Virtudes e Fraquezas

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Méritos e Falhas, Vantagens e Desvantagens, Benefícios e Defeitos… Independente do nome dado, essa é uma das partes mais interessantes da criação de personagens. Em muitos sistemas é comum que certas qualidades deste tipo sejam exclusivas a algumas classes (por exemplo, só Ladinos têm Ataque Furtivo), mas em Crônicas o jogador pode comprar suas próprias Virtudes a qualquer momento do jogo independentemente de sua ocupação, desde que tenha pontos de Elã queimar (veja aqui), atenda os requisitos e pronto, o narrador irá efetivá-la na sua ficha assim que puder fazer sentido na narrativa. Qualquer personagem pode ter no máximo seis virtudes ativas por crônica.

As virtudes que criamos até o momento são: Acalmar Emoções, Acuidade, Alfabetizado, Alquimia, Aliados, Afastar o Mal, Afinidade com Animais, Afortunado, Ambidestro, Ataque Furtivo, Atraente, Autoridade, Inofensivo, Ataque Súbito, Bravura, Casca Grossa, Companheiro, Companheiro Animal, Contatos, Convicção, Criação Privilegiada, Duro de Matar, Esconder nas Sombras, Esquiva Acrobática, Espalhar Boatos, Estilo de Combate (Arco e Flecha, Duas Adagas, Duas Espadas Curtas, Espada Curta e Escudo, Espada e Escudo, Espada e Adaga, Lança e Escudo, Tridente e Rede, Maça e Escudo, Machado e Escudo), Empatia com Animais, Especialização com [Arma], Estudar Oponente, Facilidade com [Armadura ou Escudo], Famoso, Farejar, Fascinar, Foco em [Especialização], Graça Divina, Grito de Guerra, Identidade Alternativa, Implacável, Infame, Inimigo Favorito, Inofensivo aos Animais, Inspirar Aliados, Idolatrado, Lacaios, Mãos Milagrosas, Memória Olfativa, Memória Infalível, Mentor, Mestre dos Atalhos, Motivar Aliado, Negócio Próprio, Ouvidos de Mercador, Pequenino, Protetor, Poliglota, Presença Impressionante, Prontidão, Proteção Divina, Reflexos Afiados, Rede de Informantes, Relíquia, Respeitado, Riqueza, Rota de Comércio, Séquito, Sensitivo, Senso Comum, Senso de Direção (Terreno), [Sentido] Aguçado, Dever, Terreno Favorito, Ungido, Veloz, Versátil em Combate e Visão Noturna.

Virtudes Únicas: Se desejarem, dois jogadores podem comprar as mesmas virtudes para seus personagens, mas existem algumas que só um herói pode comprar na crônica. Antagonistas, coadjuvantes e até figurantes podem comprar, mas nenhum outro protagonista pode comprá-lo depois do primeiro. A única exceção possível acontecerá caso o narrador ofereça a mesma virtude única para todos os jogadores.

As virtudes únicas que criamos até o momento são: Sorte, Calejado, Destino, Fúria, Gigantesco, Influência, Poder, Poderes e Preces Respondidas.

Fraquezas: Como já havíamos comentado (aqui), Fraquezas podem ser adquiridas a qualquer momento. Os jogadores podem comprar para seus heróis durante a criação de personagens, obedecendo um teto estabelecido na Ficha de Crônica, e a partir da primeira sessão de jogo só o narrador poderá oferecer (ou em certos casos mais raros, obrigar) o jogador a comprar uma fraqueza definida por ele, de acordo com algum acontecimento em especial na história, e em troca o personagem ganha um ponto de Elã.

As fraquezas que criamos até o momento são: Ameaçador, Arrogância, Atormentado, Chantageado, Covarde, Curiosidade, Decrepitude, Delírio, Dívida, Dívida de Sangue, Dores no Corpo, Eunuco, Esquecido, Feudo, Frágil, Grosseiro, Infame, Inocente, Lascivo, Lentidão, Má Fama, Marcado, Mau Mentiroso, Mudo, Mundo Imaginário, Mutilado, Nanismo, Nêmesis, Obsessão, Odiado pelos Animais, Odiado pelos [Raça/Povo], Ouvido Ruim, Paranoia, Pária, Perda de Memória, Perturbado, Péssima Reputação, Piedoso, Pobreza, Preso a um Juramento, Procurado, Terror, Vingativo, Vício, Visão Comprometida, Sanguinário, Sede de Sangue, Segredo e Surdo.

Fraquezas Exclusivas: Essas fraquezas só podem ser compradas se oferecidas pelo narrador, pois tratam de elementos bastante específicos que não aparecem em qualquer crônica.

As fraquezas únicas que criamos até o momento são: Licantropia e Vampirismo.

One Comment

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One Comment on “Virtudes e Fraquezas
  1. Existe uma lista chamada de Boons & Banes.
    Acho que foia daptado de Gurps para D20 que eu sempre usei porque enriquece o roleplay dos personagens.
    Vou caçar e mando, mas se já conhecerem, avisa para eu não ficar procurando à toa.

    D e cara que eu lembre, além de alguns já citados, tinha:
    – Sonambulo
    – Estéril
    – Gordo (nunca pula uma refeição, só se estiver com vida em perigo)
    – Fácil de embebedar.
    – Esqueci o termo em inglÊs (E nao tem tradução), mas é no sentido de que o personagem só trabalha bem em grupo, sozinho se sente inseguro, diminuido e acaba levando penalidade quando isso acontece.
    – Albinismo
    – Cicatriz feia (equivalente ao “marcado”)
    – Feio (penalidade somente contra check do sexo oposto)
    – Gago
    – Sísioso – já tive jogo com personagem sisioso onde ele falava que nem lagarto. Sssssempre puxsxsxsxsando o esssse !
    – Daltonico

    Se eu encontrar, mando o arquivo inteiro de boons & banes.

    Abraços.

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