percorrer distâncias dentro de um limite de tempo.
Escalar: Subir, descer ou atravessar lateralmente inclinações, muros, cordas, entre outros. Modificador: equipamento de escalada e brechas que ajudam. Nadar: Mergulhar e movimentar-se na água.
Saltar: Impulso para superar buracos e obstáculos ou alcançar objetos ou pontos para se segurar.
(Ofício): Perícia no trabalho de um ajudante, barqueiro, carpinteiro, carregador, estalajadeiro, fazedor de arcos, fazendeiro, ferreiro, lenhador, marujo, mineiro, entre outros. Cada ofício deve ser desenvolvido separadamente por tipo de trabalho.

Você já sabe como montar um personagem? Seguindo simples Nove Passos e utilizando a Ficha de Personagem já é possível criar o seu herói a partir de uma Ficha de Crônica. Se quiser conhecer mais o sistema sugerirmos baixar o Guia Introdutório e o Guias e Fichas. Só com estes links já é possível jogar, mas se quiser conhecer mais você pode comprar o livro do Crônicas no site da New Order. Caso tenha qualquer dúvida, pode nos mandar por aqui que nós respondemos.

One comment to “Testes de Força”