Errata

_Produção4

Infelizmente ninguém está livre de cometer erros. Mesmo depois de seguidas revisões, sabíamos que depois do livro estar pronto ainda encontrariamos algumas falhas, mas isso não nos abala, pelo contrário. Sempre que encontrarmos algo que precise ser esclarecido vamos publicar por aqui. Os acertos em negrito também são uma Errata do sistema e por isso são mais importantes.

Pág. 4) No terceiro parágrafo da segunda coluna, na penúltima linha está escrito “e a coluna parte do teto desabaram”, o certo seria “a coluna e parte do teto desabaram”.  (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 24) Após a caixa em Goblins, na última linha do 1º parágrafo está escrito ‘os e Gobs os Hobgoblins’, o correto seria ‘os Gobs e os Hobgoblins’. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 26) A personagem Eillan, a Abençoada, aparece duas vezes nos exemplos em ‘Personagens’.

Pág, 30) Na ‘Lista de Poderes’ ficou faltando ‘Acalmar’ e os poderes de conjuração e controle deveriam aparecer como ‘Conjurar [Animais ou Criaturas]’ e ‘Controlar [Animais ou Criaturas]’. (Obrigado Gustavo Malek!)

Pág. 38) A 13ª sugestão de trama no cenário de Horror termina com uma virgula e deve ser trocada por um ponto final. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 41) No 5º parágrafo de ‘Estrutura Familiar’, nas linhas 3 e 4 ‘ou mesmo dos rebentos que ele este trouxer para casa’, remover palavra ‘ele’. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 44) Em ‘Diversão e Entretenimento’, no parágrafo ‘Competições’, na antepenúltima linha está escrito “essa é pode ser”, o correto seria “essa pode ser”. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 49) O parágrafo ‘Ameaças’ aparece duas vezes na parte de baixo da coluna da esquerda.

Pág. 57) Em ‘Nobre’, na 10ª linha está escrito “contra ou a favor algum regente.”, acrescentar a palavra “de” após “contra ou a favor”. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 59) Em ‘Níveis de Rolamento’, apagar a indicação (pág. 4) na quarta linha do texto. (Obrigado Rubens Padoveze!)

Pág. 61) Na especialização ‘Ouvir’, em ‘Percepção’, o texto deve ser “…mais difícil de serem ouvidas…”

Pág. 61) Na especialização ‘Orientação’, em ‘Sobrevivência’, está escrito no final “…o caminho certo. ambiente, geografia e visibilidade.”. O correto é “…o caminho certo. Modificadores: ambiente, geografia e visibilidade.”

Pág. 62) O XP Inicial de uma Criança são 50 pontos, e não 100.

Pág. 63) Na última caixa, na primeira linha está escrito “Venceu uma guerra civil contra ou tio Ulwin”. O correto seria “contra o tio Ulwin”. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 64) Em ‘Gastando Elã’, na 1ª opção está escrito “em qualquer uma ação sua”. Tirara palavra “uma”. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 64) A quarta opção em ‘Gastando Elã” deve ser assim “Zera as penalidades de dados (ex: -1D) para testes físicos, mentais e sociais por um número de turnos igual à sua Resistência, Vontade ou Liderança, respectivamente.”

Pág. 65) Em ‘Recursos”, na penúltima e última linha do 1º parágrafo está escrito “a tradição de tomar as posses daqueles abaixo na hierarquia abaixo de um mesmo patrono”. Tirar o segundo “abaixo”. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 66 e 70) Na virtude Companheiro Animal, substituir o texto ‘(+60xp)‘ para ‘(use a ficha deste livro +60xp)‘. (Obrigado Lyonn Jarrie!)

Pág. 67) Na descrição resumida de ‘Estilo de Combate – Duas Adagas’ e ‘Estilo de Combate – Duas Espadas Curtas’, retirar o trecho “se protege melhor” (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 68) Especificar na linha ‘Tamanho’ que os modificadores abaixo são apenas para o Combate Físico. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 68) Em ‘Tamanho’, trocar em Grande, Enorme e Colossal que o valor mínimo é de 1 (um), e não zero. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 70) Duas Adagas (Estilo de Combate): A cada rodada é possível fazer um segundo Ataque Simples (Ação Menor) com a outra adaga (-2S se estiver na mão inábil) contra um alvo que não precisa ser o mesmo do primeiro ataque. Além disso, se tiver uma mão livre é possível sacar uma nova adaga como se tivesse Ataque Súbito (Virtude). Requisito: Uma mão (Manejo) 3+ (Obrigado Rafael Germano!)

Pág. 70) Duas Espadas Curtas (Estilo de Combate): A cada rodada é possível fazer um segundo Ataque Simples (Ação Menor) com a outra espada curta (-2S na mão inábil) contra um alvo que não precisa ser o mesmo do primeiro ataque. Requisito: Uma mão (Manejo) 3+ (Obrigado Rafael Germano!)

Pág. 70) Na 2ª e 3ª linha da descrição da virtude ‘Estilo de Combate’ está escrito “permite dar um segundo Ataque na rodada com a outra arma na rodada”. Tirar o segundo “na rodada” no final da frase.

Pág. 74) Na virtude ‘Pequenino’, faltou mencionar que os ataques comentados são contra o personagem. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 74) Mencionar na virtude ‘Presença Inspiradora’ que o benefício está limitado a um uso diário. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 75) Em ‘Senso de Direção’ o exemplo de terreno ‘costa’ aparece duas vezes. (Obrigado Rubens Padoveze!)

Pág. 77) Nos requisitos da virtude Gigantesco está escrito “2,2+m de altura”. Trocar por “2,2m+ de altura”.

Pág. 77) Na última linha da descrição da virtude ‘Dádiva’ faltou fechar o parênteses. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 77) Na última linha da descrição da virtude ‘Destino’ faltou a palavra ‘se’ entre “o anterior” e “for melhor”. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 78) Precisão Impressionante (virtude) tem como requisito Pontaria 4+ e não Manejo 4+.

Pág. 81) Em ‘Mau Mentiroso’ está escrito “convencer uma mentira”, melhor trocar por “convencer com uma mentira”. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 81) Existem dois pontos finais em ‘Mutilado’. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 85) Existem dois pontos finais em ‘Odiado Pelos Animais’. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 89) Em ‘Itens Mágicos’ entre a antepenúltima e a penúltima linha do primeiro parágrafo, está escrito “presentando” quando deveria ser “presenteando”. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 89) Em ‘Relíquia’, na última linha da primeira caixa está escrito “seus habilidades mágicas” quando deveria ser “suas habilidades mágicas”. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 90 e 294) A particularidade ‘Dinâmica’ está aparecendo ‘Dinânica’ nas armas Maça e Maça Estrela. (Obrigado Leonardo Sena!)

Pág. 96) Em ‘Recursos’, a indicação de página deveria ser ‘(pág. 56)’ e não ‘(pág. 96)’. (Obrigado Rubens Padoveze!)

Pág. 98) Em ‘Varíola’, no começo do texto deve ser ‘Primeiro vem febre’ ao invés de ‘Primeiro bem febre’. (Obrigado Rubens Padoveze!)

Pág. 100) Em ‘Formação’, na terceira linha substituir “dia trabalho” por “dia de trabalho”.  (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 102) Logo abaixo da mancha do ‘Assassino’ faltou o parágrafo: ‘Variações: Apunhalador, Infiltrador e Envenenador.’ (Obrigado Lucas Vargas!)

Pág. 103) Em ‘Infiltrador Acrobático’, o Status do personagem é ‘2’ e não ‘0’. (Obrigado Rubens Padoveze!)

Pág. 117) Na terceira linha do ‘Histórico’ da ‘Tutora Cuidadosa’ está escrito “nos funções”, o correto é “nas funções”.

Pág. 125) Em ‘Carpinteiro Talentoso’ há duas falhas: primeiro existem dois pontos finais em ‘Virtudes’, e em ‘Histórico’ deve ser ‘moldar madeira’ em vez de ‘moldar maneira’. (Obrigado Rubens Padoveze!)

Pág. 125) No ‘Histórico’ do ‘Armeiro Indiferente’, na penúltima linha está escrito “passando mancar”, faltou um ‘a’ entre ‘passando’ e ‘mancar’.
Pág. 127) Nas ‘Fraquezas’ do ‘Burgomestre Corrupto’, ‘Delírio’ e ‘Segredo’ estão em Negrito quando não deveriam estar.
Pág. 130) Em ‘Vantagem’ na antepenúltima e penúltima linha está escrito “ele será mantido e respeito pela maior vantagem de todas”. Trocar ‘respeito’ por ‘respeitado’.
Pág. 135) No ‘Histórico’ do ‘Capanga Desprezível’, na penúltima linha onde está escrito “vive recompensas” está faltando um “de” entre as duas palavras.
Pág. 139) No ‘Histórico’ da ‘Esposa Audaciosa’, na penúltima linha onde está escrito “paciente com seu pai” trocar a palavra ‘com’ por ‘como’.
Pág. 141) Nas ‘Fraquezas’ do ‘Andarilho Viajado’ mostra ‘Decrepitude 3’ mas só indica 2 atributos (Furtividade e Ladinagem). (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 154) Há um hífen desnecessário na quinta linha do poder ‘Imponência’.

Pág. 157) Na ficha do ‘Cão’ há uma especialização ‘+2 Atenção’ que não aparece na Percepção 3.

Pág. 158) Na ficha do ‘Lobo’ há uma especialização ‘+2 Atenção’ que não aparece na Percepção 3.

Pág. 163) No 1º parágrafo da 2ª coluna, na antepenúltima linha tem um hífen desnecessário em “resquícios”. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 166) Na caixa do ‘Orc’, na 4ª linha tem um hífen desnecessário em “conquistaram”. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 168) Em ‘Atributos e Especializações’, nas Especializações de ‘Conhecimento’ tem um ponto final entre ‘Mundo’ e ‘Conhecido’, fazendo com que ‘Conhecido’ e ‘Nobreza’ fiquem em Negrito. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 183) Nas ‘Manobras’ dos ‘Britânicos do Rei Lancaster’ está escrito “+6 flechas” quando deveria ser “+6 chuva de flechas”. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 184) Na última linha da primeira caixa está escrito “que desde a montanha”, o certo é “que desce a montanha”. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 184) Na quinta linha de ‘Arregimentação’ está escrito “resistir os invasores” o certo é “resistir aos invasores”. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 188) Na ação ‘Ataque em Carga’ ficou faltando a ação ‘Mover’, junto com ‘Cavalgar/Guiar’ e ‘Correr’. Já a palavra ‘mover’ que aparece no texto deve mudar para ‘moveu’. (Obrigado Denis Paiva Lopes!)

Pág. 189) Em ‘Mover’, na quarta linha substituir ‘menor’ por ‘menos’. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 193) Em ‘Complicações’, nas linhas 2 e 3 está escrito “não são afetados pelo poder acima simplesmente,” quando seria melhor “não são simplesmente afetados pelo poder acima,”. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 193) Em ‘Conjuração’, na antepenúltima linha tem uma vírgula após “Teste de Desconjuração” quando deveria ser um ponto final. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 200) Na última linha do primeiro parágrafo de ‘Perigos’, as palavras “pela” e “floresta” estão juntas como uma só palavra. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 204) Em ‘Fuga’ na 5ª linha da caixa, está escrito “usou omo escudo” quando o correta seria “usou como escudo”. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 210) Na linha antes de ‘Parâmetros’, são ‘quatro fases’ e não ‘seis fases’. (Obrigado Rubens Padoveze!)]

Pág. 210) Em ‘Trunfos’, na 3ª linha está escrito “Defesa social” quando deveria ser “Defesa mental”. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 211) Em ‘Manobras Militares’, no primeiro parágrafo da 2ª coluna, na 2ª linha está escrito “logística muito inferior ao do adversário.” quando deveria ser “logística muito inferior A do adversário.”
Pág. 211) Na 2ª caixa, nas linhas 3 e 4 está escrito “pois possui muito mais homens que e”. Retirar esse “que”. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 212) A ação ‘Bloquear Ataque’ fugiu da Escaramuça e apareceu repetido no desafio Jogo. Desconsiderar este parágrafo por completo (Obrigado Felipe Pedrosa!)

Pág. 212) No antepenúltimo parágrafo da página, trocar ‘Absorção Física’ por ‘Absorção Mental’ na última linha. (Obrigado Rubens Padoveze!)

Pág. 214) Na penúltima linha da segunda caixa está escrito “para começa a atear fogo”, o certo seria “para começar a atear fogo”. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 217) Em ‘Objetivos”, na terceira linha está escrito “interomper da jornada sem eles,” o correto seria “interromper a jornada sem eles.” (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 218) Na caixa em ‘Chegada’, na antepenúltima linha está escrito “Estavam com famintos”, retirar a palavra ‘com’. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 230) A palavra ‘dificuldade’ foi escrita de forma errada logo abaixo do primeiro box. (Obrigado Rubens Padoveze!)

Pág. 243) Em ‘Eventos Desfavoráveis’ na letra ‘O’ está escrito “excesso impostos”, faltou um ‘de’ entre as duas palavras. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 237) A penúltima palavra do primeiro box tem um ‘a’ desnecessariamente a mais. (Obrigado Rubens Padoveze!)

Pág. 243) Na penúltima linha da descrição de ‘Eventos Favoráveis’ está escrito “e declarar quem teve um destino ruim”, o certo seria “um destino favorável”.
Pág. 244) Em ‘Eventos Afortunados’ na letra ‘T’ está escrito “Um emissário exótico pode criar boas relações com sua organização distante”. Seria melhor “uma organização distante”.  (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 253) Na sétima linha do último parágrafo, colocar ‘subjetivo de’ ao invés de ‘subjetivode’. (Obrigado Rubens Padoveze!)

Pág. 257) Em ‘Tiro ao Alvo’ na antepenúltima linha do segundo parágrafo está escrito “a virtude Estilo de Combate (Arco e Flecha) esse número em metros”. Faltou a palavra ‘dobra’ antes de “esse número”.  (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 261) No segundo parágrafo de ‘Infiltração’, na 3ª linha está faltando uma vírgula após “Força”. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 262) Na terceira linha do primeiro parágrafo está escrito “um Teste Resumido como Mundo Conhecido (Conhecimento)“, substituir a palavra “como” por “de”. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 263) No parágrafo ‘Fraquezas’ na segunda linha está escrito “e como são essas desvantagens de compensam muitas virtures”, substituir o ‘de’ por ‘que’. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 265) Em ‘Ingvar, o Velho’ na 8ª linha está escrito “mas cima de tudo”, o correto seria “mas acima de tudo”. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 266) Em ‘A Esperança de Runa’ no segundo parágrafo está escrito “Cnut tem a proteção muitos guerreiros”, faltou um ‘de’ entre “proteção” e “muitos guerreiros”. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 266) Em ‘A Esperança de Runa’ no quarto parágrafo está escrito “podem exigir que ele alguns homens”, está faltando um “e” entre “ele” e “alguns homens”. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 267) Na primeira linha de texto, trocar ‘norse’ por ‘norses’. (Obrigado Rubens Padoveze!)

Pág. 269) No terceiro parágrafo, na linha 3 está escrito “A narrativa em cada mundo passar pelas seguintes fases:”, substituir “passar” por ‘passa’. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 271) No primeiro parágrafo da página, na sexta linha de baixo pra cima está escrito “que parte,” quando o certo seria “que parta”. (Obrigado Douglas Scafutto!)
Pág. 274) Em ‘Viviane do Lago’, na quinta linha substituir “trasição” por “tradição”.

Pág. 276) O XP Inicial de uma Criança são 50 pontos, e não 100.

Pág. 279) Na descrição resumida de ‘Estilo de Combate – Duas Adagas’ e ‘Estilo de Combate – Duas Espadas Curtas’, retirar o trecho “se protege melhor” (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 280) Especificar na linha ‘Tamanho’ que os modificadores abaixo são apenas para o Combate Físico. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 68) Em ‘Tamanho’, trocar em Grande, Enorme e Colossal que o valor mínimo é de 1 (um), e não zero. (Obrigado Douglas Scafutto!)

Pág. 286) Em ‘Absorção’, a ‘Absorção Social: Status’ aparece duas vezes, quando na primeira era para estar ‘Aborção Física: Armadura’.

Pág. 287) Na ação ‘Ataque em Carga’ ficou faltando a ação ‘Mover’, junto com ‘Cavalgar/Guiar’ e ‘Correr’. Já a palavra ‘mover’ que aparece no texto deve mudar para ‘moveu’. (Obrigado Denis Paiva Lopes!)

Contracapa) O parágrafo ‘Orientações para narradores novatos…’ aparece duas vezes (Obrigado Andrey Simões!)

Se achar algo de estranho no livro, escreva para pxborges@gmail.com que nós publicaremos todos os erros por aqui, sempre informando qual é a informação correta que deveria ter entrado.

4 Comments

on “Errata
4 Comments on “Errata
  1. Achei esse na Pág. 61) Orientação: Evitar se perder em terrenos mais traiçoeiros para encontrar o caminho certo. ambiente, geografia e visibilidade.

    Imagino que ambiente, geografia e visibilidade sejam os Modificadores correto? Se sim, faltou a palavra ‘Modificadores’ antes 😉

    Abs!

    Obs.: minha mesa de RPG adorou jogar Crônicas =D

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *