Níveis de Poder

Crônicas divide o nível de poder das narrativas em três tipos: dramático, heroico e épico. Cada um pode ser interpretado de um jeito próprio.

Qual é o tipo de protagonismo que se espera dos jogadores numa sessão de RPG? Eles podem se arriscar com desafios aparentemente maiores do que podem enfrentar, ou devem tomar cuidado para evitar certos confrontos que podem levar à morte do grupo todo? Para deixar esta relação clara, na Ficha de Crônica o narrador define o nível de poder das suas aventuras, informando o grau mais apropriado de heroísmo e das ameaças a serem enfrentadas da narrativa.

As regras abaixo são uma revisão da regra original de Formato (pág. 18), que não apenas permite que as crônicas fiquem mais fiéis a estes formatos, mas também muda a forma de jogar, especialmente em relação aos Investimentos de Elã.

Dramático: Os heróis não se destacam tanto da média, portanto tentativas de enfrentar dilemas muito acima de suas competências costumam terminar mal.
♦ Heróis e vilões ganham +30 XP na criação de personagem, mas só um Atributo ou uma combinação Atributo + Especialização pode ser 5, todas as outras não podem ser maiores que 4.
♦ Nenhum protagonista pode ser criado com Potência 3+ em qualquer poder.
♦ Só se pode gastar um ponto de Elã por sessão de jogo.
♦ O máximo de Sucessos que um personagem pode acumular por rolamento é igual ao valor Atributo + Especialização.
♦ Antagonistas e coadjuvantes só podem investir Elã em testes contra cada personagem de jogador uma vez por sessão de jogo.
♦ Figurantes obedecem as mesmas regras de combate que Coadjuvantes e Antagonistas.
Orientação aos Jogadores: Evite se colocar em situações de risco, pois seus personagens não só podem como tendem a enfrentar situações de morte. É bom notar que pelo uso limitado de Elã em jogo a escolha das virtudes se torna mais importante.

Heroico: Os protagonistas são melhores que aqueles que os cercam e, portanto, recaem sobre os seus ombros as maiores responsabilidades. A narrativa costuma favorecê-los quando enfrentam grandes perigos.
♦ Heróis e vilões ganham +60 XP na criação de personagem, mas nenhum Atributo ou combinação Atributo + Especialização pode ser maior que 5.
♦ Nenhum protagonista pode ser criado com Potência 5+ em qualquer poder.
♦ Só se pode gastar um ponto de Elã por cena.
♦ O máximo de Sucessos que um personagem pode acumular por rolamento é igual ao dobro do valor Atributo + Especialização.
♦ Antagonistas e coadjuvantes só podem investir Elã em testes contra cada personagem de jogador uma vez por sessão de jogo.
♦ Figurantes geralmente são vencidos em Combate ao ganhar um Nível de Ferimento no ataque de um herói ou coadjuvante poderoso.
Orientação aos Jogadores: Não se deve recusar o chamado para a aventura, mesmo que seja contra desafios que pareçam grandes demais a princípio. É difícil, mas pode acontecer da única opção dos heróis seja evitar um determinado oponente grandioso.

Épico: O futuro de centenas, milhares de vidas depende dos protagonistas, que devem enfrentar desafios tão enormes quanto a esperança depositada neles.
♦ Heróis e vilões ganham +90 XP na criação de personagem, mas só um Atributo ou uma combinação Atributo + Especialização pode ser 6, todas as outras não poderão ser maiores que 5.
♦ Nenhum protagonista pode ser criado com Potência 7+ em qualquer poder.
♦ Só se pode gastar um ponto de Elã por rodada.
♦ Não há limite para o número de Sucessos que um personagem pode acumular.
♦ Antagonistas e coadjuvantes só podem investir Elã em testes contra cada personagem de jogador uma vez por sessão de jogo.
♦ Figurantes geralmente são vencidos em Combate ao perder 1+ pontos de Vigor com o ataque de um herói ou coadjuvante poderoso.
Orientação aos Jogadores: Desde que se lembrem de investir corretamente seus pontos de Elã, estes personagem são potencialmente muito mais poderosos que dos outros níveis de poder.

Print Friendly, PDF & Email
4 comments to “Níveis de Poder”
4 comments to “Níveis de Poder”
  1. Caro Pedro Borges,
    Parabéns! Acho que você criou o sistema definitivo para jogos de fantasia medieval. Um sistema com o feeling da fantasia e com flexibilidade para se ajustar aos diferentes estilos de fantasia literaria (Conan, Elric, Game of Thrones, Lankhmar, Lord of The Rings, Silmarillion…), tudo pode ser encaixado nesse sistema que ao meu ver nao é um simples rpg, e sim uma ferramenta para construçao de jogos e cenários.
    Só posso agradecer pelo imenso e maravilhoso trablho e pela generosidade de compartilhar mais informaçoes aqui no site.

  2. Olá, Pedro Borges!
    Parabéns pela obra, primeiramente!
    Vendo aqui o post, você teria alguma dica de como adaptar o sistema para cenários como Diablo ou World of Warcraft?
    Ou seja, alta fantasia, alta magia, raças diferentes. etc?
    Grande abraço e obrigado!

  3. O ideal é conseguir arrumar um artbook ou criar uma pasta no computador para colocar imagens e outras referências. Quando sentir que já tem o suficiente, elabora a Ficha de Crônica pensando no que o cenário tem de especial e como aplicar com algumas alterações nas regras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *